A investigação-acção e a mudança no Movimento da Escola Moderna : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mestre, Luís Filipe Batista, 1978-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2911
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_bde4a712a3d4733a068ef1bcd0893968
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2911
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A investigação-acção e a mudança no Movimento da Escola Moderna : um estudo de casoInvestigação-acçãoDesenvolvimento profissional - PortugalMovimento da Escola ModernaTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010O Movimento da Escola Moderna português, como uma comunidade de práticas e, uma vez que se revê no campo teórico seleccionado, serviu como contexto deste estudo. O marco teórico que orientou esta investigação dá relevo ao conhecimento actual mais importante em áreas do saber complementares neste processo científico. Referimo–nos, em primeiro lugar, à Investigação–Acção e à Formação Colaborativa, onde se teve em atenção o isomorfismo pedagógico. E, em segundo lugar, ao Desenvolvimento Profissional e à Mudança. Pretendia–se com o presente estudo compreender o papel da Investigação–Acção na mudança de perspectivas e práticas de cinco professores, no âmbito de um projecto de formação contínua sobre o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna no primeiro ciclo. Para isso, entrevistaram–se os referidos professores formandos em dois momentos distintos do processo formativo. No início do processo formativo em estudo realizou–se uma entrevista de grupo, já no segundo, no fim da formação, foram realizadas entrevistas individuais. Paralelamente analisaram–se também alguns instrumentos de pilotagem da formação, incluindo os portfolios individuais produzidos. Assim, concluiu–se que, os processos de Investigação–Acção desencadeados revelaram–se importantes nas mudanças realizadas ao nível das perspectivas e das práticas dos professores formandos. Na medida em que ao se ter caracterizado como um processo de Investigação–Acção credível e válido, contribuiu para tornar mais sistemática e rigorosa a análise do trabalho realizado por os professores do Movimento da Escola Moderna, tal como permitiu problematizar e aprofundar o modelo pedagógico do dito movimento. E, como consequência de todo esse processo, pode–se também afirmar que os professores envolvidos desenvolveram boas competências investigativas, afirmando–se, igualmente, como agentes autónomos, responsáveis e participantes activos no seu próprio processo de investigação e formação.The Movimento da Escola Moderna português, as a community of practices and, since it sees itself in the selected theoretical field, has been the context of this study. The theoretical landmark which has guided this investigation emphasizes the actual knowledge more important in complementary knowledge areas in this scientific process. In the first place, we refer to the Action Research and to the Collaborative Training, where it was beard in mind the pedagogical isomorfism. And, in the second place, we refer to the professional development and to change. With the present study, it was intended to understand the role of the Action Research in the change of the perspectives and practices of five teachers, in the scope of a continuous training project on the pedagogical model of the Movimento da Escola Moderna at the first cycle. In order to do that, the graduating teachers already mentioned were interviewed at two different moments of the formative process. At the beginning of the formative process in study it was performed a group interview. And at the second moment, at the end of the training, it were performed individual interviews. At the same time, some piloting instruments of the training were also analysed, including the produced individual portfolios. Thus, it was concluded that, the provoked processes of Action Research revealed themselves as important in the changes performed in terms of the perspectives and practices of the graduating teachers. In so far as having characterized itself as a credible and valid process of Action Research, it has contributed to make the analysis of the work performed by the Movimento da Escola Moderna teachers more systematic and accurate, as well as it has enabled to problematize and to deepen the pedagogical model of the already mentioned movement. And, as a consequence of this whole process, we can also affirm that the involved teachers have developed good investigative abilities, asserting themselves, likewise, as autonomous and responsible agents, and active participants in their own process of investigation and training.Caetano, Ana Paula, 1962-Repositório da Universidade de LisboaMestre, Luís Filipe Batista, 1978-2011-03-30T09:45:56Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2911porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:06.338878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A investigação-acção e a mudança no Movimento da Escola Moderna : um estudo de caso
title A investigação-acção e a mudança no Movimento da Escola Moderna : um estudo de caso
spellingShingle A investigação-acção e a mudança no Movimento da Escola Moderna : um estudo de caso
Mestre, Luís Filipe Batista, 1978-
Investigação-acção
Desenvolvimento profissional - Portugal
Movimento da Escola Moderna
Teses de mestrado - 2010
title_short A investigação-acção e a mudança no Movimento da Escola Moderna : um estudo de caso
title_full A investigação-acção e a mudança no Movimento da Escola Moderna : um estudo de caso
title_fullStr A investigação-acção e a mudança no Movimento da Escola Moderna : um estudo de caso
title_full_unstemmed A investigação-acção e a mudança no Movimento da Escola Moderna : um estudo de caso
title_sort A investigação-acção e a mudança no Movimento da Escola Moderna : um estudo de caso
author Mestre, Luís Filipe Batista, 1978-
author_facet Mestre, Luís Filipe Batista, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caetano, Ana Paula, 1962-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mestre, Luís Filipe Batista, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação-acção
Desenvolvimento profissional - Portugal
Movimento da Escola Moderna
Teses de mestrado - 2010
topic Investigação-acção
Desenvolvimento profissional - Portugal
Movimento da Escola Moderna
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-03-30T09:45:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2911
url http://hdl.handle.net/10451/2911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134175582748672