Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner Andersen
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1793 |
Resumo: | Sendo o manual escolar entendido de algum modo, como uma forma de uniformização das mensagens educativas, cabe-nos, como docentes do Primeiro Ciclo do Ensino Básico levar ao contexto pedagógico obras de potencial recepção infantil que o Plano Nacional de Leitura, veio legitimar. Após a construção de um corpo teórico sobre leitura e lugares da narrativa de recepção infantil, apresentamos uma proposta pedagógica que poderá ser levada à nossa sala de aula, para alunos do 4º ano de escolaridade, centradas na obra em estudo “A Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Tendo o manual mediado as nossas práticas até bem recentemente, desenvolvemos um olhar crítico sobre dez manuais escolares e, posteriormente, tentámos desenvolver uma panóplia de actividades enquadradas na obra supracitada, cujo perfil se desviou do modo como os textos têm sido explorados até aqui. |
id |
RCAP_be2b3f4be33c13fb034c2395068779ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1793 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner AndersenSophia de Mello Breyner AndersenLiteratura infantilEnsino básicoSendo o manual escolar entendido de algum modo, como uma forma de uniformização das mensagens educativas, cabe-nos, como docentes do Primeiro Ciclo do Ensino Básico levar ao contexto pedagógico obras de potencial recepção infantil que o Plano Nacional de Leitura, veio legitimar. Após a construção de um corpo teórico sobre leitura e lugares da narrativa de recepção infantil, apresentamos uma proposta pedagógica que poderá ser levada à nossa sala de aula, para alunos do 4º ano de escolaridade, centradas na obra em estudo “A Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Tendo o manual mediado as nossas práticas até bem recentemente, desenvolvemos um olhar crítico sobre dez manuais escolares e, posteriormente, tentámos desenvolver uma panóplia de actividades enquadradas na obra supracitada, cujo perfil se desviou do modo como os textos têm sido explorados até aqui.Étant le manuel scolaire, en quelque sorte compris, comme une forme de standardisation des messages éducatifs, nous devons, comme enseignants du Premier Cycle de Enseignement Basic, amener au contexte pédagogique des œuvres de potentielle réception infantile que le Plan National de Lecture, est venu légitimer. Après la création d’un corps théorique sur la lecture et places de récit de réception infantile, nos présentons une proposition pédagogique qui pourra être appliquée a notre classe, pour les élèves de Quatrième année, centrées dans l'œuvre dans étude "A Fada Oriana" de Sophia de Mello Breyner Andresen. Ayant le manuel négocié nos pratiques jusqu'à bien récemment, nous avons développé un regard critique sur dix manuels scolaires et, nous avons essayé postérieurement, de développer une panoplie d'activités encadrées dans l'œuvre susmentionnée, dont le profil s'est dévié de la manière comme les textes ont été explorés jusqu'à ici.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumRanito, Ângela Patrícia Duarte Braçais2014-06-05T17:14:28Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1793porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:30Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:34.560638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner Andersen |
title |
Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner Andersen |
spellingShingle |
Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner Andersen Ranito, Ângela Patrícia Duarte Braçais Sophia de Mello Breyner Andersen Literatura infantil Ensino básico |
title_short |
Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner Andersen |
title_full |
Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner Andersen |
title_fullStr |
Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner Andersen |
title_full_unstemmed |
Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner Andersen |
title_sort |
Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner Andersen |
author |
Ranito, Ângela Patrícia Duarte Braçais |
author_facet |
Ranito, Ângela Patrícia Duarte Braçais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ranito, Ângela Patrícia Duarte Braçais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sophia de Mello Breyner Andersen Literatura infantil Ensino básico |
topic |
Sophia de Mello Breyner Andersen Literatura infantil Ensino básico |
description |
Sendo o manual escolar entendido de algum modo, como uma forma de uniformização das mensagens educativas, cabe-nos, como docentes do Primeiro Ciclo do Ensino Básico levar ao contexto pedagógico obras de potencial recepção infantil que o Plano Nacional de Leitura, veio legitimar. Após a construção de um corpo teórico sobre leitura e lugares da narrativa de recepção infantil, apresentamos uma proposta pedagógica que poderá ser levada à nossa sala de aula, para alunos do 4º ano de escolaridade, centradas na obra em estudo “A Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Tendo o manual mediado as nossas práticas até bem recentemente, desenvolvemos um olhar crítico sobre dez manuais escolares e, posteriormente, tentámos desenvolver uma panóplia de actividades enquadradas na obra supracitada, cujo perfil se desviou do modo como os textos têm sido explorados até aqui. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06 2010-06-01T00:00:00Z 2014-06-05T17:14:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1793 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136334499020800 |