Intervenção precoce na criança com perturbações da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ana Paula Castro 
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7191
Resumo: As perturbações da linguagem são uma rutura no desenvolvimento normal do processo de aquisição da linguagem e influenciam o normal desenvolvimento da criança quer a nível individual, quer a nível social. O educador de infância desempenha um papel crucial na identificação e deteção precoce das crianças com perturbações da linguagem, para tal, é importante a utilização de ferramentas necessárias para intervir com as mesmas. É em consequência, que surge o objeto de estudo desta investigação – Intervenção precoce nas perturbações da linguagem, ao qual pretende dar resposta aos objetivos: identificar os diferentes tipos de perturbações da linguagem e suas estratégias de intervenção precoce, articular com os diferentes técnicos, em particular com o terapeuta da fala, e envolver as crianças da sala e família, como meio de inclusão educativa e social. O presente estudo recolheu dados da sua amostra – terapeutas da fala que muito ajudaram e contribuíram para a concretização dos objetivos da investigação. Os instrumentos utilizados nesta recolha de dados foram o questionário a terapeutas da fala e a entrevista em Focus Group a técnicos da ELI. Pela discussão dos resultados, verificamos que a maioria dos técnicos foram unânimes ao afirmar a importância e a necessidade de articular com o educador de infância para uma melhor prevenção e intervenção com a criança, por meio da troca de informações e de estratégias de intervenção, em contexto escolar. Este estudo permitiu que os educadores de infância adquirissem orientações e estratégias para o seu trabalho para desenvolver com as crianças com perturbações da linguagem.
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