A literatura no ensino médio: o caso brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.477 |
Resumo: | O artigo analisa as bases teórico-metodológicas que antecedem e que sustentam os Parâmetros Curriculares Nacionais — Linguagens, Códigos e suas Tecnologias — (PCNs) especificamente o ensino de Literatura para o Curso Médio. Para analisar a situação brasileira, o artigo toma como referência o exame realizado por Todorov sobre a prática teórico-metodológica adotada nos liceus franceses. As conclusões são bastante próximas, pois a tendência é explorar os fatores intrínsecos da obra literária tanto no Brasil quanto na França. No entanto, a partir de 1999, os PCNs mudaram e, ao escolher a proposta de M. Bakhtin, se distanciaram da experiência francesa. |
id |
RCAP_bdd654ccdd0be58925e2c9aff0afb956 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/477 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A literatura no ensino médio: o caso brasileiroNúmero 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.O artigo analisa as bases teórico-metodológicas que antecedem e que sustentam os Parâmetros Curriculares Nacionais — Linguagens, Códigos e suas Tecnologias — (PCNs) especificamente o ensino de Literatura para o Curso Médio. Para analisar a situação brasileira, o artigo toma como referência o exame realizado por Todorov sobre a prática teórico-metodológica adotada nos liceus franceses. As conclusões são bastante próximas, pois a tendência é explorar os fatores intrínsecos da obra literária tanto no Brasil quanto na França. No entanto, a partir de 1999, os PCNs mudaram e, ao escolher a proposta de M. Bakhtin, se distanciaram da experiência francesa.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2011-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.477por1646-2335Corvacho, SuelyPüschel, Raul de SouzaSouto, Carla Cristina Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:57Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:40.630269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literatura no ensino médio: o caso brasileiro |
title |
A literatura no ensino médio: o caso brasileiro |
spellingShingle |
A literatura no ensino médio: o caso brasileiro Corvacho, Suely Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos. |
title_short |
A literatura no ensino médio: o caso brasileiro |
title_full |
A literatura no ensino médio: o caso brasileiro |
title_fullStr |
A literatura no ensino médio: o caso brasileiro |
title_full_unstemmed |
A literatura no ensino médio: o caso brasileiro |
title_sort |
A literatura no ensino médio: o caso brasileiro |
author |
Corvacho, Suely |
author_facet |
Corvacho, Suely Püschel, Raul de Souza Souto, Carla Cristina Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Püschel, Raul de Souza Souto, Carla Cristina Fernandes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corvacho, Suely Püschel, Raul de Souza Souto, Carla Cristina Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos. |
topic |
Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos. |
description |
O artigo analisa as bases teórico-metodológicas que antecedem e que sustentam os Parâmetros Curriculares Nacionais — Linguagens, Códigos e suas Tecnologias — (PCNs) especificamente o ensino de Literatura para o Curso Médio. Para analisar a situação brasileira, o artigo toma como referência o exame realizado por Todorov sobre a prática teórico-metodológica adotada nos liceus franceses. As conclusões são bastante próximas, pois a tendência é explorar os fatores intrínsecos da obra literária tanto no Brasil quanto na França. No entanto, a partir de 1999, os PCNs mudaram e, ao escolher a proposta de M. Bakhtin, se distanciaram da experiência francesa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.477 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130948025974784 |