O canto coral como instrumento de partilha cultural: dinâmicas de ensaio aplicadas ao Emcanto Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Thiago Ribeiro de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30592
Resumo: Este trabalho apresenta e discute questões referentes à configuração do canto coral como ferramenta de partilha cultural em um contexto de imigração, abordando as redes de relacionamento criados pelo trabalho desenvolvido em um coral amador, grupo multifacetado em que se pôde promover a educação musical e vocal, a integração interpessoal, intercultural, a inclusão social, bem como a criação de laços fraternos e solidariedade. Também descreve e analisa a experiência do coral Emcanto Cultural, com o objetivo de investigar como uma dinâmica de ensaio preparada a partir do repertório pode contribuir com resultados positivos no preparo das obras do repertório e fornecer ações pedagógico-musicais relevantes. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo com enfoque qualitativo, iniciado pela revisão bibliográfica. Para alcançar seus objetivos, a pesquisa configurou-se como pesquisa documental, podendo ser situada no movimento da própria prática e utilizou como instrumento de coleta de dados o Grupo Focal. Os relatos dos participantes da pesquisa, quando somados ao quadro conceitual apresentado, expressam evidências de que os tipos de interação pessoal possíveis e provocados em uma prática coral estão intimamente imbricados com o desenvolvimento cultural, com a aceitação de sua própria cultura, do desenvolvimento da escuta, do senso de responsabilidade e de autoria. A pesquisa demonstra a possibilidade de uso do ensaio virtual e à distância, a partir da utilização de vários recursos tecnológicos, alternativa desenvolvida devido a Covid-19, durante o período de isolamento social. A possibilidade dessa forma de atuação online pode se dar como complemento ao trabalho presencial, ou talvez se torne uma nova tendência no canto coral a ser praticada enquanto não são permitidos os encontros presenciais. Os resultados apontam possíveis contribuições para formação musical de coralistas, quando as ações pedagógico-musicais ampliam os modos como se dão as interações pessoais em práticas corais e trazem significativas reflexões sobre o papel da liderança do regente e o papel de protagonismo do cantor.
id RCAP_be92d64910560aac359c0b42b47be6b8
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/30592
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O canto coral como instrumento de partilha cultural: dinâmicas de ensaio aplicadas ao Emcanto CulturalCanto coralRegência coralEnsaio coralDinâmicas de ensaioPedagogia musicalIntegração culturalEste trabalho apresenta e discute questões referentes à configuração do canto coral como ferramenta de partilha cultural em um contexto de imigração, abordando as redes de relacionamento criados pelo trabalho desenvolvido em um coral amador, grupo multifacetado em que se pôde promover a educação musical e vocal, a integração interpessoal, intercultural, a inclusão social, bem como a criação de laços fraternos e solidariedade. Também descreve e analisa a experiência do coral Emcanto Cultural, com o objetivo de investigar como uma dinâmica de ensaio preparada a partir do repertório pode contribuir com resultados positivos no preparo das obras do repertório e fornecer ações pedagógico-musicais relevantes. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo com enfoque qualitativo, iniciado pela revisão bibliográfica. Para alcançar seus objetivos, a pesquisa configurou-se como pesquisa documental, podendo ser situada no movimento da própria prática e utilizou como instrumento de coleta de dados o Grupo Focal. Os relatos dos participantes da pesquisa, quando somados ao quadro conceitual apresentado, expressam evidências de que os tipos de interação pessoal possíveis e provocados em uma prática coral estão intimamente imbricados com o desenvolvimento cultural, com a aceitação de sua própria cultura, do desenvolvimento da escuta, do senso de responsabilidade e de autoria. A pesquisa demonstra a possibilidade de uso do ensaio virtual e à distância, a partir da utilização de vários recursos tecnológicos, alternativa desenvolvida devido a Covid-19, durante o período de isolamento social. A possibilidade dessa forma de atuação online pode se dar como complemento ao trabalho presencial, ou talvez se torne uma nova tendência no canto coral a ser praticada enquanto não são permitidos os encontros presenciais. Os resultados apontam possíveis contribuições para formação musical de coralistas, quando as ações pedagógico-musicais ampliam os modos como se dão as interações pessoais em práticas corais e trazem significativas reflexões sobre o papel da liderança do regente e o papel de protagonismo do cantor.This paper presents and discusses issues regarding the configuration of choral singing as a tool for cultural sharing in an immigration context, addressing the relationship networks created by the work developed in an amateur choir, a multifaceted group in which it was possible to promote musical and vocal education, interpersonal, intercultural integration, social inclusion, as well as the creation of fraternal ties and solidarity. It also describes and analyzes the experience of the Emcanto Cultural choir, with the aim of investigating how a rehearsal dynamic prepared from the repertoire can contribute with positive results in the preparation of the repertoire's works and provide relevant pedagogical-musical actions. As