Deteção de Detonação em Motores de Pistão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/6530 |
Resumo: | O presente trabalho teve como principal objetivo analisar e detetar de que forma a detonação ocorre, de que maneira se manifesta, qual ou quais as condições e os regimes de trabalho mais propícios para que este fenómeno de detonação aconteça. Para a realização deste trabalho foram utilizados os motores presentes no Laboratório de Energética e Máquinas Térmicas do Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior, são eles o motor OPEL ASTRA 1.4i, o motor LOMBARDINI LDW 502 e por fim o motor HONDA GX 120. Para levar a cabo a realização deste trabalho foi ainda utilizado um sensor de detonação SKU 041848 e ainda o aparelho PicoScope, bem como o software informático o PicoScope Automotive. O trabalho efetuado no motor OPEL ASTRA 1.4i e no motor no LOMBARDINI LDW 502 consistiu em duas corridas ao longo do regime de operação destes motores. No motor HONDA GX 120 a realização da parte experimental foi um pouco diferente, efetuou-se na mesma as duas corridas ao longo do regime de operação e forma descendentes, isto é, da rotação mais elevada para o seu ralenti, mas neste motor fez-se variar o ângulo AI (ângulo de ignição) dado que este estava ligado a uma centralina que possibilitava o controlo eletrónico de alguns parâmetros de funcionamento do motor, entre eles o AI. Após a realização da parte experimental desta dissertação foram analisados os resultados obtidos pelo PicoScope. Tendo em conta o sinal das ondas captadas pelo PicoScope e a análise feita a esses sinais é possível estabelecer algumas comparações e verificar se existe detonação da mistura durante um determinado ciclo de funcionamento do motor. Pelos resultados obtidos foi possível verificar que, durante o funcionamento do motor OPEL ASTRA 1.4i e do motor LOMBARDINI LDW 502 nos vários regimes de funcionamento dos motores não existe qualquer tipo de combustão anormal. No motor HONDA GX 120 o caso é diferente, existe combustão anormal neste motor quando o ângulo de AI é muito elevado, acima de 50º de AI. À medida que os valores de ângulos de AI e as rotações vão aumentando, o fenómeno de detonação é mais evidente, sendo que com 70º e 75º de AI o motor acaba por se desligar. |
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Deteção de Detonação em Motores de PistãoAvanço de IgniçãoCombustão AnormalMotor de Combustão InternaPicoscope Automotive.Sensor de DetonaçãoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasO presente trabalho teve como principal objetivo analisar e detetar de que forma a detonação ocorre, de que maneira se manifesta, qual ou quais as condições e os regimes de trabalho mais propícios para que este fenómeno de detonação aconteça. Para a realização deste trabalho foram utilizados os motores presentes no Laboratório de Energética e Máquinas Térmicas do Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior, são eles o motor OPEL ASTRA 1.4i, o motor LOMBARDINI LDW 502 e por fim o motor HONDA GX 120. Para levar a cabo a realização deste trabalho foi ainda utilizado um sensor de detonação SKU 041848 e ainda o aparelho PicoScope, bem como o software informático o PicoScope Automotive. O trabalho efetuado no motor OPEL ASTRA 1.4i e no motor no LOMBARDINI LDW 502 consistiu em duas corridas ao longo do regime de operação destes motores. No motor HONDA GX 120 a realização da parte experimental foi um pouco diferente, efetuou-se na mesma as duas corridas ao longo do regime de operação e forma descendentes, isto é, da rotação mais elevada para o seu ralenti, mas neste motor fez-se variar o ângulo AI (ângulo de ignição) dado que este estava ligado a uma centralina que possibilitava o controlo eletrónico de alguns parâmetros de funcionamento do motor, entre eles o AI. Após a realização da parte experimental desta dissertação foram analisados os resultados obtidos pelo PicoScope. Tendo em conta o sinal das ondas captadas pelo PicoScope e a análise feita a esses sinais é possível estabelecer algumas comparações e verificar se existe detonação da mistura durante um determinado ciclo de funcionamento do motor. Pelos resultados obtidos foi possível verificar que, durante o funcionamento do motor OPEL ASTRA 1.4i e do motor LOMBARDINI LDW 502 nos vários regimes de funcionamento dos motores não existe qualquer tipo de combustão anormal. No motor HONDA GX 120 o caso é diferente, existe combustão anormal neste motor quando o ângulo de AI é muito elevado, acima de 50º de AI. À medida que os valores de ângulos de AI e as rotações vão aumentando, o fenómeno de detonação é mais evidente, sendo que com 70º e 75º de AI o motor acaba por se desligar.The present work had as main objective to analyze and detect how the detonation occurs, how it manifests itself, which or what conditions and working arrangements are more favourable to this detonation phenomenon happen. For the accomplishment of this work were used engines from the Energy and Thermal Machines Laboratory of the Department of Electromechanical Engineering in the University of Beira Interior, they are the engine OPEL ASTRA 1.4i, the engine LOMBARDINI LDW 502 and finally the engine HONDA GX 120. To carry out this work, was still used a knock sensor SKU 041848 as well as PicoScope device, and the PicoScope Automotive software. The work done in the OPEL ASTRA 1.4i engine and in the engine LOMBARDINI LDW 502 consisted of two races over these engines regime. On the engine HONDA GX 120 the experimental part was a little different, with the same two races over the descending regimes, this is from the higher velocity until the engine reaches idle, but in this engine it was varied the IA angle (ignition angle), since it was linked to an electronic control unit (ECU) that allowed the electronic control of some engine operating parameters, including IA. After completion of the experimental part of this thesis the results of PicoScope were analyzed. Given the PicoScope signals and the analysis of these signals, is has possible to make some comparisons and to check if the detonation of the mixture for a given engine operating cycle occurs. By the results it could be concluded that, during operation of the engines OPEL ASTRA 1.4i and LOMBARDINI LDW 502 on various engine operations regimes, does not exist any type of abnormal combustion. For the engine HONDA GX 120 the case is different, there is abnormal combustion on this engine when the IA is very high, above 50°. As the values of IA angles and the velocity increase, the detonation phenomenon is more evident, and with 70º and 75º of IA the engine eventually switch off.Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençauBibliorumDias, Pedro Rafael Andrade2018-11-28T16:13:10Z2016-2-12016-03-042016-03-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6530TID:201772477porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:45:07Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:14.120874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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