Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva,Kely César Martins de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Barros,Valéria Rezende, Mendonça,José Ricardo Costa, Santos,Andreia de Oliveira, Dutra,Michelle Regina Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300015
Resumo: O objetivo desse estudo foi descrever e analisar como se configuram as competências docentes, ideais e reais, na educação a distância (EAD), na percepção de discentes e docentes de um curso de graduação em Administração de uma instituição particular brasileira. O referencial teórico abordou competência profissional docente e especificidades na EAD. O estudo de caso, exploratório e descritivo, contou com abordagens quantitativa e qualitativa (triangulação). 107 questionários foram respondidos por alunos e foram realizadas 10 entrevistas (5 alunos, 5 professores). Os resultados apontaram um desnível entre o que se espera do professor e o que ele efetivamente vem realizando junto aos alunos, fato preocupante para todos os envolvidos. Diante dos achados e das limitações, sugestões para pesquisas futuras foram alinhadas.
id RCAP_bd8f8c1ca1cc765fb9c8e3eaea6a6402
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-84582014000300015
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileiraCompetência profissionalcompetência docenteeducação a distânciaadministraçãoprofessorO objetivo desse estudo foi descrever e analisar como se configuram as competências docentes, ideais e reais, na educação a distância (EAD), na percepção de discentes e docentes de um curso de graduação em Administração de uma instituição particular brasileira. O referencial teórico abordou competência profissional docente e especificidades na EAD. O estudo de caso, exploratório e descritivo, contou com abordagens quantitativa e qualitativa (triangulação). 107 questionários foram respondidos por alunos e foram realizadas 10 entrevistas (5 alunos, 5 professores). Os resultados apontaram um desnível entre o que se espera do professor e o que ele efetivamente vem realizando junto aos alunos, fato preocupante para todos os envolvidos. Diante dos achados e das limitações, sugestões para pesquisas futuras foram alinhadas.Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve2014-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300015Tourism & Management Studies v.10 n.Especial 2014reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300015Paiva,Kely César Martins deBarros,Valéria RezendeMendonça,José Ricardo CostaSantos,Andreia de OliveiraDutra,Michelle Regina Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:28:59Zoai:scielo:S2182-84582014000300015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:04.896089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira
title Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira
spellingShingle Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira
Paiva,Kely César Martins de
Competência profissional
competência docente
educação a distância
administração
professor
title_short Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira
title_full Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira
title_fullStr Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira
title_full_unstemmed Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira
title_sort Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira
author Paiva,Kely César Martins de
author_facet Paiva,Kely César Martins de
Barros,Valéria Rezende
Mendonça,José Ricardo Costa
Santos,Andreia de Oliveira
Dutra,Michelle Regina Santana
author_role author
author2 Barros,Valéria Rezende
Mendonça,José Ricardo Costa
Santos,Andreia de Oliveira
Dutra,Michelle Regina Santana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva,Kely César Martins de
Barros,Valéria Rezende
Mendonça,José Ricardo Costa
Santos,Andreia de Oliveira
Dutra,Michelle Regina Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Competência profissional
competência docente
educação a distância
administração
professor
topic Competência profissional
competência docente
educação a distância
administração
professor
description O objetivo desse estudo foi descrever e analisar como se configuram as competências docentes, ideais e reais, na educação a distância (EAD), na percepção de discentes e docentes de um curso de graduação em Administração de uma instituição particular brasileira. O referencial teórico abordou competência profissional docente e especificidades na EAD. O estudo de caso, exploratório e descritivo, contou com abordagens quantitativa e qualitativa (triangulação). 107 questionários foram respondidos por alunos e foram realizadas 10 entrevistas (5 alunos, 5 professores). Os resultados apontaram um desnível entre o que se espera do professor e o que ele efetivamente vem realizando junto aos alunos, fato preocupante para todos os envolvidos. Diante dos achados e das limitações, sugestões para pesquisas futuras foram alinhadas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300015
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
dc.source.none.fl_str_mv Tourism & Management Studies v.10 n.Especial 2014
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137390814560256