Relevância do Relações Públicas em Instituições ligadas a Causas Sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jéssica Fonseca
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6710
Resumo: O tema desta investigação ? a relevância de um relações públicas [RP] em instituições ligadas a causas sociais ? levou-nos a conhecer a realidade institucional de uma organização sem fins lucrativos e de âmbito social, a Associação Coração Delta, para dar legitimidade ao estudo através da presença no acontecimento. A importância da organização é refletida no primeiro capítulo. A nossa investigação partiu do modelo de gestão preferencial por parte das organizações do terceiro setor, o marketing social. Das ferramentas disponibilizadas pelo mix de marketing social a uma entidade voltada para causas, damos primazia à comunicação, uma ferramenta imprescindível em entidades sem fins lucrativos, tanto na dimensão construtiva, imagem organizacional, como no fator de divulgação da mensagem, passos que lhe estão subjacentes. Ao estudar a comunicação na administração da entidade voltada para causas, encontramos o papel do RP assim como o método que utiliza no ato de comunicar e a importância do seu trabalho direcionado para causas, e suas usuais práticas. Tudo trabalhando para o equilíbrio de relações entre a entidade que representa e o auditório. Foi proposta, depois das investigações feitas, uma grelha de inventariação de RP. Esboço que nos levou, na parte conclusiva, a tecer algumas considerações sobre o papel do RP enquanto agente comunicativo numa instituição dedicada a causas. A utilização do instrumento refletiu-se na última parte do relatório, onde foram descritas algumas exigências e desafios inerentes à concretização do estágio e ao papel de um RP de causas em instituições cuja preocupação é o público.
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