Desafios curriculares no ensino primário em Angola: a planificação diária no 6º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/59095 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa) |
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Desafios curriculares no ensino primário em Angola: a planificação diária no 6º anoDesafios curricularesPlanificação diáriaEnsino primárioCurricular challengesDaily planningPrimary educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)O ensino primário, em Angola, vai desde o 1º ao 6º ano, em regime de monodocência. Os professores que leccionam o 6ºano têm a seu cargo nove disciplinas e a sua formação inicial contempla duas disciplinas. Assim, os desafios curriculares começam logo na planificação, nomeadamente, na planificação diária. Assim, esta investigação procura analisar as dificuldades que encontra o professor do ensino primário, em Angola, para planificar, a forma como implementa a planificação; as metodologias que promove; os materiais didácticos que suportam as suas práticas curriculares, assim como conhecer as estratégias que utiliza para ultrapassar as dificuldades relativas ao domínio dos conteúdos. Orientamos o nosso estudo em torno dos seguintes objectivos: compreender o processo de construção da planificação do professor; conhecer o apoio institucional dado ao professor; identificar as dificuldades que o professor encontra no momento de leccionar várias disciplinas. Tendo em conta a questão de investigação, realizámos um estudo de caso, de natureza qualitativa, numa escola comparticipada do sul de Angola, inaugurada em 2016, que fundamenta a sua acção em princípios humanistas assentes nos valores da colaboração, respeito pela diferença, ajuda mútua, autonomia e sentido de pertença. Procedemos à análise documental, nomeadamente, o Programa do Ensino Primário, o Guia Metodológico das Zips e o Plano anual de actividades. Fizemos observação de aulas e entrevistas a dois professores de duas turmas do 6º ano do ensino primário. Os dados foram analisados com recurso à análise de conteúdo. Os resultados mostram que, embora ainda muito condicionados pelas políticas educativas e pelo programa trimestral, os professores, nesta escola, recebem alguma formação que os apoia no processo de planificação diária. As dinâmicas de ensinoaprendizagem desenvolvem-se tendo em conta a valorização e o respeito pelo aluno e o seu papel activo na realização de tarefas e na construção da sua aprendizagem. A planificação dos professores é feita, algumas vezes, de forma colaborativa, mas os desafios curriculares que se colocam à monodocência, reclamam uma formação contínua adaptada aos conteúdos curriculares e às necessidades das escolas e dos alunos.Primary education, in Angola, goes from the 1st to the 6th year, in a regime of one teacherfor a range of disciplines. The teachers who teach the 6th grade are responsible for nine subjects, since their initial training includes two subjects. Thus, the curricular challenges start soon in the planning, namely, in the daily planning. So, this research aims to analyze the difficulties faced by the elementary school teacher in Angola to planning, the way how planning is implemented; the methodologies it promotes; the teaching materials that support their curricular practices, as well as, the strategies they use to overcome difficulties related to the content domain. We conduct our study around the following objectives: to understand the process of construction of the teacher's planning; to know the institutional support given to the teacher; to identify the difficulties that the teacher faces when heteaches various subjects. Taking into account the research question, we carried out a qualitative case study in a shared school in southern Angola, inaugurated in 2016, which supports its action on humanistic principles based on the values of collaboration, respect for difference, mutual help, autonomy and sense of belonging. We proceeded to documentary analysis, namely, the Primary Education Program, the Zips Methodology Guide and the Annual Activity Plan. We observed two classes and made interviews with two teachers from those classes of the 6th year of primary education. Data were analyzed using content analysis. The results show that, although still very much conditioned by educational policies and the contraints of the program, teachers in this school receive some training that supports them in the daily planning process. The teaching-learning dynamics are developed taking into account the appreciation and respect for the pupils and their active role in the accomplishment of tasks, as well as the construction of their learning. Teachers plan, sometimes, in a collaborative way, but the curricular challenges that emerge from this system (one teacher for a range of disciplines),demand a continuous training linked to the curricular contents and the needs ofthe schools and the students.Alves, Maria PalmiraUniversidade do MinhoFilipe, Emília Cambe20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/59095por202168727info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-30T01:29:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59095Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:09.701526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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