A Sala de Marmore no Palácio Nacional da Ajuda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2015.2090 |
Resumo: | In mid-nineteenth century Emperor Napoleon III and his family emphasized the Grecian, Roman and Egyptian historical periods in order to strengthen its regime, thus paying tribute to their uncle Emperor Napoleon Bonaparte, founder of this dynasty. However, these ancient forms were namely reinterpreted in architecture and furniture using new concepts, skilfully complemented by new means of lighting. We have found these notorious influences in the architectural design and decoration of the Sala de Marmore (Marble Room) in National Palace of Ajuda, whose originality makes this space a unique specimen in the genre. |
id |
RCAP_bd5e3f41ae74b2679c5765890610f0ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2090 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Sala de Marmore no Palácio Nacional da AjudaIn mid-nineteenth century Emperor Napoleon III and his family emphasized the Grecian, Roman and Egyptian historical periods in order to strengthen its regime, thus paying tribute to their uncle Emperor Napoleon Bonaparte, founder of this dynasty. However, these ancient forms were namely reinterpreted in architecture and furniture using new concepts, skilfully complemented by new means of lighting. We have found these notorious influences in the architectural design and decoration of the Sala de Marmore (Marble Room) in National Palace of Ajuda, whose originality makes this space a unique specimen in the genre.A mediados del siglo XIX el emperador Napoleón III y su familia enfatizaron el gusto por la época griega, romana y egipcia para solidificar el régimen, prestando así homenaje a su tío el emperador Napoleón Bonaparte, fundador de esta dinastía. Sin embargo, estas formas antiguas fueron re interpretadas en nuevos conceptos, especialmente en la arquitectura y el mobiliario, complementados hábilmente por nuevos medios de iluminación. Son estas influencias notorias que vamos a encontrar en el diseño arquitectónico y en la decoración de la Sala de Marmore (Sala de Mármol) del Palacio Nacional de la Ajuda, cuya originalidad hace de este espacio un ejemplar único en el género.Nos meados do século XIX o imperador Napoleão III e sua família enfatizaram o gosto pela época grega, romana e egípcia para solidificar o regime, prestando, assim, homenagem ao seu tio o imperador Napoleão Bonaparte, fundador desta dinastia. No entanto estas formas antigas foram reinterpretadas em novos conceitos, nomeadamente na arquitetura e no mobiliário, complementados habilmente por novos meios de iluminação. São estas influências notórias que vamos encontrar no desenho arquitetónico e na decoração da Sala de Marmore do Palácio Nacional da Ajuda, cuja originalidade faz deste espaço um exemplar único no género.Universidade Católica Portuguesa2015-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2015.2090oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2090Revista de Artes Decorativas; n. 7 (2015); 181-2121646-875910.34632/revistaartesdecorativas.2015.n7reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2090https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2015.2090https://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2090/2009Direitos de Autor (c) 2015 António Cota Fevereirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFevereiro, António Cota2022-09-20T15:59:08Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:53:25.061371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Sala de Marmore no Palácio Nacional da Ajuda |
title |
A Sala de Marmore no Palácio Nacional da Ajuda |
spellingShingle |
A Sala de Marmore no Palácio Nacional da Ajuda Fevereiro, António Cota |
title_short |
A Sala de Marmore no Palácio Nacional da Ajuda |
title_full |
A Sala de Marmore no Palácio Nacional da Ajuda |
title_fullStr |
A Sala de Marmore no Palácio Nacional da Ajuda |
title_full_unstemmed |
A Sala de Marmore no Palácio Nacional da Ajuda |
title_sort |
A Sala de Marmore no Palácio Nacional da Ajuda |
author |
Fevereiro, António Cota |
author_facet |
Fevereiro, António Cota |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fevereiro, António Cota |
description |
In mid-nineteenth century Emperor Napoleon III and his family emphasized the Grecian, Roman and Egyptian historical periods in order to strengthen its regime, thus paying tribute to their uncle Emperor Napoleon Bonaparte, founder of this dynasty. However, these ancient forms were namely reinterpreted in architecture and furniture using new concepts, skilfully complemented by new means of lighting. We have found these notorious influences in the architectural design and decoration of the Sala de Marmore (Marble Room) in National Palace of Ajuda, whose originality makes this space a unique specimen in the genre. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2015.2090 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2090 |
url |
https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2015.2090 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2090 https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2015.2090 https://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2090/2009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2015 António Cota Fevereiro http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2015 António Cota Fevereiro http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Artes Decorativas; n. 7 (2015); 181-212 1646-8759 10.34632/revistaartesdecorativas.2015.n7 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130401390723072 |