A relação professor-aluno no ensino profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quitério, Sérgio dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4932
Resumo: O presente relatório enquadra-se nas unidades curriculares de Estágio Curricular I e II, pertencentes ao segundo ano do Mestrado em Ensino de Informática administrado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio pedagógico decorreu na Escola Secundária Morgado de Mateus no presente ano letivo. É objetivo deste relatório registar todas as práticas exercidas ao longo do estágio pedagógico nas suas mais diversas dimensões. É também, propósito deste relatório analisar e refletir sobre a temática “Relação Professor – Aluno nos cursos profissionais”. Este tema foi submetido a uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de fundamentar a sua relevância para o sucesso dos professores na prática docente. A abordagem deste tema também nos permitirá refletir sobre o “ser professor” no século XXI e sobre a importância dos professores de informática no âmbito da educação digital. O presente relatório encontra-se estruturado em seis partes, cada uma das partes representa um capítulo. No primeiro capítulo, enquadramos o âmbito da ação docente refletindo sobre o seu papel social. No segundo capitulo, debruçamo-nos sobre a revisão da literatura abordando o contexto da investigação, através da apresentação de conceitos importantes que se relacionam com a relação professor-aluno. No terceiro capítulo, caraterizamos o contexto em que a prática de ensino supervisionada se proporcionou. No quarto capítulo analisamos e refletimos sobre todas as dimensões da nossa prática de ensino supervisionada. No quinto capítulo fazemos uma síntese reflexiva sobre construção do presente relatório. No sexto capítulo, identificamos todo o suporte bibliográfico e legislativo que serviu de apoio à construção do presente relatório.
id RCAP_bd725e82b075cc42101cccf3234fba8e
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/4932
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação professor-aluno no ensino profissionalEscolaProfessoresAlunosInformáticaRelações professor-alunoO presente relatório enquadra-se nas unidades curriculares de Estágio Curricular I e II, pertencentes ao segundo ano do Mestrado em Ensino de Informática administrado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio pedagógico decorreu na Escola Secundária Morgado de Mateus no presente ano letivo. É objetivo deste relatório registar todas as práticas exercidas ao longo do estágio pedagógico nas suas mais diversas dimensões. É também, propósito deste relatório analisar e refletir sobre a temática “Relação Professor – Aluno nos cursos profissionais”. Este tema foi submetido a uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de fundamentar a sua relevância para o sucesso dos professores na prática docente. A abordagem deste tema também nos permitirá refletir sobre o “ser professor” no século XXI e sobre a importância dos professores de informática no âmbito da educação digital. O presente relatório encontra-se estruturado em seis partes, cada uma das partes representa um capítulo. No primeiro capítulo, enquadramos o âmbito da ação docente refletindo sobre o seu papel social. No segundo capitulo, debruçamo-nos sobre a revisão da literatura abordando o contexto da investigação, através da apresentação de conceitos importantes que se relacionam com a relação professor-aluno. No terceiro capítulo, caraterizamos o contexto em que a prática de ensino supervisionada se proporcionou. No quarto capítulo analisamos e refletimos sobre todas as dimensões da nossa prática de ensino supervisionada. No quinto capítulo fazemos uma síntese reflexiva sobre construção do presente relatório. No sexto capítulo, identificamos todo o suporte bibliográfico e legislativo que serviu de apoio à construção do presente relatório.This report is part of the curricular units Internship I and II which are part of the second year of the Masters in Teaching Computing administered by the University of Trás -os-Montes e Alto Douro. The placement was at the Secondary School Morgado de Mateus during the current school year. The purpose of this report is to record all activities carried out along the placement in all its various dimensions. It is also the purpose of this report to analyse and reflect on the theme " Teacher Relationship - Student in Professional Courses ". This theme was subject to a literature search in order to justify its relevance to the success of teachers in teaching practice. The approach in this area will also allow us to reflect on the " being a teacher " in the XXI century and the importance of computer teachers in digital education. This report is structured into six parts, each part represents a chapter. In the first chapter we fit the teaching activity within the social role and reflect on it. In the second chapter, we focus on the review of the literature addressing the research environment by presenting important concepts that relate to the "Student-Teacher Relationship" theme. In the third chapter, we look into the context in which the supervised teaching practice is provided. In the fourth chapter, we expose, analyse and reflect on different dimensions of our supervised teaching practice. In the fifth chapter we construct a reflective summary of this report. In the sixth chapter, we identified all bibliographic and legislative support that served to support the construction of this report.2015-09-17T16:27:20Z2015-09-17T00:00:00Z2015-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4932porQuitério, Sérgio dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T04:03:21Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T04:03:21Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação professor-aluno no ensino profissional
title A relação professor-aluno no ensino profissional
spellingShingle A relação professor-aluno no ensino profissional
Quitério, Sérgio dos Santos
Escola
Professores
Alunos
Informática
Relações professor-aluno
title_short A relação professor-aluno no ensino profissional
title_full A relação professor-aluno no ensino profissional
title_fullStr A relação professor-aluno no ensino profissional
title_full_unstemmed A relação professor-aluno no ensino profissional
title_sort A relação professor-aluno no ensino profissional
author Quitério, Sérgio dos Santos
author_facet Quitério, Sérgio dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quitério, Sérgio dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Professores
Alunos
Informática
Relações professor-aluno
topic Escola
Professores
Alunos
Informática
Relações professor-aluno
description O presente relatório enquadra-se nas unidades curriculares de Estágio Curricular I e II, pertencentes ao segundo ano do Mestrado em Ensino de Informática administrado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio pedagógico decorreu na Escola Secundária Morgado de Mateus no presente ano letivo. É objetivo deste relatório registar todas as práticas exercidas ao longo do estágio pedagógico nas suas mais diversas dimensões. É também, propósito deste relatório analisar e refletir sobre a temática “Relação Professor – Aluno nos cursos profissionais”. Este tema foi submetido a uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de fundamentar a sua relevância para o sucesso dos professores na prática docente. A abordagem deste tema também nos permitirá refletir sobre o “ser professor” no século XXI e sobre a importância dos professores de informática no âmbito da educação digital. O presente relatório encontra-se estruturado em seis partes, cada uma das partes representa um capítulo. No primeiro capítulo, enquadramos o âmbito da ação docente refletindo sobre o seu papel social. No segundo capitulo, debruçamo-nos sobre a revisão da literatura abordando o contexto da investigação, através da apresentação de conceitos importantes que se relacionam com a relação professor-aluno. No terceiro capítulo, caraterizamos o contexto em que a prática de ensino supervisionada se proporcionou. No quarto capítulo analisamos e refletimos sobre todas as dimensões da nossa prática de ensino supervisionada. No quinto capítulo fazemos uma síntese reflexiva sobre construção do presente relatório. No sexto capítulo, identificamos todo o suporte bibliográfico e legislativo que serviu de apoio à construção do presente relatório.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-17T16:27:20Z
2015-09-17T00:00:00Z
2015-09-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/4932
url http://hdl.handle.net/10348/4932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543120495050752