O Cinema Digital: uma transfiguração do real?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Inês
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16055
Resumo: A técnica digital, que hoje faz parte integrante da imagem cinematográfica, limita-se na maior parte dos casos em produzir efeitos que inibem a narrativa. Sedutores para o olhar, a indústria usa-os ao máximo, reduzindo o cinema a um espectáculo, facilmente consumido, rapidamente assimilado e que se torna aditivo como qualquer produto artificial. Como Manovich o analisou, a evolução do cinema a partir da técnica digital tende para um novo media como, por exemplo, no caso de Time Code, realizado por Mike Figgis em 2000. (...)
id RCAP_bea12420e1eaad62ea615689d8d81847
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/16055
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Cinema Digital: uma transfiguração do real?A técnica digital, que hoje faz parte integrante da imagem cinematográfica, limita-se na maior parte dos casos em produzir efeitos que inibem a narrativa. Sedutores para o olhar, a indústria usa-os ao máximo, reduzindo o cinema a um espectáculo, facilmente consumido, rapidamente assimilado e que se torna aditivo como qualquer produto artificial. Como Manovich o analisou, a evolução do cinema a partir da técnica digital tende para um novo media como, por exemplo, no caso de Time Code, realizado por Mike Figgis em 2000. (...)Universidade de Aveiro2005-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16055https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16055SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1091-1094SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1091-1094SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1091-1094reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16055https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16055/11288Gil, Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-20T14:54:06Zoai:proa.ua.pt:article/16055Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:02.469950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Cinema Digital: uma transfiguração do real?
title O Cinema Digital: uma transfiguração do real?
spellingShingle O Cinema Digital: uma transfiguração do real?
Gil, Inês
title_short O Cinema Digital: uma transfiguração do real?
title_full O Cinema Digital: uma transfiguração do real?
title_fullStr O Cinema Digital: uma transfiguração do real?
title_full_unstemmed O Cinema Digital: uma transfiguração do real?
title_sort O Cinema Digital: uma transfiguração do real?
author Gil, Inês
author_facet Gil, Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Inês
description A técnica digital, que hoje faz parte integrante da imagem cinematográfica, limita-se na maior parte dos casos em produzir efeitos que inibem a narrativa. Sedutores para o olhar, a indústria usa-os ao máximo, reduzindo o cinema a um espectáculo, facilmente consumido, rapidamente assimilado e que se torna aditivo como qualquer produto artificial. Como Manovich o analisou, a evolução do cinema a partir da técnica digital tende para um novo media como, por exemplo, no caso de Time Code, realizado por Mike Figgis em 2000. (...)
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16055
https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16055
url https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16055
https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16055/11288
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1091-1094
SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1091-1094
SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1091-1094
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131678770200576