Estilos pedagógicos de internacionalização no digital: da alfabetização ao ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Daniela Melaré Vieira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15168
Resumo: O e-book "Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: da alfabetização ao ensino superior" explora a internacionalização em diversas perspetivas, destacando suas múltiplas manifestações que devem ser adaptadas às dimensões globais de cada país e instituição. Isso é precisamente o que o livro nos apresenta ao longo de seus capítulos. As práticas, dinâmicas e reflexões nele contidas definem o conceito, ampliam seu significado e inovam na forma como é implementado por instituições e profissionais envolvidos. O objetivo principal é identificar dinâmicas, estratégias e propostas inovadoras de internacionalização nos processos de ensino e aprendizagem em ambientes digitais e híbridos em diversos níveis de ensino. Isso implica oferecer elementos que orientem o ensino e a aprendizagem colaborativos e em parceria Quando se trata de uma abordagem pedagógica para a internacionalização, questões como acesso e equidade são fundamentais, assim como a expansão do ensino híbrido, à distância e digital. Isso se deve não apenas à natureza transnacional dos contextos educacionais, que podem ser frequentados por estudantes de todo o mundo, mas também ao suporte de redes de mobilidade virtual que têm o potencial de concretizar a internacionalização de forma ampla. As características inovadoras, refletidas na abordagem pedagógica, no currículo, nas práticas de ensino e aprendizagem, bem como em questões organizacionais e comunicativas, são evidenciadas de maneira clara. Isso demonstra a complexidade e as vantagens da implementação da internacionalização pensada de forma qualitativa ao nível pedagógico.
id RCAP_bdf6be753a8fa449da0d66f7c1e7a310
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15168
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos pedagógicos de internacionalização no digital: da alfabetização ao ensino superiorPedagogical styles of internationalization in digital: from literacy to higher educationInternacionalização pedagógicaEnsino superiorAlfabetizaçãoEducação a distânciaContextos digitaisODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasO e-book "Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: da alfabetização ao ensino superior" explora a internacionalização em diversas perspetivas, destacando suas múltiplas manifestações que devem ser adaptadas às dimensões globais de cada país e instituição. Isso é precisamente o que o livro nos apresenta ao longo de seus capítulos. As práticas, dinâmicas e reflexões nele contidas definem o conceito, ampliam seu significado e inovam na forma como é implementado por instituições e profissionais envolvidos. O objetivo principal é identificar dinâmicas, estratégias e propostas inovadoras de internacionalização nos processos de ensino e aprendizagem em ambientes digitais e híbridos em diversos níveis de ensino. Isso implica oferecer elementos que orientem o ensino e a aprendizagem colaborativos e em parceria Quando se trata de uma abordagem pedagógica para a internacionalização, questões como acesso e equidade são fundamentais, assim como a expansão do ensino híbrido, à distância e digital. Isso se deve não apenas à natureza transnacional dos contextos educacionais, que podem ser frequentados por estudantes de todo o mundo, mas também ao suporte de redes de mobilidade virtual que têm o potencial de concretizar a internacionalização de forma ampla. As características inovadoras, refletidas na abordagem pedagógica, no currículo, nas práticas de ensino e aprendizagem, bem como em questões organizacionais e comunicativas, são evidenciadas de maneira clara. Isso demonstra a complexidade e as vantagens da implementação da internacionalização pensada de forma qualitativa ao nível pedagógico.Universidade Aberta | Imprensa da Universidade de CoimbraRepositório AbertoBarros, Daniela Melaré Vieira2023-11-14T16:23:59Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15168porBarros, Daniela Melaré Vieira; org. - Estilos pedagógicos de internacionalização no digital [Em linha]: da alfabetização ao ensino superior. Lisboa: Universidade Aberta; Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023. 266 p. (eUAb. Educação a Distância e eLearning; 19). ISBN 978-972-674-956-1 [UAb] ; ISBN 978-989-26-2528-7 [IUC]978-972-674-956-1 [UAb]https://doi.org/10.34627/uab.ead.19info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-31T01:46:44Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:56.506027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos pedagógicos de internacionalização no digital: da alfabetização ao ensino superior
Pedagogical styles of internationalization in digital: from literacy to higher education
title Estilos pedagógicos de internacionalização no digital: da alfabetização ao ensino superior
spellingShingle Estilos pedagógicos de internacionalização no digital: da alfabetização ao ensino superior
Barros, Daniela Melaré Vieira
Internacionalização pedagógica
Ensino superior
Alfabetização
Educação a distância
Contextos digitais
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Estilos pedagógicos de internacionalização no digital: da alfabetização ao ensino superior
title_full Estilos pedagógicos de internacionalização no digital: da alfabetização ao ensino superior
title_fullStr Estilos pedagógicos de internacionalização no digital: da alfabetização ao ensino superior
title_full_unstemmed Estilos pedagógicos de internacionalização no digital: da alfabetização ao ensino superior
title_sort Estilos pedagógicos de internacionalização no digital: da alfabetização ao ensino superior
author Barros, Daniela Melaré Vieira
author_facet Barros, Daniela Melaré Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização pedagógica
Ensino superior
Alfabetização
Educação a distância
Contextos digitais
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Internacionalização pedagógica
Ensino superior
Alfabetização
Educação a distância
Contextos digitais
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description O e-book "Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: da alfabetização ao ensino superior" explora a internacionalização em diversas perspetivas, destacando suas múltiplas manifestações que devem ser adaptadas às dimensões globais de cada país e instituição. Isso é precisamente o que o livro nos apresenta ao longo de seus capítulos. As práticas, dinâmicas e reflexões nele contidas definem o conceito, ampliam seu significado e inovam na forma como é implementado por instituições e profissionais envolvidos. O objetivo principal é identificar dinâmicas, estratégias e propostas inovadoras de internacionalização nos processos de ensino e aprendizagem em ambientes digitais e híbridos em diversos níveis de ensino. Isso implica oferecer elementos que orientem o ensino e a aprendizagem colaborativos e em parceria Quando se trata de uma abordagem pedagógica para a internacionalização, questões como acesso e equidade são fundamentais, assim como a expansão do ensino híbrido, à distância e digital. Isso se deve não apenas à natureza transnacional dos contextos educacionais, que podem ser frequentados por estudantes de todo o mundo, mas também ao suporte de redes de mobilidade virtual que têm o potencial de concretizar a internacionalização de forma ampla. As características inovadoras, refletidas na abordagem pedagógica, no currículo, nas práticas de ensino e aprendizagem, bem como em questões organizacionais e comunicativas, são evidenciadas de maneira clara. Isso demonstra a complexidade e as vantagens da implementação da internacionalização pensada de forma qualitativa ao nível pedagógico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-14T16:23:59Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/15168
url http://hdl.handle.net/10400.2/15168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira; org. - Estilos pedagógicos de internacionalização no digital [Em linha]: da alfabetização ao ensino superior. Lisboa: Universidade Aberta; Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023. 266 p. (eUAb. Educação a Distância e eLearning; 19). ISBN 978-972-674-956-1 [UAb] ; ISBN 978-989-26-2528-7 [IUC]
978-972-674-956-1 [UAb]
https://doi.org/10.34627/uab.ead.19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta | Imprensa da Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta | Imprensa da Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136453589991424