L’intégration social et scolaire des éèves ayant des besoins éducatifs particuliers au Portugal: réalités et défis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Henrique da Costa
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: fra
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/5449
Resumo: A Educação Esecial existe em Portugal há 94 anos. neste texto, o autor analisa sumariamente a evolução da Educação Especial e, nos tempos recentes, aborda as modalidades de integração e de inclusão e, bem assim, as modalidades de acesso e uso do currículo e da educação. O autor conclui pela pouca diferenciação curricular e pela dispersão de recursos humanos e materiais, aspecto que se começou a corrigir a partir do Decreto-Lei nº 3/2008
id RCAP_bdfc6e10b83ab3358830b81db3895221
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5449
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling L’intégration social et scolaire des éèves ayant des besoins éducatifs particuliers au Portugal: réalités et défisNecessidades educativas EspeciaisInclusãoIntegraçãoEscolarizaçãoDiferenciação curricularRecursos especializadosA Educação Esecial existe em Portugal há 94 anos. neste texto, o autor analisa sumariamente a evolução da Educação Especial e, nos tempos recentes, aborda as modalidades de integração e de inclusão e, bem assim, as modalidades de acesso e uso do currículo e da educação. O autor conclui pela pouca diferenciação curricular e pela dispersão de recursos humanos e materiais, aspecto que se começou a corrigir a partir do Decreto-Lei nº 3/2008Centre National d’Études et de Formation pour l’Enfance InadaptéeBiblioteca Digital do IPBFerreira, Henrique da Costa2011-06-29T10:12:28Z20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5449fraFerreira, Henrique da Costa (2003) – L’intégration social et scolaire des éèves ayant des besoins éducatifs particuliers au Portugal: réalités et défis. Nouvelle Revue de L’AIS. ISSN 1289-0065. 22, p. 52-581289-0065info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T12:08:37ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv L’intégration social et scolaire des éèves ayant des besoins éducatifs particuliers au Portugal: réalités et défis
title L’intégration social et scolaire des éèves ayant des besoins éducatifs particuliers au Portugal: réalités et défis
spellingShingle L’intégration social et scolaire des éèves ayant des besoins éducatifs particuliers au Portugal: réalités et défis
Ferreira, Henrique da Costa
Necessidades educativas Especiais
Inclusão
Integração
Escolarização
Diferenciação curricular
Recursos especializados
title_short L’intégration social et scolaire des éèves ayant des besoins éducatifs particuliers au Portugal: réalités et défis
title_full L’intégration social et scolaire des éèves ayant des besoins éducatifs particuliers au Portugal: réalités et défis
title_fullStr L’intégration social et scolaire des éèves ayant des besoins éducatifs particuliers au Portugal: réalités et défis
title_full_unstemmed L’intégration social et scolaire des éèves ayant des besoins éducatifs particuliers au Portugal: réalités et défis
title_sort L’intégration social et scolaire des éèves ayant des besoins éducatifs particuliers au Portugal: réalités et défis
author Ferreira, Henrique da Costa
author_facet Ferreira, Henrique da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Henrique da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades educativas Especiais
Inclusão
Integração
Escolarização
Diferenciação curricular
Recursos especializados
topic Necessidades educativas Especiais
Inclusão
Integração
Escolarização
Diferenciação curricular
Recursos especializados
description A Educação Esecial existe em Portugal há 94 anos. neste texto, o autor analisa sumariamente a evolução da Educação Especial e, nos tempos recentes, aborda as modalidades de integração e de inclusão e, bem assim, as modalidades de acesso e uso do currículo e da educação. O autor conclui pela pouca diferenciação curricular e pela dispersão de recursos humanos e materiais, aspecto que se começou a corrigir a partir do Decreto-Lei nº 3/2008
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
2011-06-29T10:12:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/5449
url http://hdl.handle.net/10198/5449
dc.language.iso.fl_str_mv fra
language fra
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, Henrique da Costa (2003) – L’intégration social et scolaire des éèves ayant des besoins éducatifs particuliers au Portugal: réalités et défis. Nouvelle Revue de L’AIS. ISSN 1289-0065. 22, p. 52-58
1289-0065
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centre National d’Études et de Formation pour l’Enfance Inadaptée
publisher.none.fl_str_mv Centre National d’Études et de Formation pour l’Enfance Inadaptée
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301830303219712