Mini-Autocarros eléctricos da cidade de Coimbra : estudo de melhoria da eficiência energética, propostas e sua viabilidade técnico-económica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/16901 |
Resumo: | Esta tese de mestrado apresenta uma análise comparativa de utilização e custos entre duas químicas de baterias diferentes com o objectivo de melhorar a eficiência energética dos mini-autocarros eléctricos de Coimbra, que actualmente utilizam baterias de ácido-chumbo. Para o próposito foi desenvolvida a representação energética macroscópica do modelo do mini-autocarro incluindo o seu controlo e estratégia. Para a correcta análise do comportamento do mini-autocarro foram recolhidos os dados GPS do percurso com especial atenção aos declives. A alternativa de bateria de iões de lítio foi escolhida considerando a mesma tensão, capacidade e o espaço dísponivel no mini-autocarro para o sistema de armazenamento de energia. Os resultados da simulação irão ajudar a maximização das variáveis técnicas e económicas. O trabalho é concluído com a apresentação de resultados para apoiar a decisão de futros investimentos em novas baterias. |
id |
RCAP_bd7fb70dc24ed92e0442dea825c02d7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/16901 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mini-Autocarros eléctricos da cidade de Coimbra : estudo de melhoria da eficiência energética, propostas e sua viabilidade técnico-económicaMobilidade sustentávelMini-autocarro eléctricoTecnologia de bateriasRepresentação Energética MacroscópicaAnálise económicaEsta tese de mestrado apresenta uma análise comparativa de utilização e custos entre duas químicas de baterias diferentes com o objectivo de melhorar a eficiência energética dos mini-autocarros eléctricos de Coimbra, que actualmente utilizam baterias de ácido-chumbo. Para o próposito foi desenvolvida a representação energética macroscópica do modelo do mini-autocarro incluindo o seu controlo e estratégia. Para a correcta análise do comportamento do mini-autocarro foram recolhidos os dados GPS do percurso com especial atenção aos declives. A alternativa de bateria de iões de lítio foi escolhida considerando a mesma tensão, capacidade e o espaço dísponivel no mini-autocarro para o sistema de armazenamento de energia. Os resultados da simulação irão ajudar a maximização das variáveis técnicas e económicas. O trabalho é concluído com a apresentação de resultados para apoiar a decisão de futros investimentos em novas baterias.Pereirinha, Paulo José GameiroTrovão, João Pedro FernandesRepositório ComumFaria, Nuno Miguel da Silva2016-12-19T12:13:02Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16901201434539porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:34.217884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mini-Autocarros eléctricos da cidade de Coimbra : estudo de melhoria da eficiência energética, propostas e sua viabilidade técnico-económica |
title |
Mini-Autocarros eléctricos da cidade de Coimbra : estudo de melhoria da eficiência energética, propostas e sua viabilidade técnico-económica |
spellingShingle |
Mini-Autocarros eléctricos da cidade de Coimbra : estudo de melhoria da eficiência energética, propostas e sua viabilidade técnico-económica Faria, Nuno Miguel da Silva Mobilidade sustentável Mini-autocarro eléctrico Tecnologia de baterias Representação Energética Macroscópica Análise económica |
title_short |
Mini-Autocarros eléctricos da cidade de Coimbra : estudo de melhoria da eficiência energética, propostas e sua viabilidade técnico-económica |
title_full |
Mini-Autocarros eléctricos da cidade de Coimbra : estudo de melhoria da eficiência energética, propostas e sua viabilidade técnico-económica |
title_fullStr |
Mini-Autocarros eléctricos da cidade de Coimbra : estudo de melhoria da eficiência energética, propostas e sua viabilidade técnico-económica |
title_full_unstemmed |
Mini-Autocarros eléctricos da cidade de Coimbra : estudo de melhoria da eficiência energética, propostas e sua viabilidade técnico-económica |
title_sort |
Mini-Autocarros eléctricos da cidade de Coimbra : estudo de melhoria da eficiência energética, propostas e sua viabilidade técnico-económica |
author |
Faria, Nuno Miguel da Silva |
author_facet |
Faria, Nuno Miguel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereirinha, Paulo José Gameiro Trovão, João Pedro Fernandes Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Nuno Miguel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobilidade sustentável Mini-autocarro eléctrico Tecnologia de baterias Representação Energética Macroscópica Análise económica |
topic |
Mobilidade sustentável Mini-autocarro eléctrico Tecnologia de baterias Representação Energética Macroscópica Análise económica |
description |
Esta tese de mestrado apresenta uma análise comparativa de utilização e custos entre duas químicas de baterias diferentes com o objectivo de melhorar a eficiência energética dos mini-autocarros eléctricos de Coimbra, que actualmente utilizam baterias de ácido-chumbo. Para o próposito foi desenvolvida a representação energética macroscópica do modelo do mini-autocarro incluindo o seu controlo e estratégia. Para a correcta análise do comportamento do mini-autocarro foram recolhidos os dados GPS do percurso com especial atenção aos declives. A alternativa de bateria de iões de lítio foi escolhida considerando a mesma tensão, capacidade e o espaço dísponivel no mini-autocarro para o sistema de armazenamento de energia. Os resultados da simulação irão ajudar a maximização das variáveis técnicas e económicas. O trabalho é concluído com a apresentação de resultados para apoiar a decisão de futros investimentos em novas baterias. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-12-19T12:13:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/16901 201434539 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/16901 |
identifier_str_mv |
201434539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130020324573184 |