Método de linearização óptima para o controlo de sistemas de aeronaves
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3659 |
Resumo: | Todos os veículos aéreos possuem uma dinâmica de voo não linear e é sabido que a teoria de controlo é mais explorada no caso dos sistemas lineares. Como tal, na presença de um sistema não linear torna-se vital, em geral, linearizá-lo para estudar o comportamento do mesmo. É sobre a problemática de linearização que este trabalho de dissertação incide. Foi proposto um novo método de linearização óptima que procura o modelo linear, o mais próximo possível do sistema não linear considerado. Enquanto os métodos de linearização existentes não garantem a validade do modelo linearizado em determinados domínios de estados e de controlos, o método proposto tem como objectivo a viabilidade do modelo linear obtido em domínios previamente escolhidos pelo utilizador. De modo a validar o método de linearização óptima aqui apresentado, aplicámo-lo a três sistemas dinâmicos distintos e concluímos sobre os mesmos. Os sistemas aos quais aplicamos o método são, respectivamente, ao modelo não linear dinâmico da aeronave F-8 Crusader Fighter, ao modelo de um pêndulo rotativo invertido e ao modelo não linear de um satélite. |
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Método de linearização óptima para o controlo de sistemas de aeronavesAeronave - Método de linearização óptimaAeronave - Estabilidade estáticaAeronave - Estabilidade dinâmicaAeronave - ControlabilidadeAeronave - Sistemas dinâmicosTodos os veículos aéreos possuem uma dinâmica de voo não linear e é sabido que a teoria de controlo é mais explorada no caso dos sistemas lineares. Como tal, na presença de um sistema não linear torna-se vital, em geral, linearizá-lo para estudar o comportamento do mesmo. É sobre a problemática de linearização que este trabalho de dissertação incide. Foi proposto um novo método de linearização óptima que procura o modelo linear, o mais próximo possível do sistema não linear considerado. Enquanto os métodos de linearização existentes não garantem a validade do modelo linearizado em determinados domínios de estados e de controlos, o método proposto tem como objectivo a viabilidade do modelo linear obtido em domínios previamente escolhidos pelo utilizador. De modo a validar o método de linearização óptima aqui apresentado, aplicámo-lo a três sistemas dinâmicos distintos e concluímos sobre os mesmos. Os sistemas aos quais aplicamos o método são, respectivamente, ao modelo não linear dinâmico da aeronave F-8 Crusader Fighter, ao modelo de um pêndulo rotativo invertido e ao modelo não linear de um satélite.Bousson, KouamanauBibliorumQuintiães, Marta Sofia de Sá2015-06-29T15:37:44Z200820082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3659porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:08Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:01.408254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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