Ética da empresa uma responsabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carraça, Carmen Maria Nunes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/20332
Resumo: O objecto desta investigação incide na necessidade de uma ética empresarial que considere o individuo como sujeito privilegiado numa cadeia de relações, cujo domínio é predominantemente assumido pela empresa. Se num certo sentido a ética da empresa esteve circunscrita ao core business da empresa, com a sociedade de consumo a estrutura comportamental da empresa altera-se. O saber científico torna-se o húmus de uma produção cada vez mais técnica e especializada que tem nos consumidores os destinatários de um progresso tecnocientífico que rapidamente se transforma em progresso social. Em resultado desta modificação, os indivíduos abandonam anteriores formas de socialização, substituindoas por impermanentes actos de consumo. A empresa da sociedade pós-industrial torna-se um agente determinante no sistema social, competindo-lhe assegurar um novo discurso que reflicta acerca do futuro da humanidade. A primeira parte desta investigação baseia-se na obra crítica de A. Cortina “Por una Ética del Consumo”, que levanta questões fundamentais sobre o consumo e a sua repercussão nos estilos de vida actuais. Numa segunda fase, este estudo pretendeu objectivar a necessidade de uma ética empresarial que privilegie uma melhor forma de vida dos indivíduos, envolvendo-os na protecção do futuro da humanidade. Nesta última etapa ocorre um certo distanciamento em relação à autora. Na sua obra “Ética de la Empresa”, que constituiu um estímulo forte para a concretização deste trabalho, a ética da responsabilidade apresenta-se como um tópico de pouco debate, situando-se o enfoque principal da obra na procura de diferentes critérios demonstrativos da necessidade da ética como um instrumento de administração de empresas. Numa abordagem diversa, outros autores como Paul Ricoeur, ou François Guiraud, assumiram uma posição determinante nesta investigação que perspectiva a ética empresarial como uma responsabilidade social.
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