Avaliação da implementação da educação sexual em contexto escolar, na região do Algarve a perspetiva de atores educativos responsáveis pela Educação para a Saúde/Educação Sexual.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulos, Liliana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Valadas, Sandra T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15128
Resumo: O presente estudo assume-se como um estudo de caso, insere-se no paradigma interpretativo/qualitativo e pretendeu avaliar a implementação da Educação Sexual (ES) no Algarve. Realizaram-se entrevistas semidiretivas a oito coordenadores da Educação para a Saúde (EpS)/ES e a um diretor de agrupamento de escolas (AE). Os resultados indicaram que a ES foi integrada nos projetos educativos de todos os AE, sendo que os AE situados em concelhos com menos residentes apresentaram um percurso mais próximo das recomendações da lei. Foram nomeados professores-coordenadores para a EpS/ES e apenas um AE não tem o gabinete de apoio a funcionar. A disciplina de Ciências Naturais foi identificada como sendo a mais interveniente na ES. O aumento e a consolidação dos conhecimentos foram objetivos privilegiados numa vertente de prevenção. O pouco apoio do Ministério da Educação e Ciência e a falta de formação, de experiência e de à-vontade dos docentes nesta área foram apontados como limitações no processo de implementação da ES.
id RCAP_bdcb2a6d77aa147519b5fc02ad4291b1
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15128
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da implementação da educação sexual em contexto escolar, na região do Algarve a perspetiva de atores educativos responsáveis pela Educação para a Saúde/Educação Sexual.Educação SexualAvaliaçãoImplementaçãoCoordenadoresProfessoresDiretorO presente estudo assume-se como um estudo de caso, insere-se no paradigma interpretativo/qualitativo e pretendeu avaliar a implementação da Educação Sexual (ES) no Algarve. Realizaram-se entrevistas semidiretivas a oito coordenadores da Educação para a Saúde (EpS)/ES e a um diretor de agrupamento de escolas (AE). Os resultados indicaram que a ES foi integrada nos projetos educativos de todos os AE, sendo que os AE situados em concelhos com menos residentes apresentaram um percurso mais próximo das recomendações da lei. Foram nomeados professores-coordenadores para a EpS/ES e apenas um AE não tem o gabinete de apoio a funcionar. A disciplina de Ciências Naturais foi identificada como sendo a mais interveniente na ES. O aumento e a consolidação dos conhecimentos foram objetivos privilegiados numa vertente de prevenção. O pouco apoio do Ministério da Educação e Ciência e a falta de formação, de experiência e de à-vontade dos docentes nesta área foram apontados como limitações no processo de implementação da ES.SapientiaPaulos, LilianaValadas, Sandra T.2021-02-19T13:12:22Z20152021-02-18T16:32:30Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15128porcv-prod-5774510.21814/rpe.7736info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:32Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15128Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:01.845515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da implementação da educação sexual em contexto escolar, na região do Algarve a perspetiva de atores educativos responsáveis pela Educação para a Saúde/Educação Sexual.
title Avaliação da implementação da educação sexual em contexto escolar, na região do Algarve a perspetiva de atores educativos responsáveis pela Educação para a Saúde/Educação Sexual.
spellingShingle Avaliação da implementação da educação sexual em contexto escolar, na região do Algarve a perspetiva de atores educativos responsáveis pela Educação para a Saúde/Educação Sexual.
Paulos, Liliana
Educação Sexual
Avaliação
Implementação
Coordenadores
Professores
Diretor
title_short Avaliação da implementação da educação sexual em contexto escolar, na região do Algarve a perspetiva de atores educativos responsáveis pela Educação para a Saúde/Educação Sexual.
title_full Avaliação da implementação da educação sexual em contexto escolar, na região do Algarve a perspetiva de atores educativos responsáveis pela Educação para a Saúde/Educação Sexual.
title_fullStr Avaliação da implementação da educação sexual em contexto escolar, na região do Algarve a perspetiva de atores educativos responsáveis pela Educação para a Saúde/Educação Sexual.
title_full_unstemmed Avaliação da implementação da educação sexual em contexto escolar, na região do Algarve a perspetiva de atores educativos responsáveis pela Educação para a Saúde/Educação Sexual.
title_sort Avaliação da implementação da educação sexual em contexto escolar, na região do Algarve a perspetiva de atores educativos responsáveis pela Educação para a Saúde/Educação Sexual.
author Paulos, Liliana
author_facet Paulos, Liliana
Valadas, Sandra T.
author_role author
author2 Valadas, Sandra T.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulos, Liliana
Valadas, Sandra T.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Sexual
Avaliação
Implementação
Coordenadores
Professores
Diretor
topic Educação Sexual
Avaliação
Implementação
Coordenadores
Professores
Diretor
description O presente estudo assume-se como um estudo de caso, insere-se no paradigma interpretativo/qualitativo e pretendeu avaliar a implementação da Educação Sexual (ES) no Algarve. Realizaram-se entrevistas semidiretivas a oito coordenadores da Educação para a Saúde (EpS)/ES e a um diretor de agrupamento de escolas (AE). Os resultados indicaram que a ES foi integrada nos projetos educativos de todos os AE, sendo que os AE situados em concelhos com menos residentes apresentaram um percurso mais próximo das recomendações da lei. Foram nomeados professores-coordenadores para a EpS/ES e apenas um AE não tem o gabinete de apoio a funcionar. A disciplina de Ciências Naturais foi identificada como sendo a mais interveniente na ES. O aumento e a consolidação dos conhecimentos foram objetivos privilegiados numa vertente de prevenção. O pouco apoio do Ministério da Educação e Ciência e a falta de formação, de experiência e de à-vontade dos docentes nesta área foram apontados como limitações no processo de implementação da ES.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2021-02-19T13:12:22Z
2021-02-18T16:32:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/15128
url http://hdl.handle.net/10400.1/15128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv cv-prod-57745
10.21814/rpe.7736
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133300763131904