A leitura no ensino do Português Língua Materna e do Alemão Língua Estrangeira: aquisição e desenvolvimento de competências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/30050 |
Resumo: | O objetivo deste relatório é, em termos gerais, numa primeira parte, refletir sobre o desempenho na Prática Pedagógica Supervisionada e sobre o contexto socioeducativo em que a mesma se desenrolou; e, numa segunda parte, apresentar, de forma simples e didática, os processos pelos quais se rege a compreensão e, consequentemente, algumas estratégias que podem ser usadas pelo professor para que os alunos adquiram/desenvolvam a sua capacidade de compreender o que leem e, assim, construírem mais facilmente os sentidos do texto. O texto é considerado um lugar de interação em que, dialogicamente, os intervenientes constituem, por intermédio de ações linguísticas e cognitivas, propostas de sentido. A esta conceção subjaz a ideia de que há, em todos os textos, indícios que somente se detetam, por um lado, pela mobilização de processos cognitivos que ajudem o leitor a chegar ao sentido do texto, produzindo inferências; por outro lado, pela mobilização de conhecimentos novos e estímulo de prévios, que facilitem a compreensão do texto a leitores que se iniciam na aprendizagem da língua. Postula-se, portanto, que a leitura de um texto exige mais do que a simples utilização do conhecimento prévio da língua, pelo que o ensino da competência de leitura não passa apenas pelo reconhecimento do léxico que o leitor tem à disposição; mas, também, por levar o aluno a mobilizar estratégias, tanto de cunho linguístico como cognitivo, no sentido de levantar hipóteses, validar ou não as hipóteses formuladas, preencher lacunas, isto é, levar o aluno a participar ativamente no(s) processo(s) de compreensão do texto. |
id |
RCAP_bcb588c5cfef8d18506ae73532115fae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/30050 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A leitura no ensino do Português Língua Materna e do Alemão Língua Estrangeira: aquisição e desenvolvimento de competênciasLeituraEnsino de Português e AlemãoO objetivo deste relatório é, em termos gerais, numa primeira parte, refletir sobre o desempenho na Prática Pedagógica Supervisionada e sobre o contexto socioeducativo em que a mesma se desenrolou; e, numa segunda parte, apresentar, de forma simples e didática, os processos pelos quais se rege a compreensão e, consequentemente, algumas estratégias que podem ser usadas pelo professor para que os alunos adquiram/desenvolvam a sua capacidade de compreender o que leem e, assim, construírem mais facilmente os sentidos do texto. O texto é considerado um lugar de interação em que, dialogicamente, os intervenientes constituem, por intermédio de ações linguísticas e cognitivas, propostas de sentido. A esta conceção subjaz a ideia de que há, em todos os textos, indícios que somente se detetam, por um lado, pela mobilização de processos cognitivos que ajudem o leitor a chegar ao sentido do texto, produzindo inferências; por outro lado, pela mobilização de conhecimentos novos e estímulo de prévios, que facilitem a compreensão do texto a leitores que se iniciam na aprendizagem da língua. Postula-se, portanto, que a leitura de um texto exige mais do que a simples utilização do conhecimento prévio da língua, pelo que o ensino da competência de leitura não passa apenas pelo reconhecimento do léxico que o leitor tem à disposição; mas, também, por levar o aluno a mobilizar estratégias, tanto de cunho linguístico como cognitivo, no sentido de levantar hipóteses, validar ou não as hipóteses formuladas, preencher lacunas, isto é, levar o aluno a participar ativamente no(s) processo(s) de compreensão do texto.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/30050http://hdl.handle.net/10316/30050TID:201520494porJoaquim, Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:31Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/30050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:43:21.463223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura no ensino do Português Língua Materna e do Alemão Língua Estrangeira: aquisição e desenvolvimento de competências |
title |
A leitura no ensino do Português Língua Materna e do Alemão Língua Estrangeira: aquisição e desenvolvimento de competências |
spellingShingle |
A leitura no ensino do Português Língua Materna e do Alemão Língua Estrangeira: aquisição e desenvolvimento de competências Joaquim, Carolina Leitura Ensino de Português e Alemão |
title_short |
A leitura no ensino do Português Língua Materna e do Alemão Língua Estrangeira: aquisição e desenvolvimento de competências |
title_full |
A leitura no ensino do Português Língua Materna e do Alemão Língua Estrangeira: aquisição e desenvolvimento de competências |
title_fullStr |
A leitura no ensino do Português Língua Materna e do Alemão Língua Estrangeira: aquisição e desenvolvimento de competências |
title_full_unstemmed |
A leitura no ensino do Português Língua Materna e do Alemão Língua Estrangeira: aquisição e desenvolvimento de competências |
title_sort |
A leitura no ensino do Português Língua Materna e do Alemão Língua Estrangeira: aquisição e desenvolvimento de competências |
author |
Joaquim, Carolina |
author_facet |
Joaquim, Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Joaquim, Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Ensino de Português e Alemão |
topic |
Leitura Ensino de Português e Alemão |
description |
O objetivo deste relatório é, em termos gerais, numa primeira parte, refletir sobre o desempenho na Prática Pedagógica Supervisionada e sobre o contexto socioeducativo em que a mesma se desenrolou; e, numa segunda parte, apresentar, de forma simples e didática, os processos pelos quais se rege a compreensão e, consequentemente, algumas estratégias que podem ser usadas pelo professor para que os alunos adquiram/desenvolvam a sua capacidade de compreender o que leem e, assim, construírem mais facilmente os sentidos do texto. O texto é considerado um lugar de interação em que, dialogicamente, os intervenientes constituem, por intermédio de ações linguísticas e cognitivas, propostas de sentido. A esta conceção subjaz a ideia de que há, em todos os textos, indícios que somente se detetam, por um lado, pela mobilização de processos cognitivos que ajudem o leitor a chegar ao sentido do texto, produzindo inferências; por outro lado, pela mobilização de conhecimentos novos e estímulo de prévios, que facilitem a compreensão do texto a leitores que se iniciam na aprendizagem da língua. Postula-se, portanto, que a leitura de um texto exige mais do que a simples utilização do conhecimento prévio da língua, pelo que o ensino da competência de leitura não passa apenas pelo reconhecimento do léxico que o leitor tem à disposição; mas, também, por levar o aluno a mobilizar estratégias, tanto de cunho linguístico como cognitivo, no sentido de levantar hipóteses, validar ou não as hipóteses formuladas, preencher lacunas, isto é, levar o aluno a participar ativamente no(s) processo(s) de compreensão do texto. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/30050 http://hdl.handle.net/10316/30050 TID:201520494 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/30050 |
identifier_str_mv |
TID:201520494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133705911926784 |