Método de linearização óptima para o controlo de sistemas de aeronaves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintiães, Marta Sofia de Sá
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3659
Resumo: Todos os veículos aéreos possuem uma dinâmica de voo não linear e é sabido que a teoria de controlo é mais explorada no caso dos sistemas lineares. Como tal, na presença de um sistema não linear torna-se vital, em geral, linearizá-lo para estudar o comportamento do mesmo. É sobre a problemática de linearização que este trabalho de dissertação incide. Foi proposto um novo método de linearização óptima que procura o modelo linear, o mais próximo possível do sistema não linear considerado. Enquanto os métodos de linearização existentes não garantem a validade do modelo linearizado em determinados domínios de estados e de controlos, o método proposto tem como objectivo a viabilidade do modelo linear obtido em domínios previamente escolhidos pelo utilizador. De modo a validar o método de linearização óptima aqui apresentado, aplicámo-lo a três sistemas dinâmicos distintos e concluímos sobre os mesmos. Os sistemas aos quais aplicamos o método são, respectivamente, ao modelo não linear dinâmico da aeronave F-8 Crusader Fighter, ao modelo de um pêndulo rotativo invertido e ao modelo não linear de um satélite.
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