Sistema de animação multi-resolução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Gonçalo da Cruz Moura
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3742
Resumo: As malhas multi-resolução são cada vez mais utilizadas em computação gráfica, pois permitem ter várias resoluções de um mesmo modelo. Devido ao desenvolvimento de tecnologias para aquisição de dados 3D, como por exemplo, os scanners 3D e devido ao detalhe com que estes dispositivos conseguem criar as representações geométricas dos modelos 3D, é necessário muitas vezes recorrer a algoritmos de simplificação de malhas. O trabalho desenvolvido nesta dissertação, teve como objectivo testar a viabilidade da aplicação de um esquema multi-resolução para malhas aplicado a um sistema de animação, ou seja, consoante a distância da malha ao observador, esta vai sendo simplificada ou refinada. Assim, quando a malha se afasta do observador é aplicado um algoritmo de simplificação de modo a gerar uma representação com menos detalhe, de modo inverso quando a malha se aproxima é gerada uma malha com mais detalhe através de um algoritmo de refinamento. Tal como na vida real, o detalhe que uma pessoa tem dos objectos depende da distância a que está deles, pois se o objecto estiver muito longe os seus pormenores não são todos perceptíveis, enquanto que se o objecto estiver perto do utilizador os pormenores já são perceptíveis.
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