O FAMILIAR CUIDADOR FACE À PROXIMIDADE DA MORTE DO DOENTE ONCOLÓGICO EM FIM DE VIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Isabel
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Torres, Gilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4709
https://doi.org/10.5205/01012007
Resumo: RESUMO Objetivo: compreender o processo de luto dos familiares face ao doente oncológico em fim de vida. Método: estudo de caso, exploratório, de abordagem qualitativa, com análise do discurso dos sujeitos, a partir da questão de partida: Como reage a família perante a proximidade da morte e como se processa o luto? A colheita de dados foi realizada por meio de entrevistas gravadas a dez familiares que acompanhavam doentes oncológicos em fase terminal no domicilio. Antes de iniciar o estudo, os familiares foram informados sobre o tema, os objetivos, a finalidade e a possível utilidade do mesmo. Resultados: após a análise das entrevistas surgiram as seguintes categorias: Preparação, Início do Fim e Percepção do doente. Em cada categoria as subcategorias inferidas na análise. Conclusão: face à proximidade da morte, o familiar deseja permanecer junto do doente. Por outro lado, o doente manifesta o desejo de morrer em casa. O processo de luto numa fase inicial, manifesta-se com a expressão de sentimentos, que são predominantemente: a revolta e a tristeza. Os rituais fúnebres são de extrema importância para o desenvolvimento do processo de luto.
id RCAP_bdb34d933a48fe7fcee8042b361d08cd
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4709
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O FAMILIAR CUIDADOR FACE À PROXIMIDADE DA MORTE DO DOENTE ONCOLÓGICO EM FIM DE VIDADoente terminalFamiliar cuidadorLutoMorteRESUMO Objetivo: compreender o processo de luto dos familiares face ao doente oncológico em fim de vida. Método: estudo de caso, exploratório, de abordagem qualitativa, com análise do discurso dos sujeitos, a partir da questão de partida: Como reage a família perante a proximidade da morte e como se processa o luto? A colheita de dados foi realizada por meio de entrevistas gravadas a dez familiares que acompanhavam doentes oncológicos em fase terminal no domicilio. Antes de iniciar o estudo, os familiares foram informados sobre o tema, os objetivos, a finalidade e a possível utilidade do mesmo. Resultados: após a análise das entrevistas surgiram as seguintes categorias: Preparação, Início do Fim e Percepção do doente. Em cada categoria as subcategorias inferidas na análise. Conclusão: face à proximidade da morte, o familiar deseja permanecer junto do doente. Por outro lado, o doente manifesta o desejo de morrer em casa. O processo de luto numa fase inicial, manifesta-se com a expressão de sentimentos, que são predominantemente: a revolta e a tristeza. Os rituais fúnebres são de extrema importância para o desenvolvimento do processo de luto.Journal of Nursing UFPE on line [JNUOL]/Revista de Enfermagem UFPE on line [REUOL]2012-01-31T02:45:47Z2012-01-312011-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4709http://hdl.handle.net/10174/4709https://doi.org/10.5205/01012007porCORREIA, I., TORRES, G.. The family caregiver in the face of the sick near death oncological end of life. Journal of Nursing UFPE on line [JNUOL]/Revista de Enfermagem UFPE on line [REUOL] (DOI: 10.5205/01012007), América do Norte, 5, mar. 2011. Disponível em: http://www.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/1781. Acesso em: 19 Jan. 2012.icorreia@uevora.ptgvt@ufrnet.brCorreia, IsabelTorres, Gilsoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:41:26Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:16.636020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O FAMILIAR CUIDADOR FACE À PROXIMIDADE DA MORTE DO DOENTE ONCOLÓGICO EM FIM DE VIDA
title O FAMILIAR CUIDADOR FACE À PROXIMIDADE DA MORTE DO DOENTE ONCOLÓGICO EM FIM DE VIDA
spellingShingle O FAMILIAR CUIDADOR FACE À PROXIMIDADE DA MORTE DO DOENTE ONCOLÓGICO EM FIM DE VIDA
Correia, Isabel
Doente terminal
Familiar cuidador
Luto
Morte
title_short O FAMILIAR CUIDADOR FACE À PROXIMIDADE DA MORTE DO DOENTE ONCOLÓGICO EM FIM DE VIDA
title_full O FAMILIAR CUIDADOR FACE À PROXIMIDADE DA MORTE DO DOENTE ONCOLÓGICO EM FIM DE VIDA
title_fullStr O FAMILIAR CUIDADOR FACE À PROXIMIDADE DA MORTE DO DOENTE ONCOLÓGICO EM FIM DE VIDA
title_full_unstemmed O FAMILIAR CUIDADOR FACE À PROXIMIDADE DA MORTE DO DOENTE ONCOLÓGICO EM FIM DE VIDA
title_sort O FAMILIAR CUIDADOR FACE À PROXIMIDADE DA MORTE DO DOENTE ONCOLÓGICO EM FIM DE VIDA
author Correia, Isabel
author_facet Correia, Isabel
Torres, Gilson
author_role author
author2 Torres, Gilson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Isabel
Torres, Gilson
dc.subject.por.fl_str_mv Doente terminal
Familiar cuidador
Luto
Morte
topic Doente terminal
Familiar cuidador
Luto
Morte
description RESUMO Objetivo: compreender o processo de luto dos familiares face ao doente oncológico em fim de vida. Método: estudo de caso, exploratório, de abordagem qualitativa, com análise do discurso dos sujeitos, a partir da questão de partida: Como reage a família perante a proximidade da morte e como se processa o luto? A colheita de dados foi realizada por meio de entrevistas gravadas a dez familiares que acompanhavam doentes oncológicos em fase terminal no domicilio. Antes de iniciar o estudo, os familiares foram informados sobre o tema, os objetivos, a finalidade e a possível utilidade do mesmo. Resultados: após a análise das entrevistas surgiram as seguintes categorias: Preparação, Início do Fim e Percepção do doente. Em cada categoria as subcategorias inferidas na análise. Conclusão: face à proximidade da morte, o familiar deseja permanecer junto do doente. Por outro lado, o doente manifesta o desejo de morrer em casa. O processo de luto numa fase inicial, manifesta-se com a expressão de sentimentos, que são predominantemente: a revolta e a tristeza. Os rituais fúnebres são de extrema importância para o desenvolvimento do processo de luto.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-05T00:00:00Z
2012-01-31T02:45:47Z
2012-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4709
http://hdl.handle.net/10174/4709
https://doi.org/10.5205/01012007
url http://hdl.handle.net/10174/4709
https://doi.org/10.5205/01012007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CORREIA, I., TORRES, G.. The family caregiver in the face of the sick near death oncological end of life. Journal of Nursing UFPE on line [JNUOL]/Revista de Enfermagem UFPE on line [REUOL] (DOI: 10.5205/01012007), América do Norte, 5, mar. 2011. Disponível em: http://www.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/1781. Acesso em: 19 Jan. 2012.
icorreia@uevora.pt
gvt@ufrnet.br
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Journal of Nursing UFPE on line [JNUOL]/Revista de Enfermagem UFPE on line [REUOL]
publisher.none.fl_str_mv Journal of Nursing UFPE on line [JNUOL]/Revista de Enfermagem UFPE on line [REUOL]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136475337457664