Abordagem metodológica de conservação da história e do patrimônio: O Vale do Douro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Isabel Vaz de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martín Cea, Juan Carlos, Villanueva Zubizarreta, Olatz, Val Valdivieso, Isabel del
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1928
Resumo: O Patrimônio em áreas rurais ou urbanas anota a passagem do tempo e da história das comunidades. Evoca memórias locais que permitem ao visitante sentir diversas emoções e passar por várias experiências. Monumentos ou construções mais simples, mais complexos ou até desaparecidos, podem ser transformados em paisagens cênicas e atrair visitantes permitindo conhecer as diferentes perspectivas com que o homem assentou nos espaços num determinado tempo. Propõe‐se capturar esses momentos históricos, sobreviventes nos territórios até aos nossos dias e expor o significado estético, social, econômico e político como parte de uma construção espacial preparada para ser visitada e conhecida em comum. Retratamos um elemento de grande relevo para a Península Ibérica – o Rio Douro – e sugerimos que esta herança histórica comum, que se apresenta hoje de formas diversas, seja incluída nos itinerários de forma a revelar cenários interpretados e levar os visitantes a lugares históricos plenos de emoção. Sugerimos como metodologia a reflexão e o debate em torno da revisão da literatura, resultantes de projetos desenvolvidos sobre o tema da água desde 1996, sob a supervisão de Isabel Del Val Valdivieso e com a colaboração de numerosos pesquisadores da Península Ibérica que produziram extensa literatura sobre a temática da presença de água na história. De acordo com os resultados desses projetos, desenvolve‐se uma metodologia que possa salvaguardar e comunicar o patrimônio com uma perspectiva de preservação e manutenção da memória para as futuras gerações, em particular do patrimônio desaparecido ou ainda adormecido no subsolo.
id RCAP_bd27e3bfb433618347518778b19417ef
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/1928
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Abordagem metodológica de conservação da história e do patrimônio: O Vale do DouroPatrimônioPaisagemHistóriaDouroTurismoO Patrimônio em áreas rurais ou urbanas anota a passagem do tempo e da história das comunidades. Evoca memórias locais que permitem ao visitante sentir diversas emoções e passar por várias experiências. Monumentos ou construções mais simples, mais complexos ou até desaparecidos, podem ser transformados em paisagens cênicas e atrair visitantes permitindo conhecer as diferentes perspectivas com que o homem assentou nos espaços num determinado tempo. Propõe‐se capturar esses momentos históricos, sobreviventes nos territórios até aos nossos dias e expor o significado estético, social, econômico e político como parte de uma construção espacial preparada para ser visitada e conhecida em comum. Retratamos um elemento de grande relevo para a Península Ibérica – o Rio Douro – e sugerimos que esta herança histórica comum, que se apresenta hoje de formas diversas, seja incluída nos itinerários de forma a revelar cenários interpretados e levar os visitantes a lugares históricos plenos de emoção. Sugerimos como metodologia a reflexão e o debate em torno da revisão da literatura, resultantes de projetos desenvolvidos sobre o tema da água desde 1996, sob a supervisão de Isabel Del Val Valdivieso e com a colaboração de numerosos pesquisadores da Península Ibérica que produziram extensa literatura sobre a temática da presença de água na história. De acordo com os resultados desses projetos, desenvolve‐se uma metodologia que possa salvaguardar e comunicar o patrimônio com uma perspectiva de preservação e manutenção da memória para as futuras gerações, em particular do patrimônio desaparecido ou ainda adormecido no subsolo.Universidade do Estado de Santa Catarina2017-09-25T15:47:38Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1928por2175‐1803Freitas, Isabel Vaz deMartín Cea, Juan CarlosVillanueva Zubizarreta, OlatzVal Valdivieso, Isabel delinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:13ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem metodológica de conservação da história e do patrimônio: O Vale do Douro
title Abordagem metodológica de conservação da história e do patrimônio: O Vale do Douro
spellingShingle Abordagem metodológica de conservação da história e do patrimônio: O Vale do Douro
Freitas, Isabel Vaz de
Patrimônio
Paisagem
História
Douro
Turismo
title_short Abordagem metodológica de conservação da história e do patrimônio: O Vale do Douro
title_full Abordagem metodológica de conservação da história e do patrimônio: O Vale do Douro
title_fullStr Abordagem metodológica de conservação da história e do patrimônio: O Vale do Douro
title_full_unstemmed Abordagem metodológica de conservação da história e do patrimônio: O Vale do Douro
title_sort Abordagem metodológica de conservação da história e do patrimônio: O Vale do Douro
author Freitas, Isabel Vaz de
author_facet Freitas, Isabel Vaz de
Martín Cea, Juan Carlos
Villanueva Zubizarreta, Olatz
Val Valdivieso, Isabel del
author_role author
author2 Martín Cea, Juan Carlos
Villanueva Zubizarreta, Olatz
Val Valdivieso, Isabel del
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Isabel Vaz de
Martín Cea, Juan Carlos
Villanueva Zubizarreta, Olatz
Val Valdivieso, Isabel del
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio
Paisagem
História
Douro
Turismo
topic Patrimônio
Paisagem
História
Douro
Turismo
description O Patrimônio em áreas rurais ou urbanas anota a passagem do tempo e da história das comunidades. Evoca memórias locais que permitem ao visitante sentir diversas emoções e passar por várias experiências. Monumentos ou construções mais simples, mais complexos ou até desaparecidos, podem ser transformados em paisagens cênicas e atrair visitantes permitindo conhecer as diferentes perspectivas com que o homem assentou nos espaços num determinado tempo. Propõe‐se capturar esses momentos históricos, sobreviventes nos territórios até aos nossos dias e expor o significado estético, social, econômico e político como parte de uma construção espacial preparada para ser visitada e conhecida em comum. Retratamos um elemento de grande relevo para a Península Ibérica – o Rio Douro – e sugerimos que esta herança histórica comum, que se apresenta hoje de formas diversas, seja incluída nos itinerários de forma a revelar cenários interpretados e levar os visitantes a lugares históricos plenos de emoção. Sugerimos como metodologia a reflexão e o debate em torno da revisão da literatura, resultantes de projetos desenvolvidos sobre o tema da água desde 1996, sob a supervisão de Isabel Del Val Valdivieso e com a colaboração de numerosos pesquisadores da Península Ibérica que produziram extensa literatura sobre a temática da presença de água na história. De acordo com os resultados desses projetos, desenvolve‐se uma metodologia que possa salvaguardar e comunicar o patrimônio com uma perspectiva de preservação e manutenção da memória para as futuras gerações, em particular do patrimônio desaparecido ou ainda adormecido no subsolo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-25T15:47:38Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1928
url http://hdl.handle.net/11328/1928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2175‐1803
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302551339728896