A relação professor-aluno no ensino profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/4932 |
Resumo: | O presente relatório enquadra-se nas unidades curriculares de Estágio Curricular I e II, pertencentes ao segundo ano do Mestrado em Ensino de Informática administrado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio pedagógico decorreu na Escola Secundária Morgado de Mateus no presente ano letivo. É objetivo deste relatório registar todas as práticas exercidas ao longo do estágio pedagógico nas suas mais diversas dimensões. É também, propósito deste relatório analisar e refletir sobre a temática “Relação Professor – Aluno nos cursos profissionais”. Este tema foi submetido a uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de fundamentar a sua relevância para o sucesso dos professores na prática docente. A abordagem deste tema também nos permitirá refletir sobre o “ser professor” no século XXI e sobre a importância dos professores de informática no âmbito da educação digital. O presente relatório encontra-se estruturado em seis partes, cada uma das partes representa um capítulo. No primeiro capítulo, enquadramos o âmbito da ação docente refletindo sobre o seu papel social. No segundo capitulo, debruçamo-nos sobre a revisão da literatura abordando o contexto da investigação, através da apresentação de conceitos importantes que se relacionam com a relação professor-aluno. No terceiro capítulo, caraterizamos o contexto em que a prática de ensino supervisionada se proporcionou. No quarto capítulo analisamos e refletimos sobre todas as dimensões da nossa prática de ensino supervisionada. No quinto capítulo fazemos uma síntese reflexiva sobre construção do presente relatório. No sexto capítulo, identificamos todo o suporte bibliográfico e legislativo que serviu de apoio à construção do presente relatório. |
id |
RCAP_bd725e82b075cc42101cccf3234fba8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/4932 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relação professor-aluno no ensino profissionalEscolaProfessoresAlunosInformáticaRelações professor-alunoO presente relatório enquadra-se nas unidades curriculares de Estágio Curricular I e II, pertencentes ao segundo ano do Mestrado em Ensino de Informática administrado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio pedagógico decorreu na Escola Secundária Morgado de Mateus no presente ano letivo. É objetivo deste relatório registar todas as práticas exercidas ao longo do estágio pedagógico nas suas mais diversas dimensões. É também, propósito deste relatório analisar e refletir sobre a temática “Relação Professor – Aluno nos cursos profissionais”. Este tema foi submetido a uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de fundamentar a sua relevância para o sucesso dos professores na prática docente. A abordagem deste tema também nos permitirá refletir sobre o “ser professor” no século XXI e sobre a importância dos professores de informática no âmbito da educação digital. O presente relatório encontra-se estruturado em seis partes, cada uma das partes representa um capítulo. No primeiro capítulo, enquadramos o âmbito da ação docente refletindo sobre o seu papel social. No segundo capitulo, debruçamo-nos sobre a revisão da literatura abordando o contexto da investigação, através da apresentação de conceitos importantes que se relacionam com a relação professor-aluno. No terceiro capítulo, caraterizamos o contexto em que a prática de ensino supervisionada se proporcionou. No quarto capítulo analisamos e refletimos sobre todas as dimensões da nossa prática de ensino supervisionada. No quinto capítulo fazemos uma síntese reflexiva sobre construção do presente relatório. No sexto capítulo, identificamos todo o suporte bibliográfico e legislativo que serviu de apoio à construção do presente relatório.This report is part of the curricular units Internship I and II which are part of the second year of the Masters in Teaching Computing administered by the University of Trás -os-Montes e Alto Douro. The placement was at the Secondary School Morgado de Mateus during the current school year. The purpose of this report is to record all activities carried out along the placement in all its various dimensions. It is also the purpose of this report to analyse and reflect on the theme " Teacher Relationship - Student in Professional Courses ". This theme was subject to a literature search in order to justify its relevance to the success of teachers in teaching practice. The approach in this area will also allow us to reflect on the " being a teacher " in the XXI century and the importance of computer teachers in digital education. This report is structured into six parts, each part represents a chapter. In the first chapter we fit the teaching activity within the social role and reflect on it. In the second chapter, we focus on the review of the literature addressing the research environment by presenting important concepts that relate to the "Student-Teacher Relationship" theme. In the third chapter, we look into the context in which the supervised teaching practice is provided. In the fourth chapter, we expose, analyse and reflect on different dimensions of our supervised teaching practice. In the fifth chapter we construct a reflective summary of this report. In the sixth chapter, we identified all bibliographic and legislative support that served to support the construction of this report.2015-09-17T16:27:20Z2015-09-17T00:00:00Z2015-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4932porQuitério, Sérgio dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T04:03:21Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T04:03:21Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação professor-aluno no ensino profissional |
title |
A relação professor-aluno no ensino profissional |
spellingShingle |
A relação professor-aluno no ensino profissional Quitério, Sérgio dos Santos Escola Professores Alunos Informática Relações professor-aluno |
title_short |
A relação professor-aluno no ensino profissional |
title_full |
A relação professor-aluno no ensino profissional |
title_fullStr |
A relação professor-aluno no ensino profissional |
title_full_unstemmed |
A relação professor-aluno no ensino profissional |
title_sort |
A relação professor-aluno no ensino profissional |
author |
Quitério, Sérgio dos Santos |
author_facet |
Quitério, Sérgio dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quitério, Sérgio dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Professores Alunos Informática Relações professor-aluno |
topic |
Escola Professores Alunos Informática Relações professor-aluno |
description |
O presente relatório enquadra-se nas unidades curriculares de Estágio Curricular I e II, pertencentes ao segundo ano do Mestrado em Ensino de Informática administrado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio pedagógico decorreu na Escola Secundária Morgado de Mateus no presente ano letivo. É objetivo deste relatório registar todas as práticas exercidas ao longo do estágio pedagógico nas suas mais diversas dimensões. É também, propósito deste relatório analisar e refletir sobre a temática “Relação Professor – Aluno nos cursos profissionais”. Este tema foi submetido a uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de fundamentar a sua relevância para o sucesso dos professores na prática docente. A abordagem deste tema também nos permitirá refletir sobre o “ser professor” no século XXI e sobre a importância dos professores de informática no âmbito da educação digital. O presente relatório encontra-se estruturado em seis partes, cada uma das partes representa um capítulo. No primeiro capítulo, enquadramos o âmbito da ação docente refletindo sobre o seu papel social. No segundo capitulo, debruçamo-nos sobre a revisão da literatura abordando o contexto da investigação, através da apresentação de conceitos importantes que se relacionam com a relação professor-aluno. No terceiro capítulo, caraterizamos o contexto em que a prática de ensino supervisionada se proporcionou. No quarto capítulo analisamos e refletimos sobre todas as dimensões da nossa prática de ensino supervisionada. No quinto capítulo fazemos uma síntese reflexiva sobre construção do presente relatório. No sexto capítulo, identificamos todo o suporte bibliográfico e legislativo que serviu de apoio à construção do presente relatório. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-17T16:27:20Z 2015-09-17T00:00:00Z 2015-09-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/4932 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/4932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543120495050752 |