O impacto da qualidade da relação, das emoções e da recomendação na lealdade : o caso do Laboratório de Análises Clínicas Elisabete Cavadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavadas, Ricardo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1407
Resumo: Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
id RCAP_beaf1ad5670bc1479d16c188ad696f7d
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1407
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da qualidade da relação, das emoções e da recomendação na lealdade : o caso do Laboratório de Análises Clínicas Elisabete CavadasMarketing relacionalQualidade da relaçãoEmoçãoRecomendaçãoLealdadePLSDissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.Num mercado cada vez mais fragmentado, as empresas do setor da saúde devem olhar para a retenção dos seus clientes como uma prioridade. Mais particularmente, os Laboratórios de Análises Clínicas, por serem um intermediário entre a situação clínica de um cliente e o seu diagnóstico, têm necessariamente que estabelecer relações comerciais fortes, com elevados graus de satisfação, confiança e compromisso, baseadas numa dinâmica relacional e assentes na lealdade à marca. Desta forma, as recomendações assumem-se de maior relevância, importando saber quem mais influencia na escolha deste tipo de serviços. Importa também, tratando-se de um serviço que opera nas necessidades mais básicas do ser humano, a saúde, distinguir qual o estado emocional e de que forma afeta a relação entre o cliente e a empresa. Para o efeito, importa conhecer a influência da satisfação e da confiança no compromisso e deste na lealdade, bem como a influência da recomendação e das emoções quer no compromisso quer na lealdade. Interessa ainda analisar se a confiança tem influência na satisfação. Assim, com base na informação recolhida através de questionário numa amostra de 233 clientes do Laboratório de Análises Clínicas Elisabete Cavadas (LACEC), estimou-se um modelo de equações estruturais, utilizando o software Partial Least Squares (PLS) pelo Smart PLS 2. Os resultados evidenciaram que a confiança explica a satisfação, que a satisfação explica o compromisso e a lealdade e que o compromisso explica, de um modo geral, a lealdade. As recomendações não explicam nem o compromisso nem a lealdade, enquanto as emoções positivas explicam o compromisso e a lealdade. Os resultados obtidos contribuem para um melhor conhecimento do marketing relacional e para otimizar a sua aplicação no sector da saúde e no LACEC, em particular.Business enterprises in the health sector must envisage client retention as their priority, due to an ever growing market fragmentation. This is particularly the case for Clinical Test Laboratories, that act as the interface between patients' clinic status and the corresponding diagnosis. So, it is absolutely necessary for them to establish strong commercial links at high satisfaction levels, as well as building trustworthy compromises, based on relational dynamics and set on loyalty to the brand. This way, recommendations assume greater relevance, the issue being about who exerts strong influence when it comes down to choosing this type of service. Also highly relevant is the matter of distinguishing what the emotional status of the client is, and how it may affect his interchange with the laboratory, because it handles basic needs of the human being: his health! For this matter, it is relevant to find out how satisfaction and trust influence the compromise and how compromise influences client loyalty. Furthermore, it is important to know how big the influence of recommendation and emotions is on compromise and loyalty. Also relevant is the evaluation of trust on satisfaction. Therefore, based on the pieces of info collected in the queries sampled from 233 clients in the Laboratório de Análises Clínicas Elisabete Cavadas (LACEC), a structural equation model was calculated, according software Partial Least Squares (PLS) by Smart PLS 2. The results thereof have evinced that trust explains satisfaction; that satisfaction explains compromise and loyalty; and that, overall, compromise explains loyalty. Recommendations by themselves do not explain neither compromise nor loyalty, whereas positive emotions explain compromise and client loyalty to the laboratory. The results obtained contribute to a better knowledge of relational marketing and to the optimization of its implementation in the health sector activities, this also being specifically true for the LACEC.Marques, Alzira Maria AscensãoIC-OnlineCavadas, Ricardo2015-08-31T08:54:56Z2015-03-272015-08-202015-03-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1407TID:201878631porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:00Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:03.126259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da qualidade da relação, das emoções e da recomendação na lealdade : o caso do Laboratório de Análises Clínicas Elisabete Cavadas
title O impacto da qualidade da relação, das emoções e da recomendação na lealdade : o caso do Laboratório de Análises Clínicas Elisabete Cavadas
spellingShingle O impacto da qualidade da relação, das emoções e da recomendação na lealdade : o caso do Laboratório de Análises Clínicas Elisabete Cavadas
Cavadas, Ricardo
Marketing relacional
Qualidade da relação
Emoção
Recomendação
Lealdade
PLS
title_short O impacto da qualidade da relação, das emoções e da recomendação na lealdade : o caso do Laboratório de Análises Clínicas Elisabete Cavadas
title_full O impacto da qualidade da relação, das emoções e da recomendação na lealdade : o caso do Laboratório de Análises Clínicas Elisabete Cavadas
title_fullStr O impacto da qualidade da relação, das emoções e da recomendação na lealdade : o caso do Laboratório de Análises Clínicas Elisabete Cavadas
title_full_unstemmed O impacto da qualidade da relação, das emoções e da recomendação na lealdade : o caso do Laboratório de Análises Clínicas Elisabete Cavadas
title_sort O impacto da qualidade da relação, das emoções e da recomendação na lealdade : o caso do Laboratório de Análises Clínicas Elisabete Cavadas
author Cavadas, Ricardo
author_facet Cavadas, Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Alzira Maria Ascensão
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavadas, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing relacional
Qualidade da relação
Emoção
Recomendação
Lealdade
PLS
topic Marketing relacional
Qualidade da relação
Emoção
Recomendação
Lealdade
PLS
description Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-31T08:54:56Z
2015-03-27
2015-08-20
2015-03-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1407
TID:201878631
url http://hdl.handle.net/10400.8/1407
identifier_str_mv TID:201878631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136956717727744