A utilização de Inteligência Artificial em interfaces aplicacionais: fatores determinantes da confiança do utilizador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Catarina Inês Spínola
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14163
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
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spelling A utilização de Inteligência Artificial em interfaces aplicacionais: fatores determinantes da confiança do utilizadorConfiançaInterface inteligenteInteligência artificialInteração Humano-ComputadorChatbotTrustIntelligent interfaceArtificial intelligenceHuman-Computer InteractionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Audiovisual e Multimédia, tem como objetivo analisar a confiança percecionada pelos utilizadores como resultado da utilização de princípios de computação afetiva em interfaces aplicacionais com recurso a Inteligência Artificial. A confiança é um dos aspetos mais fundamentais da vida e é frequentemente idealizada como uma propriedade desejável na interação entre qualquer utilizador e a Inteligência Artificial. No entanto, a falta desta é um dos principais obstáculos que impedem o aproveitamento total dos benefícios que a Inteligência Artificial tem para oferecer nas interfaces aplicacionais. A existência de agentes inteligentes que apresentam a capacidade de reconhecer e expressar emoções para aumentar a naturalidade da interação, podem afetar em termos de comportamento de confiança. Por isso, compreender os fatores que influenciam a confiança torna-se uma grande preocupação na interação homem-máquina. A primeira e segunda parte da investigação são dedicadas ao enquadramento teórico e investigativo do tema. Relativamente à terceira parte, centra-se na metodologia de análise. Através de uma abordagem que combina aspetos de metodologia qualitativa e quantitativa (métodos mistos), foi desenvolvido dois chatbots (Anna e Zoe), ambos na área de saúde. Um dos chatbots incorpora, de forma clara, computação afetiva, enquanto o outro não utiliza este método na sua conceção. Esta fase foi também apoiada pela elaboração de um questionário, de modo a validar e expandir os resultados qualitativos com os quantitativos. Tem ocorrido gradualmente um estudo, interesse e desenvolvimento neste ramo. A pesquisa presente na investigação vem comprovar que é completamente fulcral dedicar tempo e esforços a melhorar os chatbots que poderão vir a ser aliados na humanidade, em aspetos fundamentais para a sociedade.ABSTRACT: This dissertation, developed within the Master in Audiovisual and Multimedia, aims to analyze the trust perceived by users as a result of the use of affective computing principles in application interfaces using Artificial Intelligence. Trust is one of the most fundamental aspects of life and is often idealized as a desirable property in the interaction between any user and Artificial Intelligence. However, the lack of trust is one of the main obstacles that prevent the full satisfaction of the benefits that Artificial Intelligence has to offer in application interfaces. The existence of intelligent agents that can recognize and express emotions to increase the spontaneity of the interaction can affect them in terms of trustworthy behavior. Therefore, understanding the factors that influence trust becomes a major concern in human-machine interaction. The first and second parts of the investigation are dedicated to the theoretical and investigative framework of the theme. Regarding the third part, it focuses on the analysis methodology. Through an approach that combines aspects of qualitative and quantitative methodology (mixed methods), I developed two chatbots (Anna and Zoe), both in the health area. One of the chatbots clearly incorporates affective computing, while the other does not use this method. This phase was also supported by the elaboration of a questionnaire, to validate and expand the qualitative and the quantitative results. There has been gradually a study, interest and development in this field. The research present in the investigation proves that it is totally crucial to dedicate time and efforts to improve the chatbots that will become allies in humanity, in all fundamental aspects for a society.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMontargil, FilipeSantos, VítorRCIPLRodrigues, Catarina Inês Spínola2022-01-18T15:49:43Z2021-12-072021-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14163TID:202857719porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:01.238843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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