Desenvolvimento da criatividade: Adaptação do programa Odisseia-I para alunos brasileiros do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Themys de Cássia Moura de
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68563
Resumo: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Psicologia da Educação)
id RCAP_bcd499d8ed3040deb63152d8d595d120
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68563
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da criatividade: Adaptação do programa Odisseia-I para alunos brasileiros do ensino fundamentalDevelopment of creativity: Adaptation of the Odisseia-I program for brazilian students of fundamental educationCriatividadeDesenvolvimento da criatividadeProgramas de criatividadeInovação pedagógicaProdutos criativosFormação de professoresCreativityCreativity developmentCreativity programsPedagogical innovationCreative productsTeacher trainingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Psicologia da Educação)A humanidade vive um momento de profundas transformações e desafios requerendo cada vez mais pessoas criativas capazes de inovar e de encontrar novas soluções para os problemas. Neste sentido, importa desenvolver a criatividade, cabendo à escola particular responsabilidade nesse processo. No entanto, reconhece-se que na maioria dos casos os professores ou o sistema educacional não se encontram sensibilizados para o problema e não estão preparados para desenvolverem o potencial criativo dos alunos em sala de aula. Neste enquadramento, esta investigação incluiu a construção, aplicação e avaliação de um programa de desenvolvimento da criatividade em ambiente escolar tomando as próprias atividades e tempos curriculares. Este programa, assumido como adaptação do programa Odisseia (Miranda, 2008), consiste em 32 sessões realizadas ao longo do ano letivo e ao longo das quais foram trabalhadas 20 diferentes técnicas de criatividade com os alunos. O procedimento de avaliação do programa recorreu a um plano quasi-experimental, tomando dois momentos de avaliação (pré-teste e pós-teste) e dois grupos de alunos (grupo experimental com 68 alunos e grupo de controle com 56 alunos), todos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de São Luis do Maranhão, Brasil. Para procederem à aplicação do programa, os professores receberam 12 horas de formação sobre criatividade, comunicação em sala de aula, análise das atividades, materiais e estratégias para cada uma das sessões do programa. A avaliação do programa considerou a produção criativa dos alunos (produtos criativos através da produção de um texto e de um desenho), percepção do clima criativo em sala de aula pelos alunos, motivação para aprender e desempenho escolar em diversas disciplinas curriculares. Os professores dos alunos do grupo experimental e os diretores das suas escolas pronunciaram-se sobre a adequação e aplicabilidade do programa, respondendo a questionários e entrevistas. Os resultados apontam benefícios do programa, face a melhores resultados dos alunos do grupo experimental na passagem do pré-teste para o pós-teste, ou quando se comparam os dois grupos de alunos no pós-teste. Estes ganhos não se fizeram sentir na motivação, contudo estão presentes nos produtos criativos (sobretudo na tarefa de desenho) e no rendimento académico, em particular nas disciplinas de matemática e de português. Igualmente se observa melhor perceção da relação professor-alunos em sala de aula por parte do grupo experimental de alunos no pós-teste. Estes resultados são discutidos e algumas implicações para a prática educativa são retiradas tendo em vista a promoção da criatividade dos alunos no ambiente escolar.Humanity is experiencing a time of profound changes and challenges, requiring more and more creative people capable of innovating and finding new solutions to the problems. In this sense, it is important to develop creativity, and the school has a particular responsibility in this process. However, it is recognized that in most cases teachers or the education system are not sensible to the problem and are not prepared to develop the students´ creative potential in the classroom. In this context, this research included the construction, application and evaluation of a program of creativity development in school context taking the curricular activities and times. This program, adapted from Odisseia program (Miranda, 2008), consists of 32 sessions carried out throughout the school year and working which 20 different techniques of creativity. The evaluation procedure of the program has assumed a quasi-experimental design, taking two moments of evaluation (pre-test and post-test) and two groups of students (experimental group with 68 students and control group with 56 students), all of them 5th year Elementary School of public schools in the city of São Luis do Maranhão, Brazil. In order to implement the program, teachers received 12 hours of training on creativity, classroom communication, analysis of activities, materials and strategies for each of the program sessions. The evaluation of the program considered the creative production of the students (creative products through the production of a text and a drawing), perception of the creative classroom climate by students, motivation to learn and school achievement in several curricular subjects. The teacher of the students of the experimental group and the directors of their schools evaluated the adequacy and applicability of the program, responding to questionnaires and interviews. The results show benefits of the program, due to the better results of the students in the experimental group in the passage from the pretest to the posttest, or when comparing the two groups of students in the post-test. These gains were not felt in the motivation, but they are present in the creative products (especially in the design task) and the academic income, in particular in the subjects of mathematics and Portuguese Language. It is also observed a better perception of the teacher-students relationship in the classroom by the experimental group of students in the post-test. These results are discussed and some implications for the educational practice are identified in order to promote students´ creativity in the school environment.Almeida, Leandro S.Fleith, Denise de SouzaUniversidade do MinhoCarvalho, Themys de Cássia Moura de2019-09-262019-09-26T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68563por101498438info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:05:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:05:48Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da criatividade: Adaptação do programa Odisseia-I para alunos brasileiros do ensino fundamental
Development of creativity: Adaptation of the Odisseia-I program for brazilian students of fundamental education
title Desenvolvimento da criatividade: Adaptação do programa Odisseia-I para alunos brasileiros do ensino fundamental
spellingShingle Desenvolvimento da criatividade: Adaptação do programa Odisseia-I para alunos brasileiros do ensino fundamental
Carvalho, Themys de Cássia Moura de
Criatividade
Desenvolvimento da criatividade
Programas de criatividade
Inovação pedagógica
Produtos criativos
Formação de professores
Creativity
Creativity development
Creativity programs
Pedagogical innovation
Creative products
Teacher training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Desenvolvimento da criatividade: Adaptação do programa Odisseia-I para alunos brasileiros do ensino fundamental
title_full Desenvolvimento da criatividade: Adaptação do programa Odisseia-I para alunos brasileiros do ensino fundamental
title_fullStr Desenvolvimento da criatividade: Adaptação do programa Odisseia-I para alunos brasileiros do ensino fundamental
title_full_unstemmed Desenvolvimento da criatividade: Adaptação do programa Odisseia-I para alunos brasileiros do ensino fundamental
title_sort Desenvolvimento da criatividade: Adaptação do programa Odisseia-I para alunos brasileiros do ensino fundamental
author Carvalho, Themys de Cássia Moura de
author_facet Carvalho, Themys de Cássia Moura de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Leandro S.
Fleith, Denise de Souza
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Themys de Cássia Moura de
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Desenvolvimento da criatividade
Programas de criatividade
Inovação pedagógica
Produtos criativos
Formação de professores
Creativity
Creativity development
Creativity programs
Pedagogical innovation
Creative products
Teacher training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criatividade
Desenvolvimento da criatividade
Programas de criatividade
Inovação pedagógica
Produtos criativos
Formação de professores
Creativity
Creativity development
Creativity programs
Pedagogical innovation
Creative products
Teacher training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Psicologia da Educação)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
2019-09-26T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv doctoral thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/68563
url http://hdl.handle.net/1822/68563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 101498438
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544850772328448