Inclusão e práticas de diferenciação curricular nos cursos de educação e formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Liana Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2359
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, especialidade em Educação Especial, ramo de Problemas de Cognição e Multideficiência
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spelling Inclusão e práticas de diferenciação curricular nos cursos de educação e formaçãoInclusãoNecessidades educativas especiaisDiferenciação curricularCursos de educação e formaçãoInclusionSpecial educational needsDifferentiation of curriculumEducation and training coursesDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, especialidade em Educação Especial, ramo de Problemas de Cognição e MultideficiênciaA conceção e construção da escola inclusiva implicam mudanças, quer nas atitudes e práticas dos agentes educativos, quer nas estruturas do sistema de ensino ao nível organizacional e da gestão curricular. Neste sentido, a adequação do currículo às necessidades educativas especiais (NEE) dos alunos torna-se essencial na operacionalização dos diferentes processos curriculares. O presente estudo foi desenvolvido através de um estudo de caso, o qual se centrou numa turma do Curso de Educação e Formação – Acompanhante de Ação Educativa (AAE), procurando compreender como é o currículo perspetivado pelos respetivos docentes e discentes, tendo em conta as características da população que o frequenta, nomeadamente alunos com NEE. Como técnicas de recolha de dados, utilizámos a entrevista, a consulta documental e a observação naturalista. Concluímos que a diferenciação curricular parece assumida pelos docentes apenas em relação ao CEF e às características gerais do tipo de alunos que o frequenta, não incidindo depois nos que, incluídos nesses cursos, têm NEE e precisariam eventualmente de processos de adequação mais específicos. Os professores interagem com a turma no seu todo, dando pouca atenção individual às alunas com NEE. Verificámos também que as alunas veem na escola duas vertentes dominantes: a perspetiva utilitária de acesso a uma profissão futura e a de oportunidade de convívio interpares. Todas as alunas evidenciam satisfação pela escolha desta via e, tal como os seus professores, assumem os CEF como última oportunidade para terminar a escolaridade. - ABSTRACT The concept and construction of inclusive schooling imply changes in the attitudes and practices of education agents, as well as in the structures of the educational system, regarding organization and curriculum management. In this context, the adjustment of the curriculum to the special educational needs (NEE) of the studentes, becomes essential for the operability of the different curriculum processes. The present study was developed on the basis of a study case which was focused on a class of the Education and Training Course – Education Action Tutor (AAE), with the aim of understanding how the curriculum is conceptualized by the respective teachers and students, taking into account the characteristics of the population that attends it, particularly students with NEE. As data collection techniques, we used interviews, use of documents and natural observation. We concluded that the curricular differentiation seems to be assumed by teachers only regarding to the CEFs and the general characteristics of the type of students that attend it, not applying it to the students with NEE that are included in that courses, and who eventually, would need more specific adequation processes. Teachers interact in the class as a whole, giving few attention to the female students with NEE. We also observed that female students see the school under two dominant tendencies: the utilitarian perspective that enables them to have a profession in the future, and the opportunity to interact with other students. All students showed to be satisfied with the choice of this option, and their teachers considered the CEFs to be the last opportunity to finish compulsory education.Leite, TeresaRCIPLPais, Liana Pereira2013-03-18T16:07:48Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2359porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:08.339926Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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