Mini-Autocarros eléctricos da cidade de Coimbra : estudo de melhoria da eficiência energética, propostas e sua viabilidade técnico-económica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Nuno Miguel da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/16901
Resumo: Esta tese de mestrado apresenta uma análise comparativa de utilização e custos entre duas químicas de baterias diferentes com o objectivo de melhorar a eficiência energética dos mini-autocarros eléctricos de Coimbra, que actualmente utilizam baterias de ácido-chumbo. Para o próposito foi desenvolvida a representação energética macroscópica do modelo do mini-autocarro incluindo o seu controlo e estratégia. Para a correcta análise do comportamento do mini-autocarro foram recolhidos os dados GPS do percurso com especial atenção aos declives. A alternativa de bateria de iões de lítio foi escolhida considerando a mesma tensão, capacidade e o espaço dísponivel no mini-autocarro para o sistema de armazenamento de energia. Os resultados da simulação irão ajudar a maximização das variáveis técnicas e económicas. O trabalho é concluído com a apresentação de resultados para apoiar a decisão de futros investimentos em novas baterias.
id RCAP_bd7fb70dc24ed92e0442dea825c02d7d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/16901
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mini-Autocarros eléctricos da cidade de Coimbra : estudo de melhoria da eficiência energética, propostas e sua viabilidade técnico-económicaMobilidade sustentávelMini-autocarro eléctricoTecnologia de bateriasRepresentação Energética MacroscópicaAnálise económicaEsta tese de mestrado apresenta uma análise comparativa de utilização e custos entre duas químicas de baterias diferentes com o objectivo de melhorar a eficiência energética dos mini-autocarros eléctricos de Coimbra, que actualmente utilizam baterias de ácido-chumbo. Para o próposito foi desenvolvida a representação energética macroscópica do modelo do mini-autocarro incluindo o seu controlo e estratégia. Para a correcta análise do comportamento do mini-autocarro foram recolhidos os dados GPS do percurso com especial atenção aos declives. A alternativa de bateria de iões de lítio foi escolhida considerando a mesma tensão, capacidade e o espaço dísponivel no mini-autocarro para o sistema de armazenamento de energia. Os resultados da simulação irão ajudar a maximização das variáveis técnicas e económicas. O trabalho é concluído com a apresentação de resultados para apoiar a decisão de futros investimentos em novas baterias.Pereirinha, Paulo José GameiroTrovão, João Pedro FernandesRepositório ComumFaria, Nuno Miguel da Silva2016-12-19T12:13:02Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16901201434539porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:34.217884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mini-Autocarros eléctricos da cidade de Coimbra : estudo de melhoria da eficiência energética, propostas e sua viabilidade técnico-económica
title Mini-Autocarros eléctricos da cidade de Coimbra : estudo de melhoria da eficiência energética, propostas e sua viabilidade técnico-económica
spellingShingle Mini-Autocarros eléctricos da cidade de Coimbra : estudo de melhoria da eficiência energética, propostas e sua viabilidade técnico-económica
Faria, Nuno Miguel da Silva
Mobilidade sustentável
Mini-autocarro eléctrico
Tecnologia de baterias
Representação Energética Macroscópica
Análise económica
title_short Mini-Autocarros eléctricos da cidade de Coimbra : estudo de melhoria da eficiência energética, propostas e sua viabilidade técnico-económica
title_full Mini-Autocarros eléctricos da cidade de Coimbra : estudo de melhoria da eficiência energética, propostas e sua viabilidade técnico-económica
title_fullStr Mini-Autocarros eléctricos da cidade de Coimbra : estudo de melhoria da eficiência energética, propostas e sua viabilidade técnico-económica
title_full_unstemmed Mini-Autocarros eléctricos da cidade de Coimbra : estudo de melhoria da eficiência energética, propostas e sua viabilidade técnico-económica
title_sort Mini-Autocarros eléctricos da cidade de Coimbra : estudo de melhoria da eficiência energética, propostas e sua viabilidade técnico-económica
author Faria, Nuno Miguel da Silva
author_facet Faria, Nuno Miguel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereirinha, Paulo José Gameiro
Trovão, João Pedro Fernandes
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Nuno Miguel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade sustentável
Mini-autocarro eléctrico
Tecnologia de baterias
Representação Energética Macroscópica
Análise económica
topic Mobilidade sustentável
Mini-autocarro eléctrico
Tecnologia de baterias
Representação Energética Macroscópica
Análise económica
description Esta tese de mestrado apresenta uma análise comparativa de utilização e custos entre duas químicas de baterias diferentes com o objectivo de melhorar a eficiência energética dos mini-autocarros eléctricos de Coimbra, que actualmente utilizam baterias de ácido-chumbo. Para o próposito foi desenvolvida a representação energética macroscópica do modelo do mini-autocarro incluindo o seu controlo e estratégia. Para a correcta análise do comportamento do mini-autocarro foram recolhidos os dados GPS do percurso com especial atenção aos declives. A alternativa de bateria de iões de lítio foi escolhida considerando a mesma tensão, capacidade e o espaço dísponivel no mini-autocarro para o sistema de armazenamento de energia. Os resultados da simulação irão ajudar a maximização das variáveis técnicas e económicas. O trabalho é concluído com a apresentação de resultados para apoiar a decisão de futros investimentos em novas baterias.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-12-19T12:13:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/16901
201434539
url http://hdl.handle.net/10400.26/16901
identifier_str_mv 201434539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130020324573184