A tipografia na obra de Manoel de Oliveira: circuito de cinema português do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Teresa Carla Palmeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17573
Resumo: A atual dissertação intitulada A tipografia na obra de Manoel de Oliveira: Circuito de cinema português do século XX incide o seu estudo no domínio do design gráfico, nas áreas específicas da tipografia e do cartaz de cinema. Procurou-se, por um lado, perceber se a determinação tipográfica adotada em cada cartaz se adequa à narrativa do filme a que corresponde ou se o gosto da época se lhe sobrepõe, por outro, saber se o carácter dos tipos foi preservado ou corrompido devido a um incorreto manuseamento. Pretendeu-se ainda averiguar em que medida a introdução em meados dos anos 1980 de sistemas operativos e programas com interfaces gráficos, influiu na aplicação e manipulação dos tipos por parte do criativo. Decidiu-se adotar para esta investigação uma metodologia mista - qualitativa e quantitativa - que nos levasse, após uma revisão bibliográfica, a compreender, selecionar e definir os indicadores úteis à construção de uma grelha analítica que permitisse regular a observação direta e registos estruturados no nosso estudo.Considerou-se ainda de extrema importância visionar aos filmes abrangidos na nossa amostra, perspetivando uma análise interpretativa mais rigorosa, sistematizada e qualitativa sobre os seus cartazes. Tanto os resultados como a metodologia aplicada ao nosso estudo poderão contribuir para o seguimento de uma outra investigação adaptada, por oposição, a um cinema de vertente comercial, quer seja nacional ou internacional, ou mesmo a outras áreas artísticas como o teatro, a dança e a música; ABSTRACT: The current dissertation entitled The typography in the work of Manoel de Oliveira: The Portuguese twentieth century cinema circuit focuses his study in the graphic design field, in the specific areas of typography and film poster. Looking, on the one hand, to understand if the typographical determination adopted in each poster fits the narrative of the film which corresponds or the love of the time overlaps it, on the other hand, whether the character of the types was preserved or corrupted due to improper handling. It also intends to ascertain to what extent the introduction in the mid-1980s of the operating systems and programs with graphical interfaces, influenced the application and handling of types from the creative. It was decided to adopt for this investigation a mixed methodology - qualitative and quantitative - to take us, after a literature review, understand, select and define useful indicators for the construction of an analytical grid that would allow to regulate direct observation and records structured in our study. It is also considered of utmost importance viewing the films covered in our sample, showing the perspective of stricter interpretative analysis, systematic and qualitative on their posters. Both the results and the methodology applied to our study may contribute to the monitoring of another adapted research, as opposed to a commercial aspect cinema, whether national or international, or even to other artistic fields such as theater, dance and music.
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