Atendimento integrado vs. pobreza e exclusão social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/9212 |
Resumo: | Ao longo do tempo a Pobreza e a Exclusão Social têm-se assumido como fenómenos presentes na nossa sociedade. O início do capitalismo trouxe consigo valores de cariz caritativo e assistencialista que pretendiam controlar as pessoas em situação de pobreza, não se pretendia acabar com esse fenómeno, mas sim controlá-lo, isto porque a pobreza estava associada à própria condição humana e tinha, necessariamente, de existir. Ao longo dos tempos foram sendo reformuladas as respostas existentes, emergiu o conceito de direitos e o seu pleno acesso, associado ao conceito de cidadania e, por este motivo, as respostas começaram a ser pensadas sob outra perspetiva, pretendiam-se colmatar as situações de pobreza, com o objetivo máximo de atingir o acesso digno aos bens e serviços disponíveis na sociedade, responsabilizando, também, o Estado pelo bem-estar dos seus cidadãos. O Atendimento Integrado (AI) surge como uma dessas respostas, pensadas para assegurar uma maior acessibilidade das famílias ao respetivo atendimento e, entre outros elementos, promover o exercício de cidadania dos beneficiários. Deste modo, pretende-se, através do presente estudo, perceber se o referido atendimento vem, de facto, promover a capacitação dos seus beneficiários O estudo mencionado é de natureza descritiva, tendo subjacente o método qualitativo. Pretende-se conhecer a perspetiva dos indivíduos relativamente ao Atendimento Integrado, querendo, deste modo, perceber se, durante o período em que as pessoas são acompanhadas, o processo de empowerment é valorizado e de que forma. |
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Atendimento integrado vs. pobreza e exclusão socialPobrezaExclusão socialAtendimento integradoEmpowermentPovertySocial exclusionIntegrated careAo longo do tempo a Pobreza e a Exclusão Social têm-se assumido como fenómenos presentes na nossa sociedade. O início do capitalismo trouxe consigo valores de cariz caritativo e assistencialista que pretendiam controlar as pessoas em situação de pobreza, não se pretendia acabar com esse fenómeno, mas sim controlá-lo, isto porque a pobreza estava associada à própria condição humana e tinha, necessariamente, de existir. Ao longo dos tempos foram sendo reformuladas as respostas existentes, emergiu o conceito de direitos e o seu pleno acesso, associado ao conceito de cidadania e, por este motivo, as respostas começaram a ser pensadas sob outra perspetiva, pretendiam-se colmatar as situações de pobreza, com o objetivo máximo de atingir o acesso digno aos bens e serviços disponíveis na sociedade, responsabilizando, também, o Estado pelo bem-estar dos seus cidadãos. O Atendimento Integrado (AI) surge como uma dessas respostas, pensadas para assegurar uma maior acessibilidade das famílias ao respetivo atendimento e, entre outros elementos, promover o exercício de cidadania dos beneficiários. Deste modo, pretende-se, através do presente estudo, perceber se o referido atendimento vem, de facto, promover a capacitação dos seus beneficiários O estudo mencionado é de natureza descritiva, tendo subjacente o método qualitativo. Pretende-se conhecer a perspetiva dos indivíduos relativamente ao Atendimento Integrado, querendo, deste modo, perceber se, durante o período em que as pessoas são acompanhadas, o processo de empowerment é valorizado e de que forma.Since whenever Poverty and Social Exclusion themselves as phenomena in our society. The beginning of capitalism brought with values of welfare and charitable nature purporting to control people in poverty , was not intended to stop this phenomenon , but control it , that because poverty was associated with the human condition and had necessarily , exist. Over time were being reshaped existing answers emerged the concept of rights and their full access, associated with the concept of citizenship and, therefore, the answers began to be thought of in another perspective, if wished - bridging situations poverty, with the ultimate goal of achieving decent access to goods and services in society, also blaming the state for the welfare of its citizens. The Integrated Service (AI) emerged as one of these answers, designed to ensure greater accessibility to the respective families and care, among other things, promote the improvement of satisfaction of the beneficiaries. Thus, we intend, through this study, see if that service is, in fact, promote the empowerment of beneficiaries. The mentioned study is descriptive, with the underlying method of qualitative analysis. It is intended to know the perspective of individuals with regard to the Integrated Care, wanting thereby understand if, in the process, the process of empowerment is valued and how.2015-07-09T14:26:26Z2014-01-01T00:00:00Z20142014-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/9212TID:201076632porAntónio, Rute Mafalda de Almeida Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:23:25Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:43.938888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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