Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300015 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi descrever e analisar como se configuram as competências docentes, ideais e reais, na educação a distância (EAD), na percepção de discentes e docentes de um curso de graduação em Administração de uma instituição particular brasileira. O referencial teórico abordou competência profissional docente e especificidades na EAD. O estudo de caso, exploratório e descritivo, contou com abordagens quantitativa e qualitativa (triangulação). 107 questionários foram respondidos por alunos e foram realizadas 10 entrevistas (5 alunos, 5 professores). Os resultados apontaram um desnível entre o que se espera do professor e o que ele efetivamente vem realizando junto aos alunos, fato preocupante para todos os envolvidos. Diante dos achados e das limitações, sugestões para pesquisas futuras foram alinhadas. |
id |
RCAP_bd8f8c1ca1cc765fb9c8e3eaea6a6402 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-84582014000300015 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileiraCompetência profissionalcompetência docenteeducação a distânciaadministraçãoprofessorO objetivo desse estudo foi descrever e analisar como se configuram as competências docentes, ideais e reais, na educação a distância (EAD), na percepção de discentes e docentes de um curso de graduação em Administração de uma instituição particular brasileira. O referencial teórico abordou competência profissional docente e especificidades na EAD. O estudo de caso, exploratório e descritivo, contou com abordagens quantitativa e qualitativa (triangulação). 107 questionários foram respondidos por alunos e foram realizadas 10 entrevistas (5 alunos, 5 professores). Os resultados apontaram um desnível entre o que se espera do professor e o que ele efetivamente vem realizando junto aos alunos, fato preocupante para todos os envolvidos. Diante dos achados e das limitações, sugestões para pesquisas futuras foram alinhadas.Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve2014-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300015Tourism & Management Studies v.10 n.Especial 2014reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300015Paiva,Kely César Martins deBarros,Valéria RezendeMendonça,José Ricardo CostaSantos,Andreia de OliveiraDutra,Michelle Regina Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:28:59Zoai:scielo:S2182-84582014000300015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:04.896089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira |
title |
Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira |
spellingShingle |
Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira Paiva,Kely César Martins de Competência profissional competência docente educação a distância administração professor |
title_short |
Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira |
title_full |
Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira |
title_fullStr |
Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira |
title_full_unstemmed |
Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira |
title_sort |
Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira |
author |
Paiva,Kely César Martins de |
author_facet |
Paiva,Kely César Martins de Barros,Valéria Rezende Mendonça,José Ricardo Costa Santos,Andreia de Oliveira Dutra,Michelle Regina Santana |
author_role |
author |
author2 |
Barros,Valéria Rezende Mendonça,José Ricardo Costa Santos,Andreia de Oliveira Dutra,Michelle Regina Santana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva,Kely César Martins de Barros,Valéria Rezende Mendonça,José Ricardo Costa Santos,Andreia de Oliveira Dutra,Michelle Regina Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência profissional competência docente educação a distância administração professor |
topic |
Competência profissional competência docente educação a distância administração professor |
description |
O objetivo desse estudo foi descrever e analisar como se configuram as competências docentes, ideais e reais, na educação a distância (EAD), na percepção de discentes e docentes de um curso de graduação em Administração de uma instituição particular brasileira. O referencial teórico abordou competência profissional docente e especificidades na EAD. O estudo de caso, exploratório e descritivo, contou com abordagens quantitativa e qualitativa (triangulação). 107 questionários foram respondidos por alunos e foram realizadas 10 entrevistas (5 alunos, 5 professores). Os resultados apontaram um desnível entre o que se espera do professor e o que ele efetivamente vem realizando junto aos alunos, fato preocupante para todos os envolvidos. Diante dos achados e das limitações, sugestões para pesquisas futuras foram alinhadas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300015 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tourism & Management Studies v.10 n.Especial 2014 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137390814560256 |