Técnicas e comportamentos de criatividade para a geração de novas ideias em contexto empresarial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39037 |
Resumo: | A presente investigação tem como objetivo compreender como é que o processo criativo pode potenciar os resultados numa empresa, nomeadamente na fase de ideação. Foi, para isso, feito uma análise sobre como decorre este processo num contexto em particular (neste caso Altice Labs) baseado nas referências teóricas definido pelos vários autores, mas em particular o de Sawyer (2012). A investigação aqui apresentada é composta por uma análise da literatura especializada de forma a compreender os principais conceitos à volta da temática da criatividade, essencialmente num contexto empresarial, servindo de referência para a análise feita às entrevistas a participantes de sessões de ideação e a um focus group de uma equipa que dinamiza as sessões. |
id |
RCAP_bdee07706351a3ebd04c2993b415e9d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/39037 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Técnicas e comportamentos de criatividade para a geração de novas ideias em contexto empresarialCriatividadeTécnicas criativasGrupos criativosBloqueiosIdeaçãoComportamentosContexto empresarialA presente investigação tem como objetivo compreender como é que o processo criativo pode potenciar os resultados numa empresa, nomeadamente na fase de ideação. Foi, para isso, feito uma análise sobre como decorre este processo num contexto em particular (neste caso Altice Labs) baseado nas referências teóricas definido pelos vários autores, mas em particular o de Sawyer (2012). A investigação aqui apresentada é composta por uma análise da literatura especializada de forma a compreender os principais conceitos à volta da temática da criatividade, essencialmente num contexto empresarial, servindo de referência para a análise feita às entrevistas a participantes de sessões de ideação e a um focus group de uma equipa que dinamiza as sessões.This research aims to understand how the creative process can enhance results in a company, namely in the ideation phase. For this, an analysis was made of how this process takes place in a particular context (in this case Altice Labs) based on theoretical references by the various authors, but in particular by Sawyer (2012). The investigation presented here comprises an analysis of the specialized literature in order to understand the main concepts around the theme of creativity, essentially in a business context, serving as a reference for an analysis made considering participants of ideation trainings and a group focus of a team that streamlines as training.2023-07-26T09:27:46Z2021-12-09T00:00:00Z2021-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39037porOliveira, Cátia Raquel Fernandes Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:39:39Zoai:ria.ua.pt:10773/39037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:39:39Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Técnicas e comportamentos de criatividade para a geração de novas ideias em contexto empresarial |
title |
Técnicas e comportamentos de criatividade para a geração de novas ideias em contexto empresarial |
spellingShingle |
Técnicas e comportamentos de criatividade para a geração de novas ideias em contexto empresarial Oliveira, Cátia Raquel Fernandes Lopes de Criatividade Técnicas criativas Grupos criativos Bloqueios Ideação Comportamentos Contexto empresarial |
title_short |
Técnicas e comportamentos de criatividade para a geração de novas ideias em contexto empresarial |
title_full |
Técnicas e comportamentos de criatividade para a geração de novas ideias em contexto empresarial |
title_fullStr |
Técnicas e comportamentos de criatividade para a geração de novas ideias em contexto empresarial |
title_full_unstemmed |
Técnicas e comportamentos de criatividade para a geração de novas ideias em contexto empresarial |
title_sort |
Técnicas e comportamentos de criatividade para a geração de novas ideias em contexto empresarial |
author |
Oliveira, Cátia Raquel Fernandes Lopes de |
author_facet |
Oliveira, Cátia Raquel Fernandes Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cátia Raquel Fernandes Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Técnicas criativas Grupos criativos Bloqueios Ideação Comportamentos Contexto empresarial |
topic |
Criatividade Técnicas criativas Grupos criativos Bloqueios Ideação Comportamentos Contexto empresarial |
description |
A presente investigação tem como objetivo compreender como é que o processo criativo pode potenciar os resultados numa empresa, nomeadamente na fase de ideação. Foi, para isso, feito uma análise sobre como decorre este processo num contexto em particular (neste caso Altice Labs) baseado nas referências teóricas definido pelos vários autores, mas em particular o de Sawyer (2012). A investigação aqui apresentada é composta por uma análise da literatura especializada de forma a compreender os principais conceitos à volta da temática da criatividade, essencialmente num contexto empresarial, servindo de referência para a análise feita às entrevistas a participantes de sessões de ideação e a um focus group de uma equipa que dinamiza as sessões. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09T00:00:00Z 2021-12-09 2023-07-26T09:27:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/39037 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/39037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543823108079616 |