Perfis motivacionais em contexto de formação desportiva: uma abordagem da teoria da autodeterminação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/2613 |
Resumo: | O presente estudo, assente nos princípios na teoria da autodeterminação (TAD; Deci & Ryan, 1985, 2000), procura contribuir para a investigação da motivação no contexto desportivo de formação. Estudos prévios orientados pela TAD demonstraram a existência de diferentes perfis motivacionais no contexto do exercício físico e do desporto de competição, com variações nas configurações de motivação autónoma e controlada e consequentes variações em termos de rendimento e bem-estar. Contudo, a investigação neste domínio não identificou, ainda, tais perfis, no contexto da formação desportiva, e especificamente no futebol. Adotando uma metodologia mista com um projeto sequencial exploratório (qualitativo/quantitativo), o presente estudo procurou explorar perfis motivacionais junto de 81 atletas de competição, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos (M = 12.68, DP = 1.11) e compreender as suas relações com a perceção de suporte parental, as necessidades psicológicas básicas e o rendimento desportivo. Numa primeira fase, o estudo qualitativo incluiu a realização de grupos focais a seis treinadores de futebol (M= 30.5 anos, DP= 6.7). Através da análise das entrevistas, foi possível identificar indicadores de rendimento desportivo que contribuíram para o desenvolvimento de um instrumento capaz de medir, de forma ecologicamente válida, o rendimento no contexto de formação desportiva. Numa segunda fase, e na sua vertente quantitativa, a análise de clusters permitiu identificar quatro perfis motivacionais com configurações diferenciadas de formas autónomas e controladas de motivação para a prática desportiva. De um modo global, os resultados demonstram associações entre a regulação comportamental para a prática desportiva, a satisfação de necessidades psicológicas básicas, a perceção de suporte parental e o rendimento desportivo, no entanto não foram observadas diferenças nestas associações entre os clusters. Por fim, os resultados são discutidas à luz da TAD, sendo apresentadas as suas implicações práticas e teóricas e reflexões sobre futuras investigações. |
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