for the methodological procedures, this is a study with a qualitative focus, initiated by the literature review. To achieve its objectives, the research was configured as documentary research, being able to be situated in the movement of the practice itself and used the Focus Group as an instrument of data collection. The reports of the research participants, when added to the presented conceptual framework, express evidence that the types of personal interaction possible and provoked in a choral practice are closely intertwined with cultural development, with the acceptance of their own culture, with the development of listening, a sense of responsibility and authorship. The research demonstrates the possibility of using the virtual and distance rehearsal, from the use of various technological resources, an alternative developed due to Covid-19, during the period of social isolation. The possibility of this form of online performance can be complementary to presential work, or perhaps it will become a new trend in choral singing to be practiced while presential meetings are not allowed. The results point to possible contributions to the musical formation of the choir singer, when the pedagogical-musical actions expand the ways in which personal interactions take place in choral practices and bring significant reflections on the role of the conductor's leadership and the lead role and protagonism of the singer.2021-02-15T10:47:30Z2020-06-09T00:00:00Z2020-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30592porMelo, Thiago Ribeiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:05Zoai:ria.ua.pt:10773/30592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:38.617252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O canto coral como instrumento de partilha cultural: dinâmicas de ensaio aplicadas ao Emcanto Cultural
title O canto coral como instrumento de partilha cultural: dinâmicas de ensaio aplicadas ao Emcanto Cultural
spellingShingle O canto coral como instrumento de partilha cultural: dinâmicas de ensaio aplicadas ao Emcanto Cultural
Melo, Thiago Ribeiro de
Canto coral
Regência coral
Ensaio coral
Dinâmicas de ensaio
Pedagogia musical
Integração cultural
title_short O canto coral como instrumento de partilha cultural: dinâmicas de ensaio aplicadas ao Emcanto Cultural
title_full O canto coral como instrumento de partilha cultural: dinâmicas de ensaio aplicadas ao Emcanto Cultural
title_fullStr O canto coral como instrumento de partilha cultural: dinâmicas de ensaio aplicadas ao Emcanto Cultural
title_full_unstemmed O canto coral como instrumento de partilha cultural: dinâmicas de ensaio aplicadas ao Emcanto Cultural
title_sort O canto coral como instrumento de partilha cultural: dinâmicas de ensaio aplicadas ao Emcanto Cultural
author Melo, Thiago Ribeiro de
author_facet Melo, Thiago Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Thiago Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Canto coral
Regência coral
Ensaio coral
Dinâmicas de ensaio
Pedagogia musical
Integração cultural
topic Canto coral
Regência coral
Ensaio coral
Dinâmicas de ensaio
Pedagogia musical
Integração cultural
description Este trabalho apresenta e discute questões referentes à configuração do canto coral como ferramenta de partilha cultural em um contexto de imigração, abordando as redes de relacionamento criados pelo trabalho desenvolvido em um coral amador, grupo multifacetado em que se pôde promover a educação musical e vocal, a integração interpessoal, intercultural, a inclusão social, bem como a criação de laços fraternos e solidariedade. Também descreve e analisa a experiência do coral Emcanto Cultural, com o objetivo de investigar como uma dinâmica de ensaio preparada a partir do repertório pode contribuir com resultados positivos no preparo das obras do repertório e fornecer ações pedagógico-musicais relevantes. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo com enfoque qualitativo, iniciado pela revisão bibliográfica. Para alcançar seus objetivos, a pesquisa configurou-se como pesquisa documental, podendo ser situada no movimento da própria prática e utilizou como instrumento de coleta de dados o Grupo Focal. Os relatos dos participantes da pesquisa, quando somados ao quadro conceitual apresentado, expressam evidências de que os tipos de interação pessoal possíveis e provocados em uma prática coral estão intimamente imbricados com o desenvolvimento cultural, com a aceitação de sua própria cultura, do desenvolvimento da escuta, do senso de responsabilidade e de autoria. A pesquisa demonstra a possibilidade de uso do ensaio virtual e à distância, a partir da utilização de vários recursos tecnológicos, alternativa desenvolvida devido a Covid-19, durante o período de isolamento social. A possibilidade dessa forma de atuação online pode se dar como complemento ao trabalho presencial, ou talvez se torne uma nova tendência no canto coral a ser praticada enquanto não são permitidos os encontros presenciais. Os resultados apontam possíveis contribuições para formação musical de coralistas, quando as ações pedagógico-musicais ampliam os modos como se dão as interações pessoais em práticas corais e trazem significativas reflexões sobre o papel da liderança do regente e o papel de protagonismo do cantor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-09T00:00:00Z
2020-06-09
2021-02-15T10:47:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/30592
url http://hdl.handle.net/10773/30592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137681732534272