A transferência de competências para as autarquias e as políticas educativas municipais: as representações dos atores locais num concelho do distrito de Setúbal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria João Felício Lopes Amaro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12934
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacional
id RCAP_bd323e5f2a90d14b3a8f0a868d7a849e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12934
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A transferência de competências para as autarquias e as políticas educativas municipais: as representações dos atores locais num concelho do distrito de SetúbalDescentralizaçãoRegulaçãoPolitica educativa municipalMultiregulaçãoRegulationLocal educational policyMultiregulationDecentralizationDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração EducacionalEsta dissertação resulta do estudo sobre as representações que os atores locais apresentam relativamente à transferência das competências na área da Educação para o Poder Local e enquadra-se no âmbito das políticas educativas municipais. Partindo de uma matriz metodológica qualitativa, recorre-se ao estudo de caso baseado em entrevistas semiestruturadas a atores locais de um município do distrito de Setúbal, diretores de Agrupamentos de Escolas (AE) e a responsáveis da autarquia. A análise de conteúdo assentou num sistema de categorização misto, apoiada em software de análise de dados qualitativos. Na abordagem teórica destaca-se a análise das políticas públicas, nomeadamente o processo de regulação das políticas e da ação pública, enquanto suporte interpretativo das representações e modos de ação dos atores locais. Esta análise inscreve-se na política da descentralização da educação em Portugal e no processo de reconfiguração do papel do Estado, na emergência do local e do reconhecimento da autarquia como espaço multirregulado. Os inquiridos demonstram que o local se apresenta como um espaço multirregulado onde se interrelacionam os diferentes níveis de regulação, permitindo a presença de um certo hibridismo da regulação, pela utilização de dispositivos burocráticos e pós burocráticos, mas onde sobressai a preponderância do controlo do Estado que conserva a sua centralidade estratégica, transferindo para o local as tarefas de natureza executória. Esta dissertação demonstra que os entraves dos inquiridos ao processo de transferência provêm, principalmente, das imprecisões e da falta de esclarecimento por parte do Estado em relação ao processo. Por conseguinte, ilustra-se o modo como uma medida emblemática no processo da descentralização pode enfrentar dificuldades na fase de implementação.ABSTRACT The following dissertation results from the study on the representations that the local actors presente in relation to the transfer of competences in the área of Education to the Local Government and falls within the scope of municipal educational policies. Firstly, a qualitative methodological matrix was used in the case study oh the thesis, based on interviews, that were half structured to local actors of a single county on the Setúbal District, to directors of Schools Groupings and lastly, for autarchy responsibles. The content analysis has settled on a mixed categoric system, supported by proper software, linked to the analysis of qualitative data. On the theorical approach, it is important to highlight the public policies, such as the regulation process of the policies and the public action, while as interpretative support of the representations and ways of acting by the local actors. This analysis is also related to the decentralization policy on education in Portugal, and also on the reconfiguration process of the State role, at the local emergency, and lastly, on the autarchy recognitiion as a multiregulated space. The respondents have demonstrated that the site is compound by a multiregulated space, where the different regulation levels connect to each other, allowing the presence of a kind of hybridism of regulation, because of the use of bureaucratic and after bureaucratic devices. Despite that, the preponderance of the State, which controls and preserves it’s estrategical centrality, transferring to the local, some tasks of enforceable nature. This master’s degree shows that the respondentes have noticed some obstacles on the process of transferring, these that come from inaccuracies and also from lack of clarification from the State, in relation to the process. With this, it is possible to show that an emblematic measure is important on the decentralization process, but, it can face serious challenges on the implementation phase.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaPires, CarlosRCIPLPinto, Maria João Felício Lopes Amaro2021-02-24T10:21:43Z2020-10-152020-10-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12934TID:202628868porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:58.117136Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A transferência de competências para as autarquias e as políticas educativas municipais: as representações dos atores locais num concelho do distrito de Setúbal
title A transferência de competências para as autarquias e as políticas educativas municipais: as representações dos atores locais num concelho do distrito de Setúbal
spellingShingle A transferência de competências para as autarquias e as políticas educativas municipais: as representações dos atores locais num concelho do distrito de Setúbal
Pinto, Maria João Felício Lopes Amaro
Descentralização
Regulação
Politica educativa municipal
Multiregulação
Regulation
Local educational policy
Multiregulation
Decentralization
title_short A transferência de competências para as autarquias e as políticas educativas municipais: as representações dos atores locais num concelho do distrito de Setúbal
title_full A transferência de competências para as autarquias e as políticas educativas municipais: as representações dos atores locais num concelho do distrito de Setúbal
title_fullStr A transferência de competências para as autarquias e as políticas educativas municipais: as representações dos atores locais num concelho do distrito de Setúbal
title_full_unstemmed A transferência de competências para as autarquias e as políticas educativas municipais: as representações dos atores locais num concelho do distrito de Setúbal
title_sort A transferência de competências para as autarquias e as políticas educativas municipais: as representações dos atores locais num concelho do distrito de Setúbal
author Pinto, Maria João Felício Lopes Amaro
author_facet Pinto, Maria João Felício Lopes Amaro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Carlos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maria João Felício Lopes Amaro
dc.subject.por.fl_str_mv Descentralização
Regulação
Politica educativa municipal
Multiregulação
Regulation
Local educational policy
Multiregulation
Decentralization
topic Descentralização
Regulação
Politica educativa municipal
Multiregulação
Regulation
Local educational policy
Multiregulation
Decentralization
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacional
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-15
2020-10-15T00:00:00Z
2021-02-24T10:21:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12934
TID:202628868
url http://hdl.handle.net/10400.21/12934
identifier_str_mv TID:202628868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133479737229312