A importância do conhecimento do conteúdo matemático na prática lectiva de uma professora: discutindo um modelo de análise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/4549 |
Resumo: | A prática letiva é potenciada e condicionada por um conjunto de dimensões, entre as quais se encontram as cognições do professor (objetivos, crenças e conhecimentos). Todas elas interferem diretamente no processo de ensino, porém, quando lecionamos matemática, os conhecimentos do professor, relativos aos conteúdos, à sua natureza e à forma como os pode tornar perceptíveis para os alunos assumem um papel de relevo, pois, se o professor não possuir um sólido e consistente mathematical knowledge for teaching, as possíveis lacunas que possua transparecem nas oportunidades de aprender que efetiva aos seus alunos. Este artigo apresenta um modelo de análise do trabalho letivo, evidenciado através da prática de uma professora do 1.º Ciclo, discutindo as relações entre as componentes de tal modelo num episódio em que a professora tem por objetivo (declarado a posteriori) consolidar a interpretação/“inferência” de dados a partir de um pictograma anteriormente elaborado. Após a apresentação teórica do modelo e uma sua concretização no episódio referido, discutem-se algumas potencialidades da realização deste tipo de análise e discussão na formação inicial e/ou contínua de professores, de forma a trazer para as discussões aspectos matemáticos e do seu ensino e a não focar apenas questões de natureza educativa em geral. |
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A importância do conhecimento do conteúdo matemático na prática lectiva de uma professora: discutindo um modelo de análiseModelação da práticaCogniçõesMathematical knowledge for teachingA prática letiva é potenciada e condicionada por um conjunto de dimensões, entre as quais se encontram as cognições do professor (objetivos, crenças e conhecimentos). Todas elas interferem diretamente no processo de ensino, porém, quando lecionamos matemática, os conhecimentos do professor, relativos aos conteúdos, à sua natureza e à forma como os pode tornar perceptíveis para os alunos assumem um papel de relevo, pois, se o professor não possuir um sólido e consistente mathematical knowledge for teaching, as possíveis lacunas que possua transparecem nas oportunidades de aprender que efetiva aos seus alunos. Este artigo apresenta um modelo de análise do trabalho letivo, evidenciado através da prática de uma professora do 1.º Ciclo, discutindo as relações entre as componentes de tal modelo num episódio em que a professora tem por objetivo (declarado a posteriori) consolidar a interpretação/“inferência” de dados a partir de um pictograma anteriormente elaborado. Após a apresentação teórica do modelo e uma sua concretização no episódio referido, discutem-se algumas potencialidades da realização deste tipo de análise e discussão na formação inicial e/ou contínua de professores, de forma a trazer para as discussões aspectos matemáticos e do seu ensino e a não focar apenas questões de natureza educativa em geral.Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoSapientiaRibeiro, Carlos Miguel2014-06-27T12:05:57Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/4549por2176-1744AUT: CMR01849;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:15:50Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/4549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:57:54.672693Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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