Jornalismo de lifestyle : um estudo de caso da revista Elle
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/19539 |
Resumo: | Este documento resulta da experiência de um estágio desenvolvido na Revista Elle Portugal – entre os meses de setembro e dezembro de 2015 – que conduziu, consequentemente, ao objetivo científico da presente tese: compreender o que é o jornalismo de lifestyle para a Elle, qual a importância que a revista atribui a esta categoria e quais as diferenças que as suas duas edições (imprensa e online) revelam quanto ao modo de abordagem desta secção. Sendo os conceitos-chave da revisão de literatura o jornalismo de lifestyle, a importância atribuída à publicidade e à imagem, a imprensa feminina e o jornalismo online, este é um estudo que procura contribuir para um melhor entendimento daquilo que é o lifestyle para uma revista dedicada às mulheres. Utilizando como metodologia uma análise de conteúdo complementada com duas entrevistas, este relatório permite concluir que a secção em estudo é importante para a Elle: uma revista não só de moda, mas também de tendências que possibilitam alcançar um estilo de vida de qualidade. Confirmam-se os desafios que o jornalismo online enfrenta e verifica-se o domínio de um jornalismo de secretária, onde existe pouca produção própria e não se escreve tendo por base uma experiência vivida, mas sim um comunicado de imprensa. |
id |
RCAP_be602ca72a1c9dcbbce3850d92263a12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/19539 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jornalismo de lifestyle : um estudo de caso da revista ElleJornalismoEstágioELLE PortugalJornalismo de lifestyleJornalismo femininoJournalismInternshipELLE PortugalLifestyle journalismFeminine journalismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEste documento resulta da experiência de um estágio desenvolvido na Revista Elle Portugal – entre os meses de setembro e dezembro de 2015 – que conduziu, consequentemente, ao objetivo científico da presente tese: compreender o que é o jornalismo de lifestyle para a Elle, qual a importância que a revista atribui a esta categoria e quais as diferenças que as suas duas edições (imprensa e online) revelam quanto ao modo de abordagem desta secção. Sendo os conceitos-chave da revisão de literatura o jornalismo de lifestyle, a importância atribuída à publicidade e à imagem, a imprensa feminina e o jornalismo online, este é um estudo que procura contribuir para um melhor entendimento daquilo que é o lifestyle para uma revista dedicada às mulheres. Utilizando como metodologia uma análise de conteúdo complementada com duas entrevistas, este relatório permite concluir que a secção em estudo é importante para a Elle: uma revista não só de moda, mas também de tendências que possibilitam alcançar um estilo de vida de qualidade. Confirmam-se os desafios que o jornalismo online enfrenta e verifica-se o domínio de um jornalismo de secretária, onde existe pouca produção própria e não se escreve tendo por base uma experiência vivida, mas sim um comunicado de imprensa.This document results from an experience of an internship developed in Elle magazine Portugal - between the months of September and December 2015 - which led consequently to the scientific objective of this thesis: to understand what is the lifestyle journalism for Elle, which importance the magazine gives to this category and the differences their two editions (print and online) reveal about the approach of this section. Being the key concepts of literature review the lifestyle journalism, the importance given to advertising and image, the women's press and online journalism, this is a study that seeks to contribute to a better understanding of what is the lifestyle for a magazine dedicated to women. Using methodology as a content analysis complemented with two interviews, this report concludes that the section under study is important for Elle: one magazine not only about fashion, but also about trends that make it possible to achieve a quality lifestyle. This study confirmed the challenges that online journalism is facing and the domain of a passive journalism, where there is little own production and not written based on a lived experience, but a press release.Silva, Dora SantosRUNMatos, Adriana Cunha2016-12-12T14:53:54Z2016-07-132016-04-152016-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19539TID:201215942porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:09Zoai:run.unl.pt:10362/19539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:31.103895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jornalismo de lifestyle : um estudo de caso da revista Elle |
title |
Jornalismo de lifestyle : um estudo de caso da revista Elle |
spellingShingle |
Jornalismo de lifestyle : um estudo de caso da revista Elle Matos, Adriana Cunha Jornalismo Estágio ELLE Portugal Jornalismo de lifestyle Jornalismo feminino Journalism Internship ELLE Portugal Lifestyle journalism Feminine journalism Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Jornalismo de lifestyle : um estudo de caso da revista Elle |
title_full |
Jornalismo de lifestyle : um estudo de caso da revista Elle |
title_fullStr |
Jornalismo de lifestyle : um estudo de caso da revista Elle |
title_full_unstemmed |
Jornalismo de lifestyle : um estudo de caso da revista Elle |
title_sort |
Jornalismo de lifestyle : um estudo de caso da revista Elle |
author |
Matos, Adriana Cunha |
author_facet |
Matos, Adriana Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Dora Santos RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Adriana Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Estágio ELLE Portugal Jornalismo de lifestyle Jornalismo feminino Journalism Internship ELLE Portugal Lifestyle journalism Feminine journalism Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Jornalismo Estágio ELLE Portugal Jornalismo de lifestyle Jornalismo feminino Journalism Internship ELLE Portugal Lifestyle journalism Feminine journalism Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Este documento resulta da experiência de um estágio desenvolvido na Revista Elle Portugal – entre os meses de setembro e dezembro de 2015 – que conduziu, consequentemente, ao objetivo científico da presente tese: compreender o que é o jornalismo de lifestyle para a Elle, qual a importância que a revista atribui a esta categoria e quais as diferenças que as suas duas edições (imprensa e online) revelam quanto ao modo de abordagem desta secção. Sendo os conceitos-chave da revisão de literatura o jornalismo de lifestyle, a importância atribuída à publicidade e à imagem, a imprensa feminina e o jornalismo online, este é um estudo que procura contribuir para um melhor entendimento daquilo que é o lifestyle para uma revista dedicada às mulheres. Utilizando como metodologia uma análise de conteúdo complementada com duas entrevistas, este relatório permite concluir que a secção em estudo é importante para a Elle: uma revista não só de moda, mas também de tendências que possibilitam alcançar um estilo de vida de qualidade. Confirmam-se os desafios que o jornalismo online enfrenta e verifica-se o domínio de um jornalismo de secretária, onde existe pouca produção própria e não se escreve tendo por base uma experiência vivida, mas sim um comunicado de imprensa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12T14:53:54Z 2016-07-13 2016-04-15 2016-07-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/19539 TID:201215942 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/19539 |
identifier_str_mv |
TID:201215942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137886739628032 |