Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/41971 |
Resumo: | O autor começa por caracterizar de uma forma genérica a educação actual, com relevância para a influência que as diversas escalas (global, regional, nacional e local) exercem no fenómeno educativo. Realça, ainda, a forma como a matriz institucional da escola se alterou face aos desafios da conjuntura actual. Num segundo momento, é apresentada uma concepção de educação em direitos humanos de cariz mais funcional e pragmática, para, depois, o autor sinalizar os traços mais relevantes de uma educação critica em direitos humanos, assente noutros pressupostos, noutra normatividade. No final, e de uma forma mais didáctica, o autor apresenta o decálogo de uma educação crítica em direitos humanos, que permanece radicalmente como uma educação política. |
id |
RCAP_be0de4a64f156dd62a8c05194a0637a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41971 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação para os direitos humanos: uma proposta críticaEducation for human rights: one critical proposalEducação actualDireitos humanosEducação crítica em direitos humanosCurrent educationHuman rightsCritical education in human rightsO autor começa por caracterizar de uma forma genérica a educação actual, com relevância para a influência que as diversas escalas (global, regional, nacional e local) exercem no fenómeno educativo. Realça, ainda, a forma como a matriz institucional da escola se alterou face aos desafios da conjuntura actual. Num segundo momento, é apresentada uma concepção de educação em direitos humanos de cariz mais funcional e pragmática, para, depois, o autor sinalizar os traços mais relevantes de uma educação critica em direitos humanos, assente noutros pressupostos, noutra normatividade. No final, e de uma forma mais didáctica, o autor apresenta o decálogo de uma educação crítica em direitos humanos, que permanece radicalmente como uma educação política.The author begins by characterizing, in a generic way, the current education, with relevance to the influence that the diverse scales (global, regional, national and local) exert in the educational phenomenon. He also highlights the way in which the school’s institutional matrix has changed in the face of the current challenges. Secondly, a more functional and pragmatic conception of human rights education is presented, and the author then points out the most relevant features of a critical education in human rights, based on other presuppositions, in another normativity. In the end, and in a more didactic way, the author presents the decalogue of a critical education in human rights, which remains radically as a political education.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaEstêvão, Carlos V.2023-07-27T14:06:22Z2018-12-312018-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41971por2444-708010.14201/shhc201836161170info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-01T23:53:21Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:20.996261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica Education for human rights: one critical proposal |
title |
Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica |
spellingShingle |
Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica Estêvão, Carlos V. Educação actual Direitos humanos Educação crítica em direitos humanos Current education Human rights Critical education in human rights |
title_short |
Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica |
title_full |
Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica |
title_fullStr |
Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica |
title_full_unstemmed |
Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica |
title_sort |
Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica |
author |
Estêvão, Carlos V. |
author_facet |
Estêvão, Carlos V. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estêvão, Carlos V. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação actual Direitos humanos Educação crítica em direitos humanos Current education Human rights Critical education in human rights |
topic |
Educação actual Direitos humanos Educação crítica em direitos humanos Current education Human rights Critical education in human rights |
description |
O autor começa por caracterizar de uma forma genérica a educação actual, com relevância para a influência que as diversas escalas (global, regional, nacional e local) exercem no fenómeno educativo. Realça, ainda, a forma como a matriz institucional da escola se alterou face aos desafios da conjuntura actual. Num segundo momento, é apresentada uma concepção de educação em direitos humanos de cariz mais funcional e pragmática, para, depois, o autor sinalizar os traços mais relevantes de uma educação critica em direitos humanos, assente noutros pressupostos, noutra normatividade. No final, e de uma forma mais didáctica, o autor apresenta o decálogo de uma educação crítica em direitos humanos, que permanece radicalmente como uma educação política. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-31 2018-12-31T00:00:00Z 2023-07-27T14:06:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/41971 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/41971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2444-7080 10.14201/shhc201836161170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133353098608640 |