O que escondem os edifícios?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreira, Eva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.29352/mill0214e.34406
Resumo: Foi esta a pergunta que serviu de mote para um projeto de práticas pedagógicas inovadoras no âmbito da Engenharia Civil. A ideia é garantir um papel mais ativo dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, utilizando montagens experimentais e equipamentos de diagnóstico, que lhes permitem movimentar-se num laboratório vivo, aplicando ferramentas de diagnóstico inovadoras para observar o que está “escondido” pelas camadas mais superficiais que revestem os edifícios. No entanto, a pergunta “O que escondem os edifícios?” é pertinente, não só do ponto de vista pedagógico, mas também do ponto de vista profissional, quer para aqueles que trabalham no setor da construção e reabilitação de edifícios, quer para aqueles que desenvolvem investigação nessa área. Realmente, os edifícios são sistemas muito complexos, constituídos por diversas camadas sobrepostas, sendo apenas as mais exteriores as que são diretamente observáveis. Contudo, são muitas vezes as camadas mais interiores que mais condicionam o desempenho dos edifícios e que permitem garantir as exigências fundamentais e indispensáveis para que possam ser utilizados com qualidade. Este aspeto é ainda mais relevante quanto falamos em reabilitação de edifícios. Se se procurar num dicionário de referência, a palavra reabilitar significa regenerar ou recuperar, total ou parcialmente. Apesar deste conceito ter surgido noutros domínios científicos e sociais, rapidamente foi adotado com muito sucesso ao setor da construção, sobretudo, dos edifícios.
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Realmente, os edifícios são sistemas muito complexos, constituídos por diversas camadas sobrepostas, sendo apenas as mais exteriores as que são diretamente observáveis. Contudo, são muitas vezes as camadas mais interiores que mais condicionam o desempenho dos edifícios e que permitem garantir as exigências fundamentais e indispensáveis para que possam ser utilizados com qualidade. Este aspeto é ainda mais relevante quanto falamos em reabilitação de edifícios. Se se procurar num dicionário de referência, a palavra reabilitar significa regenerar ou recuperar, total ou parcialmente. Apesar deste conceito ter surgido noutros domínios científicos e sociais, rapidamente foi adotado com muito sucesso ao setor da construção, sobretudo, dos edifícios.This was the base question for a project of innovative pedagogical practices in the field of Civil Engineering. The idea is to ensure a more active role for students in the teaching and learning process, using experimental setups and diagnostic equipment, which allow them to work in a living laboratory, applying innovative diagnostic tools to see what is "hidden" by the most superficial layers of buildings. However, the question "What do buildings hide?" is pertinent, not only from a pedagogical point of view, but also from a professional point of view, both for those who work in the construction and rehabilitation of buildings sector and for those who carry out research in this area. Indeed, buildings are very complex systems, made up by several overlapping layers, of which only the outermost ones being directly observable. However, it is often the inner layers that most influence the performance of buildings and that make it possible to guarantee the fundamental and indispensable requirements for them to be used with quality. This aspect is even more relevant when we talk about building rehabilitation. According to the dictionary, the word "rehabilitate" means to regenerate or recover, on its whole or just partly. Although this concept emerged in other scientific and social fields, it was quickly adopted with great success in the construction sector, especially buildings.Esta fue la pregunta que sirvió de lema a un proyecto de prácticas pedagógicas innovadoras en el campo de la Ingeniería Civil. La idea es garantizar un papel más activo de los estudiantes en el proceso de enseñanza y aprendizaje, utilizando montajes experimentales y equipos de diagnóstico que les permitan moverse en un laboratorio vivo, aplicando herramientas de diagnóstico innovadoras para observar lo que "ocultan" las capas más superficiales que recubren los edificios. Sin embargo, la pregunta "¿Qué esconden los edificios?" es pertinente no sólo desde el punto de vista pedagógico, sino también desde el punto de vista profesional, tanto para quienes trabajan en el sector de la construcción y la rehabilitación de edificios como para quienes investigan en este ámbito. Los edificios son sistemas muy complejos, formados por varias capas superpuestas, de las que sólo las más externas son directamente observables. Sin embargo, a menudo son las capas más internas las que más condicionan el rendimiento de los edificios y garantizan los requisitos fundamentales e indispensables para que puedan utilizarse con calidad. Este aspecto es aún más relevante cuando hablamos de rehabilitar edificios. Si se busca en un diccionario de referencia, la palabra rehabilitar significa regenerar o recuperar, total o parcialmente. Aunque este concepto surgió en otros campos científicos y sociales, rápidamente se adoptó con gran éxito en el sector de la construcción, especialmente en el de los edificios.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2024-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29352/mill0214e.34406por1647-662X0873-3015Barreira, Evainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T15:22:41Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/34406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:22.074668Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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