Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner Andersen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ranito, Ângela Patrícia Duarte Braçais
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1793
Resumo: Sendo o manual escolar entendido de algum modo, como uma forma de uniformização das mensagens educativas, cabe-nos, como docentes do Primeiro Ciclo do Ensino Básico levar ao contexto pedagógico obras de potencial recepção infantil que o Plano Nacional de Leitura, veio legitimar. Após a construção de um corpo teórico sobre leitura e lugares da narrativa de recepção infantil, apresentamos uma proposta pedagógica que poderá ser levada à nossa sala de aula, para alunos do 4º ano de escolaridade, centradas na obra em estudo “A Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Tendo o manual mediado as nossas práticas até bem recentemente, desenvolvemos um olhar crítico sobre dez manuais escolares e, posteriormente, tentámos desenvolver uma panóplia de actividades enquadradas na obra supracitada, cujo perfil se desviou do modo como os textos têm sido explorados até aqui.
id RCAP_be2b3f4be33c13fb034c2395068779ab
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1793
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner AndersenSophia de Mello Breyner AndersenLiteratura infantilEnsino básicoSendo o manual escolar entendido de algum modo, como uma forma de uniformização das mensagens educativas, cabe-nos, como docentes do Primeiro Ciclo do Ensino Básico levar ao contexto pedagógico obras de potencial recepção infantil que o Plano Nacional de Leitura, veio legitimar. Após a construção de um corpo teórico sobre leitura e lugares da narrativa de recepção infantil, apresentamos uma proposta pedagógica que poderá ser levada à nossa sala de aula, para alunos do 4º ano de escolaridade, centradas na obra em estudo “A Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Tendo o manual mediado as nossas práticas até bem recentemente, desenvolvemos um olhar crítico sobre dez manuais escolares e, posteriormente, tentámos desenvolver uma panóplia de actividades enquadradas na obra supracitada, cujo perfil se desviou do modo como os textos têm sido explorados até aqui.Étant le manuel scolaire, en quelque sorte compris, comme une forme de standardisation des messages éducatifs, nous devons, comme enseignants du Premier Cycle de Enseignement Basic, amener au contexte pédagogique des œuvres de potentielle réception infantile que le Plan National de Lecture, est venu légitimer. Après la création d’un corps théorique sur la lecture et places de récit de réception infantile, nos présentons une proposition pédagogique qui pourra être appliquée a notre classe, pour les élèves de Quatrième année, centrées dans l'œuvre dans étude "A Fada Oriana" de Sophia de Mello Breyner Andresen. Ayant le manuel négocié nos pratiques jusqu'à bien récemment, nous avons développé un regard critique sur dix manuels scolaires et, nous avons essayé postérieurement, de développer une panoplie d'activités encadrées dans l'œuvre susmentionnée, dont le profil s'est dévié de la manière comme les textes ont été explorés jusqu'à ici.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumRanito, Ângela Patrícia Duarte Braçais2014-06-05T17:14:28Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1793porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:30Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:34.560638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner Andersen
title Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner Andersen
spellingShingle Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner Andersen
Ranito, Ângela Patrícia Duarte Braçais
Sophia de Mello Breyner Andersen
Literatura infantil
Ensino básico
title_short Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner Andersen
title_full Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner Andersen
title_fullStr Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner Andersen
title_full_unstemmed Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner Andersen
title_sort Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner Andersen
author Ranito, Ângela Patrícia Duarte Braçais
author_facet Ranito, Ângela Patrícia Duarte Braçais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ranito, Ângela Patrícia Duarte Braçais
dc.subject.por.fl_str_mv Sophia de Mello Breyner Andersen
Literatura infantil
Ensino básico
topic Sophia de Mello Breyner Andersen
Literatura infantil
Ensino básico
description Sendo o manual escolar entendido de algum modo, como uma forma de uniformização das mensagens educativas, cabe-nos, como docentes do Primeiro Ciclo do Ensino Básico levar ao contexto pedagógico obras de potencial recepção infantil que o Plano Nacional de Leitura, veio legitimar. Após a construção de um corpo teórico sobre leitura e lugares da narrativa de recepção infantil, apresentamos uma proposta pedagógica que poderá ser levada à nossa sala de aula, para alunos do 4º ano de escolaridade, centradas na obra em estudo “A Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Tendo o manual mediado as nossas práticas até bem recentemente, desenvolvemos um olhar crítico sobre dez manuais escolares e, posteriormente, tentámos desenvolver uma panóplia de actividades enquadradas na obra supracitada, cujo perfil se desviou do modo como os textos têm sido explorados até aqui.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06
2010-06-01T00:00:00Z
2014-06-05T17:14:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1793
url http://hdl.handle.net/10400.6/1793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136334499020800