Eu e tu na aula de Inglês : reconfigurar os papéis pedagógicos rumo à autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria Manuela Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/31392
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas)
id RCAP_be2e01b1db28e2d11051b49b3918f741
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/31392
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eu e tu na aula de Inglês : reconfigurar os papéis pedagógicos rumo à autonomiaMe and you in the English class : reshaping pedagogical roles towards autonomy802.0:372.88372.88:802.0Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas)Este estudo foi desenvolvido no âmbito da Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação na área de Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas, da Universidade do Minho, e diz respeito a uma intervenção pedagógica e investigativa realizada na área curricular de Língua Inglesa, com uma turma do 6º ano de escolaridade de uma Escola E.B. 2,3, durante o ano letivo de 2010/2011. Pretendendo reconfigurar os papéis pedagógicos da professora e dos alunos, numa visão democrática e transformadora da educação, o estudo tinha como objetivos: (1) analisar representações e perceções da professora e dos alunos sobre os seus papéis pedagógicos na aula de Língua Inglesa; (2) reconfigurar os papéis pedagógicos da professora e dos alunos na aula de Língua Inglesa, através de uma experiência orientada por pressupostos e princípios de uma pedagogia para a autonomia, e (3) avaliar potencialidades e constrangimentos da abordagem implementada. Os intervenientes foram a professora-investigadora, numa perspetiva de autossupervisão, uma turma do 6º ano de escolaridade, constituída por 25 alunos, e duas professoras colaboradoras, com a função de observar e comentar práticas desenvolvidas. A abordagem didática assentou em práticas de reflexão, regulação, negociação e autodireção, baseadas em pressupostos de uma pedagogia para a autonomia. A informação, de natureza qualitativa e quantitativa, foi recolhida através de questionários, diários, apontamentos reflexivos e um contrato pedagógico. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade de reconfigurar os papéis pedagógicos em sala de aula, através da criação de relações de interdependência democrática que implicam escutar a voz dos alunos, partilhar o poder e negociar decisões pedagógicas. Este é o primeiro passo de uma pedagogia para a autonomia.This study was developed within the Dissertation of the Master in Sciences of Education in the area of Supervision in Language Education, at the University of Minho. It involved a pedagogical research intervention in a 6th grade English class at an elementary school, developed during the academic year of 2010/2011. Aiming at reshaping the teacher and the students’ pedagogical roles within a democratic and transformative vision of education, it had the following objectives: (1) analyzing representations and perceptions of the teacher and the students about their roles in the English language class; (2) reconfiguring the roles of the teacher and the students in the English language class, through an experiment oriented by assumptions and principles of a pedagogy for autonomy, and (3) evaluating the potential value and constraints of the implemented approach. The participants were the teacher researcher, in a self-supervision perspective, a 6th grade class of 25 students, and two cooperating teachers who observed and commented on teaching practices. The didactic approach involved practices of reflection, assessment, negotiation and self-direction, based on assumptions of a democratic pedagogy for autonomy. Qualitative and quantitative information was collected through questionnaires, diaries, reflective notes and a learning contract. The results point to the possibility of reshaping pedagogical roles by developing relationships based on democratic interdependence, which entail listening to the students’ voice, sharing power and negotiating pedagogical decisions. This is the first step towards pedagogy for autonomy.Vieira, FláviaUniversidade do MinhoRibeiro, Maria Manuela Ferreira20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/31392por201484293info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/31392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:48.297346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eu e tu na aula de Inglês : reconfigurar os papéis pedagógicos rumo à autonomia
Me and you in the English class : reshaping pedagogical roles towards autonomy
title Eu e tu na aula de Inglês : reconfigurar os papéis pedagógicos rumo à autonomia
spellingShingle Eu e tu na aula de Inglês : reconfigurar os papéis pedagógicos rumo à autonomia
Ribeiro, Maria Manuela Ferreira
802.0:372.88
372.88:802.0
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Eu e tu na aula de Inglês : reconfigurar os papéis pedagógicos rumo à autonomia
title_full Eu e tu na aula de Inglês : reconfigurar os papéis pedagógicos rumo à autonomia
title_fullStr Eu e tu na aula de Inglês : reconfigurar os papéis pedagógicos rumo à autonomia
title_full_unstemmed Eu e tu na aula de Inglês : reconfigurar os papéis pedagógicos rumo à autonomia
title_sort Eu e tu na aula de Inglês : reconfigurar os papéis pedagógicos rumo à autonomia
author Ribeiro, Maria Manuela Ferreira
author_facet Ribeiro, Maria Manuela Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Flávia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria Manuela Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv 802.0:372.88
372.88:802.0
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 802.0:372.88
372.88:802.0
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas)
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/31392
url http://hdl.handle.net/1822/31392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201484293
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132390705070080