A Sala de Marmore no Palácio Nacional da Ajuda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fevereiro, António Cota
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2015.2090
Resumo: In mid-nineteenth century Emperor Napoleon III and his family emphasized the Grecian, Roman and Egyptian historical periods in order to strengthen its regime, thus paying tribute to their uncle Emperor Napoleon Bonaparte, founder of this dynasty. However, these ancient forms were namely reinterpreted in architecture and furniture using new concepts, skilfully complemented by new means of lighting. We have found these notorious influences in the architectural design and decoration of the Sala de Marmore (Marble Room) in National Palace of Ajuda, whose originality makes this space a unique specimen in the genre.
id RCAP_bd5e3f41ae74b2679c5765890610f0ae
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2090
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Sala de Marmore no Palácio Nacional da AjudaIn mid-nineteenth century Emperor Napoleon III and his family emphasized the Grecian, Roman and Egyptian historical periods in order to strengthen its regime, thus paying tribute to their uncle Emperor Napoleon Bonaparte, founder of this dynasty. However, these ancient forms were namely reinterpreted in architecture and furniture using new concepts, skilfully complemented by new means of lighting. We have found these notorious influences in the architectural design and decoration of the Sala de Marmore (Marble Room) in National Palace of Ajuda, whose originality makes this space a unique specimen in the genre.A mediados del siglo XIX el emperador Napoleón III y su familia enfatizaron el gusto por la época griega, romana y egipcia para solidificar el régimen, prestando así homenaje a su tío el emperador Napoleón Bonaparte, fundador de esta dinastía. Sin embargo, estas formas antiguas fueron re interpretadas en nuevos conceptos, especialmente en la arquitectura y el mobiliario, complementados hábilmente por nuevos medios de iluminación. Son estas influencias notorias que vamos a encontrar en el diseño arquitectónico y en la decoración de la Sala de Marmore (Sala de Mármol) del Palacio Nacional de la Ajuda, cuya originalidad hace de este espacio un ejemplar único en el género.Nos meados do século XIX o imperador Napoleão III e sua família enfatizaram o gosto pela época grega, romana e egípcia para solidificar o regime, prestando, assim, homenagem ao seu tio o imperador Napoleão Bonaparte, fundador desta dinastia. No entanto estas formas antigas foram reinterpretadas em novos conceitos, nomeadamente na arquitetura e no mobiliário, complementados habilmente por novos meios de iluminação. São estas influências notórias que vamos encontrar no desenho arquitetónico e na decoração da Sala de Marmore do Palácio Nacional da Ajuda, cuja originalidade faz deste espaço um exemplar único no género.Universidade Católica Portuguesa2015-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2015.2090oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2090Revista de Artes Decorativas; n. 7 (2015); 181-2121646-875910.34632/revistaartesdecorativas.2015.n7reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2090https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2015.2090https://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2090/2009Direitos de Autor (c) 2015 António Cota Fevereirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFevereiro, António Cota2022-09-20T15:59:08Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:53:25.061371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Sala de Marmore no Palácio Nacional da Ajuda
title A Sala de Marmore no Palácio Nacional da Ajuda
spellingShingle A Sala de Marmore no Palácio Nacional da Ajuda
Fevereiro, António Cota
title_short A Sala de Marmore no Palácio Nacional da Ajuda
title_full A Sala de Marmore no Palácio Nacional da Ajuda
title_fullStr A Sala de Marmore no Palácio Nacional da Ajuda
title_full_unstemmed A Sala de Marmore no Palácio Nacional da Ajuda
title_sort A Sala de Marmore no Palácio Nacional da Ajuda
author Fevereiro, António Cota
author_facet Fevereiro, António Cota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fevereiro, António Cota
description In mid-nineteenth century Emperor Napoleon III and his family emphasized the Grecian, Roman and Egyptian historical periods in order to strengthen its regime, thus paying tribute to their uncle Emperor Napoleon Bonaparte, founder of this dynasty. However, these ancient forms were namely reinterpreted in architecture and furniture using new concepts, skilfully complemented by new means of lighting. We have found these notorious influences in the architectural design and decoration of the Sala de Marmore (Marble Room) in National Palace of Ajuda, whose originality makes this space a unique specimen in the genre.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2015.2090
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2090
url https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2015.2090
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2090
https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2015.2090
https://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2090/2009
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2015 António Cota Fevereiro
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2015 António Cota Fevereiro
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Artes Decorativas; n. 7 (2015); 181-212
1646-8759
10.34632/revistaartesdecorativas.2015.n7
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130401390723072