Novas tecnologias aplicadas à formação: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Alexandra Palmeiro dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6442
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos
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spelling Novas tecnologias aplicadas à formação: um estudo de casoE-learningInformation and communication technologiesProfessional trainingB-learningTecnologias de informação e comunicaçãoFormação profissionalDissertação de Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos HumanosOs desafios colocados aos Recursos Humanos são cada vez maiores. A par da crescente evolução tecnológica e das suas consequências na organização do trabalho, no conteúdo dos empregos e no aumento das qualificações dos trabalhadores, é reconhecida a necessidade dos empregadores investirem em mão-de-obra qualificada, para permitir uma maior qualidade e desempenho dos seus recursos humanos. Assim, urge implementar programas de ação destinados a promover a formação profissional contínua, dinamizando a conceção da formação e a modernização na gestão, nas metodologias e nos equipamentos necessários à formação profissional contínua, que respondam à evolução das necessidades de formação. Neste sentido, o presente estudo centrou-se numa abordagem das novas tecnologias aplicadas à formação em contexto organizacional. O objeto de estudo foi a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, que gere entre outros, as Lojas do Cidadão e Lojas de Empresa, serviços descentralizados geograficamente ao longo do País. Como objetivos pretendeu-se analisar a importância e a eficácia da formação b-learning enquanto instrumento de desenvolvimento dos trabalhadores nas Lojas do Cidadão, no contexto de uma organização com serviços descentralizados, e perceber de que forma as novas tecnologias de informação e comunicação podem ser uma ferramenta preponderante na formação contínua dos trabalhadores. Utilizou-se a metodologia qualitativa como suporte ao processo de investigação, com um carácter exploratório. Para tal, recorreu-se à metodologia do estudo de caso, a qual pretendeu verificar o impacto registado na organização e nos indivíduos, dos processos de formação e das aprendizagens realizadas. Para recolha de informação utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada (ao responsável da formação, formador/tutor e formandos das ações), a análise documental e análise de conteúdo de diferentes tipos de documentação produzida pela organização no decorrer das ações. A análise dos dados permitiu averiguar o impacto positivo no processo de aprendizagem e de melhoria do desempenho daqueles que integraram os grupos de formação da ação piloto realizada em 2008. A implementação da metodologia de formação b-learning, permitiu à organização fundamentar a criação de um departamento de formação (2010) para responder eficazmente às necessidades da mesma, com a introdução de novos cursos, considerando a missão a organização, os seus valores e os padrões de desempenho exigidos aos trabalhadores que prestam atendimento ao público na Agência para a Modernização Administrativa em geral, e nas Lojas do Cidadão e Lojas de Empresa, no período de 2008 a 2012.The challenges posed by Human Resources are constantly increasing. As we are watching a technologic evolution and its consequences in work organization, in job contents and raise of workers qualifications, it’s recognized the necessity of employers to invest in qualified manpower, to allow for a greater quality and greater performance of his human resources. Therefore, it is necessary to implement programs of action designed to promote professional continuing education, by streamlining the course designing and the management modernization, in the methodologies and in the equipment needed to the professional continuing education, that meet the education progress needs. Thus, the present study focused on the technology applied to education in an organizational context. The object of study was “AMA – Agency for the Administrative Modernization”, which manages, among others, “One stop shop” and “Company shop”, services that are geographically decentralized among the country. The purpose of the study was to analyze the importance and the efficacy of the b-learning education as an instrument to One stop shop’s workers development, in the context of an organization with decentralized services, and understand how new information and communication technologies can act as a preponderant tool in employees’ continuing education. A qualitative methodology was used as support of the investigation process, with an exploratory character. A case study methodology was used, which aimed to analyze the impact that the learning process and achieved learning had in the organization as in the individuals. Data was collected by semi-structured interview (with the responsible of the training, the trainer and the trainees), followed by a document analysis and content analysis of different types of documentation produced by the organization during the course. The data analysis showed a positive impact in the learning process and in improving performance of those who integrated the pilot course conducted in 2008. The b-learning methodology allowed the organization to create an education department (2010) to meet its needs, with the implementation of new courses, considering the organization’s mission, its values and performance standards required to the employees that do public attendance in the Agency for the Administrative Modernization in general, and in “One stop shops” and “Company shops”, among others, between 2008 and 2012.Escola Superior de Ciências EmpresariaisCordeiro, João Pedro PinaRepositório ComumSousa, Alexandra Palmeiro dos Santos2014-06-04T15:45:03Z2014-052014-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6442TID:201667398porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:44Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:45.342682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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