Comunicação Didáctica e Competência de Comunicação: a necessidade da emergência de novos modelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belo, José Manuel Cardoso
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.34624/sopcom.v0i0.15785
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15785
Resumo: Apesar de o estudo da Comunicação enquanto tal, isto é, com a designação de Comunicação, a nível da instituição universitária ser relativamente recente, a quantidade de publicações sobre esta temática tem vindo a aumentar de forma exponencial. O termo comunicação é difícil de definir. O nome é abstracto e, tal como muitas palavras, possui inúmeros significados. Em 1976, Dance e Larson contabilizavam a existência de cento e vinte seis definições diferentes de comunicação. Hoje, o número de definições disponíveis é incomparavelmente superior, quanto mais não seja pelo simples facto de a quantidade de publicações sobre o fenómeno ser, actualmente, bastante maior do que há apenas cerca de 30 anos.
id RCAP_be2aa0a5e5a72b34319640ee01229c3d
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/15785
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação Didáctica e Competência de Comunicação: a necessidade da emergência de novos modelosApesar de o estudo da Comunicação enquanto tal, isto é, com a designação de Comunicação, a nível da instituição universitária ser relativamente recente, a quantidade de publicações sobre esta temática tem vindo a aumentar de forma exponencial. O termo comunicação é difícil de definir. O nome é abstracto e, tal como muitas palavras, possui inúmeros significados. Em 1976, Dance e Larson contabilizavam a existência de cento e vinte seis definições diferentes de comunicação. Hoje, o número de definições disponíveis é incomparavelmente superior, quanto mais não seja pelo simples facto de a quantidade de publicações sobre o fenómeno ser, actualmente, bastante maior do que há apenas cerca de 30 anos.Universidade de Aveiro2005-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15785https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15785SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 305-316SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 305-316SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 305-316reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15785https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15785/11006Belo, José Manuel Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-20T14:53:55Zoai:proa.ua.pt:article/15785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:58.711594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação Didáctica e Competência de Comunicação: a necessidade da emergência de novos modelos
title Comunicação Didáctica e Competência de Comunicação: a necessidade da emergência de novos modelos
spellingShingle Comunicação Didáctica e Competência de Comunicação: a necessidade da emergência de novos modelos
Comunicação Didáctica e Competência de Comunicação: a necessidade da emergência de novos modelos
Belo, José Manuel Cardoso
Belo, José Manuel Cardoso
title_short Comunicação Didáctica e Competência de Comunicação: a necessidade da emergência de novos modelos
title_full Comunicação Didáctica e Competência de Comunicação: a necessidade da emergência de novos modelos
title_fullStr Comunicação Didáctica e Competência de Comunicação: a necessidade da emergência de novos modelos
Comunicação Didáctica e Competência de Comunicação: a necessidade da emergência de novos modelos
title_full_unstemmed Comunicação Didáctica e Competência de Comunicação: a necessidade da emergência de novos modelos
Comunicação Didáctica e Competência de Comunicação: a necessidade da emergência de novos modelos
title_sort Comunicação Didáctica e Competência de Comunicação: a necessidade da emergência de novos modelos
author Belo, José Manuel Cardoso
author_facet Belo, José Manuel Cardoso
Belo, José Manuel Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belo, José Manuel Cardoso
description Apesar de o estudo da Comunicação enquanto tal, isto é, com a designação de Comunicação, a nível da instituição universitária ser relativamente recente, a quantidade de publicações sobre esta temática tem vindo a aumentar de forma exponencial. O termo comunicação é difícil de definir. O nome é abstracto e, tal como muitas palavras, possui inúmeros significados. Em 1976, Dance e Larson contabilizavam a existência de cento e vinte seis definições diferentes de comunicação. Hoje, o número de definições disponíveis é incomparavelmente superior, quanto mais não seja pelo simples facto de a quantidade de publicações sobre o fenómeno ser, actualmente, bastante maior do que há apenas cerca de 30 anos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15785
https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15785
url https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15785
https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15785/11006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 305-316
SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 305-316
SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 305-316
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822183309151567872
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34624/sopcom.v0i0.15785