Inovação nos serviços públicos: fatores que impulsionam ou limitam a inovação-modernização e seu impacto na eficácia dos serviços públicos de emprego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Anabela dos Santos Vicente
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3060
Resumo: A modernização dos serviços públicos, como resposta às exigências de resultados (eficiência, eficácia, redução de custos, melhor qualidade de serviço) e de adequação às necessidades e expectativas da sociedade, tem sido, desde as duas últimas décadas do século passado, uma prioridade para os Governos de praticamente todos os Estados desenvolvidos. Urge substituir a lógica vigente, centrada no cumprimento estrito de procedimentos, por uma lógica direcionada para o cidadão/cliente. Neste âmbito, os Serviços Públicos Portugueses apostaram na inovação e modernização, encarando-a como uma ferramenta eficaz, capaz de atenuar algumas não conformidades, nomeadamente a baixa qualidade na prestação dos serviços, as ineficiências na utilização dos recursos disponíveis e o distanciamento da Administração Pública relativamente aos cidadãos. Assim, o objetivo desta investigação consiste na identificação e análise de alguns fatores que impulsionam e limitam a inovação/modernização nos serviços públicos de emprego e qual o impacto na avaliação da eficácia destes serviços. Na presente investigação, optou-se por considerar, os dados relativos ao mês de Dezembro de 2010, para os indicadores de eficácia no Emprego, passíveis de serem analisados para os 86 Centros de Emprego, distribuídos pelas 5 Regiões, Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. Com base nos resultados obtidos neste estudo, concluiu-se que regista-se, em média, um maior grau de eficácia relativo à captação de emprego nas regiões Norte e Centro comparativamente com a região de Lisboa e Vale do Tejo; o conjunto dos Centros de Emprego da região Norte apresenta, em média, valores mais elevados de eficácia comparativamente com os da região de Lisboa e Vale do Tejo; em média, os Centros de Emprego de pequenas dimensões apresentam uma eficácia mais elevada do que os Centros de Emprego de grandes dimensões; não existe correlação estatisticamente significativa entre eficácia dos Centros de Emprego, quer face ao número de trabalhadores dos Centros de Emprego, quer por nível de qualificação dos Trabalhadores dos Centros de Emprego. Com base nas evidências empíricas, nesta investigação são ainda sugeridas algumas diretrizes e orientações a ter em linha de conta para a minimização dos limitadores à inovação e modernização que se colocam aos Serviços Públicos de Emprego.
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Neste âmbito, os Serviços Públicos Portugueses apostaram na inovação e modernização, encarando-a como uma ferramenta eficaz, capaz de atenuar algumas não conformidades, nomeadamente a baixa qualidade na prestação dos serviços, as ineficiências na utilização dos recursos disponíveis e o distanciamento da Administração Pública relativamente aos cidadãos. Assim, o objetivo desta investigação consiste na identificação e análise de alguns fatores que impulsionam e limitam a inovação/modernização nos serviços públicos de emprego e qual o impacto na avaliação da eficácia destes serviços. Na presente investigação, optou-se por considerar, os dados relativos ao mês de Dezembro de 2010, para os indicadores de eficácia no Emprego, passíveis de serem analisados para os 86 Centros de Emprego, distribuídos pelas 5 Regiões, Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. Com base nos resultados obtidos neste estudo, concluiu-se que regista-se, em média, um maior grau de eficácia relativo à captação de emprego nas regiões Norte e Centro comparativamente com a região de Lisboa e Vale do Tejo; o conjunto dos Centros de Emprego da região Norte apresenta, em média, valores mais elevados de eficácia comparativamente com os da região de Lisboa e Vale do Tejo; em média, os Centros de Emprego de pequenas dimensões apresentam uma eficácia mais elevada do que os Centros de Emprego de grandes dimensões; não existe correlação estatisticamente significativa entre eficácia dos Centros de Emprego, quer face ao número de trabalhadores dos Centros de Emprego, quer por nível de qualificação dos Trabalhadores dos Centros de Emprego. Com base nas evidências empíricas, nesta investigação são ainda sugeridas algumas diretrizes e orientações a ter em linha de conta para a minimização dos limitadores à inovação e modernização que se colocam aos Serviços Públicos de Emprego.The modernization of the Public Services, as a response to the demands of results (efficiency, effectiveness, cost reduction, a better quality of services) and to the adequacy of the needs and expectations of the society, has been ,since the last two decades of the last century, a priority to the Governments of virtually all developed States. It is imperative to replace the prevailing logic which focuses on the strict fulfilment of procedures, by a logic directed to the citizen / customer. In this context, the Portuguese Public Services invested on innovation and modernization once they consider both effective tools able to reduce some nonconformities, particularly the poor quality of service offered, the inefficiency in using of the available resources and the distance between the Public Administration and the citizens. Consequently, the aim of this research consists in identifying and analysing some factors that expand and restrict innovation/modernization within the Portuguese Public Employment Services and in finding out the impact on the effectiveness evaluation of these services. In this research, we chose to consider the data of December 2010, for the indicators of effectiveness in the Employment, which can be analysed within the 86 Job Centres, settled across the 5 regions, North, Centre, Lisbon and Tagus valley, Alentejo and Algarve. Based on the results obtained in this study, we concluded that it is registered on average, a higher level of effectiveness in finding out a job for the unemployed people in the North and Central regions compared to the Lisbon and Tagus valley region; the northern Job Centres show , on average, higher levels of effectiveness compared to the ones situated on the of Lisbon and Tagus valley region ; on average, the small dimension Job Centres have a higher level of effectiveness than the bigger ones ; there is no statistically significant correlation between the effectiveness of the Job Centres and the number of employees or their skill level. Throughout this research, based on the empirical evidence, some guidelines and orientations are still suggested in order to minimize the restrictions on innovation and modernization needed within the Public Employment Services.Madeira, Maria José AguilaruBibliorumRocha, Anabela dos Santos Vicente2015-02-17T17:53:24Z20122012-102012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3060Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:35.414057Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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