Autoconceito e problemas de comportamento em crianças com dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemente, Ivan Ferreira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3079
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
id RCAP_beab2612c3cd1d6bba3d4887550f703a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3079
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autoconceito e problemas de comportamento em crianças com dificuldades de aprendizagemAuto-conceitoProblemas de comportamentoDificuldades de aprendizagemTeses de mestrado - 2008Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008O presente estudo tem como objectivos: (a) a caracterização do autoconceito e dos problemas de comportamento num grupo de crianças com dificuldades de aprendizagem, (b) a análise da relação entre estas duas dimensões neste grupo de crianças. Foi recolhida uma amostra de 30 crianças com dificuldades de aprendizagem, com idades entre os 8 e os 12 anos, numa instituição onde as crianças recebem apoio pedagógico-terapêutico. Para a avaliação do autoconceito foi utilizada a adaptação portuguesa da Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (PHCSCS-2; Piers & Herzberg, 2002) desenvolvida por Veiga (no prelo). Para a avaliação dos problemas de comportamento foi utilizado o Inventário de Comportamentos da Criança para Professores (I.C.C.P.; Fonseca, Simões, Rebelo, Ferreira, & Cardoso, 1995), adaptação portuguesa do Teacher’s Report Form for Ages 6-18 (TRF) (Achenbach, 1991b), tendo o mesmo sido respondido pelas professoras das crianças na instituição. Foram ainda recolhidos dados sócio-demográficos das crianças através de uma Ficha contruída para o efeito. Os resultados indicam que, no autoconceito global, embora as crianças com dificuldades de aprendizagem tendam a obter resultados mais baixos do que um grupo de crianças sem estas dificuldades (amostra do estudo de adaptação do PHCSCS-2), as diferenças não são significativas. Também não se encontram diferenças significativas ao nível das subescalas, incluindo face ao autoconceito académico. Quanto aos problemas de comportamento, quer os rapazes quer as raparigas com dificuldades de aprendizagem diferiram significativamente dos da amostra de comparação (amostra do estudo de adaptação do I.C.C.P.) no Total, apresentando resultados mais elevados. O autoconceito Global e o Total de problemas de comportamento correlacionam-se negativamente e de forma significativa. Encontraram-se ainda várias correlações negativas significativas entre os totais respectivos e várias subescalas, bem como entre subescalas específicas, dos dois instrumentos utilizados para avaliar o autoconceito e os problemas de comportamento.The objectives of this study are: (a) to charaterize self-concept and behavioral problems in a group of children with learning difficulties, (b) to analyse the relationship between these two dimensions in this group of children. A sample of 30 children with learning difficulties, aged 8 to 12, was taken in an institution where the children receive educational therapeutic support. In order to measure self-concept, the Portuguese version of the Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (PHCSCS-2; Piers & Herzberg, 2002) was used, which was developed by Veiga (no prelo). The Portuguese version of the Teacher’s Report Form for Ages 6-18 (TRF; Achenbach, 1991b; Fonseca, Simões, Rebelo, Ferreira, & Cardoso, 1995) was used to evaluate behavioral problems, having been applied to the children’s teachers in the institution. A Form was also designed to collect socio-demographical data regarding the children. The results indicate that, even though children with learning difficulties tend to have a lower global self-concept than children without learning difficulties (sample of the PHCSCS-2 Portuguese adaptation) these differences are of no statistical significance. Furthermore there were no differences regarding subscales, including the domain of academic selfconcept. As regards to behavioral problems, both boys and girls with learning difficulties achieved significantly higher levels of Total behavior problems, when compared to a sample of children without learning difficulties (sample of the Portuguese adaptation of the TRF). A significant negative correlation was found between global self-concept and total behavioral problems. Several significant negative correlations were also found among the respective totals and the subscales, as well as among specific subscales of the instruments used to evaluate self-concept and behavior problems.Santos, Salomé Vieira, 1959-Repositório da Universidade de LisboaClemente, Ivan Ferreira2011-04-11T10:13:10Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3079porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:11.157516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autoconceito e problemas de comportamento em crianças com dificuldades de aprendizagem
title Autoconceito e problemas de comportamento em crianças com dificuldades de aprendizagem
spellingShingle Autoconceito e problemas de comportamento em crianças com dificuldades de aprendizagem
Clemente, Ivan Ferreira
Auto-conceito
Problemas de comportamento
Dificuldades de aprendizagem
Teses de mestrado - 2008
title_short Autoconceito e problemas de comportamento em crianças com dificuldades de aprendizagem
title_full Autoconceito e problemas de comportamento em crianças com dificuldades de aprendizagem
title_fullStr Autoconceito e problemas de comportamento em crianças com dificuldades de aprendizagem
title_full_unstemmed Autoconceito e problemas de comportamento em crianças com dificuldades de aprendizagem
title_sort Autoconceito e problemas de comportamento em crianças com dificuldades de aprendizagem
author Clemente, Ivan Ferreira
author_facet Clemente, Ivan Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Salomé Vieira, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Clemente, Ivan Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-conceito
Problemas de comportamento
Dificuldades de aprendizagem
Teses de mestrado - 2008
topic Auto-conceito
Problemas de comportamento
Dificuldades de aprendizagem
Teses de mestrado - 2008
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2011-04-11T10:13:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3079
url http://hdl.handle.net/10451/3079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134176529612800