Técnicas e comportamentos de criatividade para a geração de novas ideias em contexto empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cátia Raquel Fernandes Lopes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39037
Resumo: A presente investigação tem como objetivo compreender como é que o processo criativo pode potenciar os resultados numa empresa, nomeadamente na fase de ideação. Foi, para isso, feito uma análise sobre como decorre este processo num contexto em particular (neste caso Altice Labs) baseado nas referências teóricas definido pelos vários autores, mas em particular o de Sawyer (2012). A investigação aqui apresentada é composta por uma análise da literatura especializada de forma a compreender os principais conceitos à volta da temática da criatividade, essencialmente num contexto empresarial, servindo de referência para a análise feita às entrevistas a participantes de sessões de ideação e a um focus group de uma equipa que dinamiza as sessões.
id RCAP_bdee07706351a3ebd04c2993b415e9d1
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/39037
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Técnicas e comportamentos de criatividade para a geração de novas ideias em contexto empresarialCriatividadeTécnicas criativasGrupos criativosBloqueiosIdeaçãoComportamentosContexto empresarialA presente investigação tem como objetivo compreender como é que o processo criativo pode potenciar os resultados numa empresa, nomeadamente na fase de ideação. Foi, para isso, feito uma análise sobre como decorre este processo num contexto em particular (neste caso Altice Labs) baseado nas referências teóricas definido pelos vários autores, mas em particular o de Sawyer (2012). A investigação aqui apresentada é composta por uma análise da literatura especializada de forma a compreender os principais conceitos à volta da temática da criatividade, essencialmente num contexto empresarial, servindo de referência para a análise feita às entrevistas a participantes de sessões de ideação e a um focus group de uma equipa que dinamiza as sessões.This research aims to understand how the creative process can enhance results in a company, namely in the ideation phase. For this, an analysis was made of how this process takes place in a particular context (in this case Altice Labs) based on theoretical references by the various authors, but in particular by Sawyer (2012). The investigation presented here comprises an analysis of the specialized literature in order to understand the main concepts around the theme of creativity, essentially in a business context, serving as a reference for an analysis made considering participants of ideation trainings and a group focus of a team that streamlines as training.2023-07-26T09:27:46Z2021-12-09T00:00:00Z2021-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39037porOliveira, Cátia Raquel Fernandes Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:39:39Zoai:ria.ua.pt:10773/39037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:39:39Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Técnicas e comportamentos de criatividade para a geração de novas ideias em contexto empresarial
title Técnicas e comportamentos de criatividade para a geração de novas ideias em contexto empresarial
spellingShingle Técnicas e comportamentos de criatividade para a geração de novas ideias em contexto empresarial
Oliveira, Cátia Raquel Fernandes Lopes de
Criatividade
Técnicas criativas
Grupos criativos
Bloqueios
Ideação
Comportamentos
Contexto empresarial
title_short Técnicas e comportamentos de criatividade para a geração de novas ideias em contexto empresarial
title_full Técnicas e comportamentos de criatividade para a geração de novas ideias em contexto empresarial
title_fullStr Técnicas e comportamentos de criatividade para a geração de novas ideias em contexto empresarial
title_full_unstemmed Técnicas e comportamentos de criatividade para a geração de novas ideias em contexto empresarial
title_sort Técnicas e comportamentos de criatividade para a geração de novas ideias em contexto empresarial
author Oliveira, Cátia Raquel Fernandes Lopes de
author_facet Oliveira, Cátia Raquel Fernandes Lopes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cátia Raquel Fernandes Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Técnicas criativas
Grupos criativos
Bloqueios
Ideação
Comportamentos
Contexto empresarial
topic Criatividade
Técnicas criativas
Grupos criativos
Bloqueios
Ideação
Comportamentos
Contexto empresarial
description A presente investigação tem como objetivo compreender como é que o processo criativo pode potenciar os resultados numa empresa, nomeadamente na fase de ideação. Foi, para isso, feito uma análise sobre como decorre este processo num contexto em particular (neste caso Altice Labs) baseado nas referências teóricas definido pelos vários autores, mas em particular o de Sawyer (2012). A investigação aqui apresentada é composta por uma análise da literatura especializada de forma a compreender os principais conceitos à volta da temática da criatividade, essencialmente num contexto empresarial, servindo de referência para a análise feita às entrevistas a participantes de sessões de ideação e a um focus group de uma equipa que dinamiza as sessões.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09T00:00:00Z
2021-12-09
2023-07-26T09:27:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/39037
url http://hdl.handle.net/10773/39037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543823108079616