Value of echocardiography in the surgical selection of patients with chronic aortic insufficiency.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmona, José
Data de Publicação: 1980
Outros Autores: Silva, Aniceto, Seabra-Gomes, R., Gouveia, Raquel, Guimarães, Luís C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4165
Resumo: Foram estudados por ecocardiografia (M-Modo) dezasseis doentes com insuficiência aórtica crónica submetidos a cirurgia de substituição valvular no Serviço de Cardiologia Médico-Cirúrgica do Hospital de Santa Maria, no pré e no pós-operatório durante um período que variou entre 1 e 65 meses. Avaliaram-se os seguintes parâmetros ecocardiográficos da função ventricular esquerda: DED - dimensão telediastólica, % Δ th - percentagem de espessamento da parede posterior do ventrículo esquerdo da telediástole para a telesístole e R/th - relação entre o raio da cavidade ventricular esquerda e a espessura da parede posterior em telediástole. Verificou-se uma diminuição pós-operatória de DED e % Δ th, embora só o primeiro índice apresentasse significado estatístico. Os valores de R/th encontravam-se ligeiramente diminuídos em relação à normalidade tanto no pré-operatório como no pós-operatório, embora só muito tardiamente (2 a 5 anos) esses valores tenham significado estatístico. Contudo, quando o R/th apresenta valores supranormais no pré-operatório - traduzindo uma hipertrofia inadequada - estes mantiveram-se elevados no pós-operatório só regressando à normalidade muito tardiamente. Estes achados sugerem que a elevação do índice no pré-operatório pode não ter significado de tão mau prognóstico depois da cirurgia mas apenas traduzir uma recuperação funcional mais demorada.
id RCAP_beaddf3322761aace7c00321129f8949
oai_identifier_str oai:ojs.www.actamedicaportuguesa.com:article/4165
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Value of echocardiography in the surgical selection of patients with chronic aortic insufficiency.Valor da ecocardiografia na indicação cirúrgica dos doentes com insuficiência aórtica crónica (IAC).Foram estudados por ecocardiografia (M-Modo) dezasseis doentes com insuficiência aórtica crónica submetidos a cirurgia de substituição valvular no Serviço de Cardiologia Médico-Cirúrgica do Hospital de Santa Maria, no pré e no pós-operatório durante um período que variou entre 1 e 65 meses. Avaliaram-se os seguintes parâmetros ecocardiográficos da função ventricular esquerda: DED - dimensão telediastólica, % Δ th - percentagem de espessamento da parede posterior do ventrículo esquerdo da telediástole para a telesístole e R/th - relação entre o raio da cavidade ventricular esquerda e a espessura da parede posterior em telediástole. Verificou-se uma diminuição pós-operatória de DED e % Δ th, embora só o primeiro índice apresentasse significado estatístico. Os valores de R/th encontravam-se ligeiramente diminuídos em relação à normalidade tanto no pré-operatório como no pós-operatório, embora só muito tardiamente (2 a 5 anos) esses valores tenham significado estatístico. Contudo, quando o R/th apresenta valores supranormais no pré-operatório - traduzindo uma hipertrofia inadequada - estes mantiveram-se elevados no pós-operatório só regressando à normalidade muito tardiamente. Estes achados sugerem que a elevação do índice no pré-operatório pode não ter significado de tão mau prognóstico depois da cirurgia mas apenas traduzir uma recuperação funcional mais demorada.Ordem dos Médicos1980-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/x-pdfhttps://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4165oai:ojs.www.actamedicaportuguesa.com:article/4165Acta Médica Portuguesa; Vol. 2 No. 1 (1980): January - February; 29-38Acta Médica Portuguesa; Vol. 2 N.º 1 (1980): Janeiro - Fevereiro; 29-381646-07580870-399Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4165https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4165/3281Carmona, JoséSilva, AnicetoSeabra-Gomes, R.Gouveia, RaquelGuimarães, Luís C.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-20T11:03:23Zoai:ojs.www.actamedicaportuguesa.com:article/4165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:18:44.097017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Value of echocardiography in the surgical selection of patients with chronic aortic insufficiency.
Valor da ecocardiografia na indicação cirúrgica dos doentes com insuficiência aórtica crónica (IAC).
title Value of echocardiography in the surgical selection of patients with chronic aortic insufficiency.
spellingShingle Value of echocardiography in the surgical selection of patients with chronic aortic insufficiency.
Carmona, José
title_short Value of echocardiography in the surgical selection of patients with chronic aortic insufficiency.
title_full Value of echocardiography in the surgical selection of patients with chronic aortic insufficiency.
title_fullStr Value of echocardiography in the surgical selection of patients with chronic aortic insufficiency.
title_full_unstemmed Value of echocardiography in the surgical selection of patients with chronic aortic insufficiency.
title_sort Value of echocardiography in the surgical selection of patients with chronic aortic insufficiency.
author Carmona, José
author_facet Carmona, José
Silva, Aniceto
Seabra-Gomes, R.
Gouveia, Raquel
Guimarães, Luís C.
author_role author
author2 Silva, Aniceto
Seabra-Gomes, R.
Gouveia, Raquel
Guimarães, Luís C.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmona, José
Silva, Aniceto
Seabra-Gomes, R.
Gouveia, Raquel
Guimarães, Luís C.
description Foram estudados por ecocardiografia (M-Modo) dezasseis doentes com insuficiência aórtica crónica submetidos a cirurgia de substituição valvular no Serviço de Cardiologia Médico-Cirúrgica do Hospital de Santa Maria, no pré e no pós-operatório durante um período que variou entre 1 e 65 meses. Avaliaram-se os seguintes parâmetros ecocardiográficos da função ventricular esquerda: DED - dimensão telediastólica, % Δ th - percentagem de espessamento da parede posterior do ventrículo esquerdo da telediástole para a telesístole e R/th - relação entre o raio da cavidade ventricular esquerda e a espessura da parede posterior em telediástole. Verificou-se uma diminuição pós-operatória de DED e % Δ th, embora só o primeiro índice apresentasse significado estatístico. Os valores de R/th encontravam-se ligeiramente diminuídos em relação à normalidade tanto no pré-operatório como no pós-operatório, embora só muito tardiamente (2 a 5 anos) esses valores tenham significado estatístico. Contudo, quando o R/th apresenta valores supranormais no pré-operatório - traduzindo uma hipertrofia inadequada - estes mantiveram-se elevados no pós-operatório só regressando à normalidade muito tardiamente. Estes achados sugerem que a elevação do índice no pré-operatório pode não ter significado de tão mau prognóstico depois da cirurgia mas apenas traduzir uma recuperação funcional mais demorada.
publishDate 1980
dc.date.none.fl_str_mv 1980-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4165
oai:ojs.www.actamedicaportuguesa.com:article/4165
url https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4165
identifier_str_mv oai:ojs.www.actamedicaportuguesa.com:article/4165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4165
https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4165/3281
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/x-pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ordem dos Médicos
publisher.none.fl_str_mv Ordem dos Médicos
dc.source.none.fl_str_mv Acta Médica Portuguesa; Vol. 2 No. 1 (1980): January - February; 29-38
Acta Médica Portuguesa; Vol. 2 N.º 1 (1980): Janeiro - Fevereiro; 29-38
1646-0758
0870-399X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130639069347840