O capital intelectual nas organizações. Uma reflexão sobre como desenvolver o Capital Intelectual nas organizações no intuito de potenciar os processos decisórios, comunicativos e de atuação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/19600 |
Resumo: | Mais do nunca, o capital intelectual é hoje reconhecido como uma das principais alavancas do desempenho organizacional. Concorrendo este último para o fator competitividade das organizações, e estando todos nós a viver uma época em que a competitividade é fortemente encorajada dentro de um cenário de cariz profundamente económico, é de interesse perceber como se posicionam as organizações portuguesas e em Portugal relativamente ao conceito citado. Através de uma análise descritiva de caráter qualitativo e multicaso, o autor debruça-se, ao contrário da maioria dos estudos pesquisados sobre o assunto, não sobre o que é consensual que deve ser feito, as chamadas “boas prácticas”, mas sim sobre o que acontece no terreno, avançando com algumas possíveis sugestões de melhoria. Os resultados apontam no sentido de que o capital intelectual é ainda bastante negligenciado no seio das organizações, o que pode ser uma das causas do fraco desempenho do fator produtividade e, consequentemente da competitividade das mesmas. Não sendo possível retirar qualquer inferência estatística válida devido ao caráter generalista do estudo, este pode no entanto contribuir como mais uma peça no sentido de tornar mais explícito o assunto, já que os resultados apontam no mesmo sentido do das vastas fontes consultadas. |
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O capital intelectual nas organizações. Uma reflexão sobre como desenvolver o Capital Intelectual nas organizações no intuito de potenciar os processos decisórios, comunicativos e de atuaçãoCapital intelectualDesempenho organizacionalDecidirComunicarAgirCompetitividadeDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaMais do nunca, o capital intelectual é hoje reconhecido como uma das principais alavancas do desempenho organizacional. Concorrendo este último para o fator competitividade das organizações, e estando todos nós a viver uma época em que a competitividade é fortemente encorajada dentro de um cenário de cariz profundamente económico, é de interesse perceber como se posicionam as organizações portuguesas e em Portugal relativamente ao conceito citado. Através de uma análise descritiva de caráter qualitativo e multicaso, o autor debruça-se, ao contrário da maioria dos estudos pesquisados sobre o assunto, não sobre o que é consensual que deve ser feito, as chamadas “boas prácticas”, mas sim sobre o que acontece no terreno, avançando com algumas possíveis sugestões de melhoria. Os resultados apontam no sentido de que o capital intelectual é ainda bastante negligenciado no seio das organizações, o que pode ser uma das causas do fraco desempenho do fator produtividade e, consequentemente da competitividade das mesmas. Não sendo possível retirar qualquer inferência estatística válida devido ao caráter generalista do estudo, este pode no entanto contribuir como mais uma peça no sentido de tornar mais explícito o assunto, já que os resultados apontam no mesmo sentido do das vastas fontes consultadas.Cabrita, Maria do RosárioRUNPinheiro, Gonçalo Nuno de Figueiredo Veloso de Sena2016-12-16T15:44:18Z2016-032016-122016-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19600porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:24Zoai:run.unl.pt:10362/19600Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:33.826229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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