Sinto, logo penso: o estímulo-reflexão em Fernando Pessoa, ortónimo
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/12990 |
Resumo: | A elaboração deste trabalho visa o esclarecimento de uma situação na poesia de Fernando Pessoa na qual um estímulo conduz a uma reflexão. Para a explicar definiram-se, primariamente, estímulo e reflexão, aplicando estes conceitos, posteriormente, à poesia pessoana. Com o apoio de obras de vários teóricos pessoanos e análise de alguns poemas da obra de Pessoa, ortónimo, verificou-se, então, que este processo é recorrente na sua poesia, servindo mais regularmente de propulsores para a reflexão os estímulos visuais e auditivos. Além disso, pode-se também afirmar que o objetivo deste processo visava a transformação da sensação em arte. |
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Sinto, logo penso: o estímulo-reflexão em Fernando Pessoa, ortónimoI feel, then I Think: stimulus-cogitation in Fernando Pessoa, ortonymFernando PessoaOrtónimoEstímuloReflexãoAudiçãoVisãoA elaboração deste trabalho visa o esclarecimento de uma situação na poesia de Fernando Pessoa na qual um estímulo conduz a uma reflexão. Para a explicar definiram-se, primariamente, estímulo e reflexão, aplicando estes conceitos, posteriormente, à poesia pessoana. Com o apoio de obras de vários teóricos pessoanos e análise de alguns poemas da obra de Pessoa, ortónimo, verificou-se, então, que este processo é recorrente na sua poesia, servindo mais regularmente de propulsores para a reflexão os estímulos visuais e auditivos. Além disso, pode-se também afirmar que o objetivo deste processo visava a transformação da sensação em arte.The preparation of this report aims at clarifying a situation found on Fernando Pessoa’s poetry where a stimulus leads to a reflection. To explain that, it was primarily defined both stimulus and reflection, concepts that were later applied to Pessoa’s poetry. We resorted to several works of Pessoa experts and analyses of several poems among the lyrical work by Fernando Pessoa, ortonym. It was verified that this process is repeated throughout his work, serving more regularly as reflection booster of visual and auditory stimuli. Moreover, it can also be affirmed that the goal of this process is the transformation of sensation in art.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBiblioteca Digital do IPBFernandes, Nuno Filipe PedroLopes, Luísa Diz2016-06-14T15:17:34Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12990porFernandes, Nuno Filipe Pedro; Lopes, Luísa Diz (2012). Sinto, logo penso: o estímulo-reflexão em Fernando Pessoa, ortónimo = I feel, then I Think: stimulus-cogitation in Fernando Pessoa, ortonym. AdolesCiência: Revista Júnior de Investigação. ISSN 2182-6277. 1:1, p. 65-692182-6277info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:30:28Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:11.887757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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