Tradução e adaptação do instrumento “parent-child relationship inventory” numa amostra de pais portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Joana Alexandra Gomes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5521
Resumo: O “Parent-Child Relationship Inventory” (PCRI) é um questionário que tem como objectivo avaliar as atitudes parentais em relação aos filhos e à parentalidade em si. O presente trabalho tinha como principal objectivo adaptar o PCRI para uma amostra de pais e mães portuguesas (N = 122) com filhos adolescentes (entre os 12 e os 16 anos), comparando os resultados desta adaptação com os do instrumento original e com a sua versão espanhola. Ainda, e tendo em conta a natureza do instrumento, pretendeu-se averiguar a relação entre as Escalas do PCRI e os Estilos Parentais de Baumrind (1966). No que diz respeito à fidelidade, os resultados indicam que as sub-escalas Imposição de Limites, Orientação para o Papel, e Suporte à parentalidade são as que apresentam melhor consistência interna, apesar dos valores dos alfas serem, em média, inferiores aos da escala original. Quando analisadas as relações entre o PCRI e os estilos parentais, verificou-se que o estilo parental autoritativo está positiva e significativamente correlacionado com a maioria das atitudes parentais avaliadas no PCRI (ex, suporte à parentalidade, satisfação com a parentalidade, e envolvimento), enquanto que um estilo autoritário apresenta correlações negativas com essas mesmas dimensões do PCRI. Serão apresentadas e discutidas as vantagens e potencialidades do PCRI, bem como as suas limitações no contexto Português.
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