Evolução do conceito de cluster e a sua aplicação no turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canto, Antónia Silva Melo Tavares
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Couto, João Pedro Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5264
Resumo: O conceito de cluster evoluiu ao longo do tempo. Este pode ser aplicado a vários ramos de atividade económica uma vez que permite às empresas reduzirem os custos de transação, melhorarem a qualidade dos seus produtos, e consequentemente, reforçarem a marca do grupo empresarial. Devido às diferenças existentes no progresso económico e cultural, na atratividade regional, na competitividade e na qualidade de vida populacional, o cluster de turismo diferencia-se dos restantes aglomerados de empresas e de instituições. Nota-se que este é constituído por empresas de atração turística, infraestruturas e por todas as entidades governamentais. O presente artigo procura contribuir metodologicamente para a literatura existente uma vez que centra a sua análise na evolução do conceito de cluster, na sua aplicabilidade ao turismo, particularizando esta organização empresarial no caso de Portugal.
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