Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estêvão, Carlos V.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41971
Resumo: O autor começa por caracterizar de uma forma genérica a educação actual, com relevância para a influência que as diversas escalas (global, regional, nacional e local) exercem no fenómeno educativo. Realça, ainda, a forma como a matriz institucional da escola se alterou face aos desafios da conjuntura actual. Num segundo momento, é apresentada uma concepção de educação em direitos humanos de cariz mais funcional e pragmática, para, depois, o autor sinalizar os traços mais relevantes de uma educação critica em direitos humanos, assente noutros pressupostos, noutra normatividade. No final, e de uma forma mais didáctica, o autor apresenta o decálogo de uma educação crítica em direitos humanos, que permanece radicalmente como uma educação política.
id RCAP_be0de4a64f156dd62a8c05194a0637a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41971
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para os direitos humanos: uma proposta críticaEducation for human rights: one critical proposalEducação actualDireitos humanosEducação crítica em direitos humanosCurrent educationHuman rightsCritical education in human rightsO autor começa por caracterizar de uma forma genérica a educação actual, com relevância para a influência que as diversas escalas (global, regional, nacional e local) exercem no fenómeno educativo. Realça, ainda, a forma como a matriz institucional da escola se alterou face aos desafios da conjuntura actual. Num segundo momento, é apresentada uma concepção de educação em direitos humanos de cariz mais funcional e pragmática, para, depois, o autor sinalizar os traços mais relevantes de uma educação critica em direitos humanos, assente noutros pressupostos, noutra normatividade. No final, e de uma forma mais didáctica, o autor apresenta o decálogo de uma educação crítica em direitos humanos, que permanece radicalmente como uma educação política.The author begins by characterizing, in a generic way, the current education, with relevance to the influence that the diverse scales (global, regional, national and local) exert in the educational phenomenon. He also highlights the way in which the school’s institutional matrix has changed in the face of the current challenges. Secondly, a more functional and pragmatic conception of human rights education is presented, and the author then points out the most relevant features of a critical education in human rights, based on other presuppositions, in another normativity. In the end, and in a more didactic way, the author presents the decalogue of a critical education in human rights, which remains radically as a political education.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaEstêvão, Carlos V.2023-07-27T14:06:22Z2018-12-312018-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41971por2444-708010.14201/shhc201836161170info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-01T23:53:21Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:20.996261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica
Education for human rights: one critical proposal
title Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica
spellingShingle Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica
Estêvão, Carlos V.
Educação actual
Direitos humanos
Educação crítica em direitos humanos
Current education
Human rights
Critical education in human rights
title_short Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica
title_full Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica
title_fullStr Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica
title_full_unstemmed Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica
title_sort Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica
author Estêvão, Carlos V.
author_facet Estêvão, Carlos V.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Estêvão, Carlos V.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação actual
Direitos humanos
Educação crítica em direitos humanos
Current education
Human rights
Critical education in human rights
topic Educação actual
Direitos humanos
Educação crítica em direitos humanos
Current education
Human rights
Critical education in human rights
description O autor começa por caracterizar de uma forma genérica a educação actual, com relevância para a influência que as diversas escalas (global, regional, nacional e local) exercem no fenómeno educativo. Realça, ainda, a forma como a matriz institucional da escola se alterou face aos desafios da conjuntura actual. Num segundo momento, é apresentada uma concepção de educação em direitos humanos de cariz mais funcional e pragmática, para, depois, o autor sinalizar os traços mais relevantes de uma educação critica em direitos humanos, assente noutros pressupostos, noutra normatividade. No final, e de uma forma mais didáctica, o autor apresenta o decálogo de uma educação crítica em direitos humanos, que permanece radicalmente como uma educação política.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
2018-12-31T00:00:00Z
2023-07-27T14:06:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/41971
url http://hdl.handle.net/10400.14/41971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2444-7080
10.14201/shhc201836161170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133353098608640