A utilização de OKRs por empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Patrícia Alexandra Damião
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/42689
Resumo: As organizações deparam-se constantemente com as suas mais diversas complexidades, num contexto cada vez mais globalizado e com uma concorrência acentuada. É fundamental para as empresas, definirem a sua estratégia, para aumentar a sua capacidade competitiva, através do apoio de metodologias de gestão. Tem havido uma crescente procura e aplicação dos OKRs (Objectives and Key Results), por empresas. Com este Estudo de Caso, pretende-se analisar o uso da metodologia OKRs, inserido no seu plano estratégico, alcançando alinhamento e solidez diária. O método utilizado neste trabalho é exclusivamente qualitativo. Foram realizadas duas entrevistas a colaboradores com responsabilidades de gestão na Retail Mind e na Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Beira Centro. De forma a testar a aplicabilidade dos OKRs, em ambas as empresas. Também foi realizado um Workshop na Retail Mind, onde foram apresentadas as vantagens dos OKRs. E onde tive a oportunidade de apresentar a minha Proposta de OKRs para a organização. As conclusões obtidas neste estudo, indicam-nos que as organizações irão adotar cada vez mais esta nova metodologia. É um aliado positivo para alcançar os objetivos desejados, através da sua simplicidade e pelo seu lado motivador.
id RCAP_bec373e7aec41efbbc5dd34645359054
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42689
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de OKRs por empresasGestãoEstratégiaObjetivos e resultados chaveMercadoManagement strategyObjectives and key resultsMarketDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAs organizações deparam-se constantemente com as suas mais diversas complexidades, num contexto cada vez mais globalizado e com uma concorrência acentuada. É fundamental para as empresas, definirem a sua estratégia, para aumentar a sua capacidade competitiva, através do apoio de metodologias de gestão. Tem havido uma crescente procura e aplicação dos OKRs (Objectives and Key Results), por empresas. Com este Estudo de Caso, pretende-se analisar o uso da metodologia OKRs, inserido no seu plano estratégico, alcançando alinhamento e solidez diária. O método utilizado neste trabalho é exclusivamente qualitativo. Foram realizadas duas entrevistas a colaboradores com responsabilidades de gestão na Retail Mind e na Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Beira Centro. De forma a testar a aplicabilidade dos OKRs, em ambas as empresas. Também foi realizado um Workshop na Retail Mind, onde foram apresentadas as vantagens dos OKRs. E onde tive a oportunidade de apresentar a minha Proposta de OKRs para a organização. As conclusões obtidas neste estudo, indicam-nos que as organizações irão adotar cada vez mais esta nova metodologia. É um aliado positivo para alcançar os objetivos desejados, através da sua simplicidade e pelo seu lado motivador.Organizations are constantly faced with their most diverse complexities, in an increasingly globalized context and with heightened competition. It is essential for companies to define their strategy to increase their competitive capacity through the support of management methodologies. There has been a growing demand and application of OKRs (Objectives and Key Results) by companies. Thus, achieving excellent results, alignment and daily solidity. The method used in this work is exclusively qualitative. Two interviews were conducted with individuals with management responsibilities at Retail Mind and at Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Beira Centro. In order to test the applicability of OKRs, in both companies. A Workshop was also held at Retail Mind, where the advantages of OKRs were presented. And where I had the opportunity to present my OKR Proposal to the organization. The conclusions obtained in this study indicate that organizations will increasingly adopt this new methodology. It is a positive ally to achieve the desired goals, through its simplicity and its motivating side.Marques, Luís Manuel DionísioVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSoares, Patrícia Alexandra Damião2023-03-242023-012024-09-01T00:00:00Z2023-03-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42689TID:203350847porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-03T01:43:49Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42689Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:58.714150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de OKRs por empresas
title A utilização de OKRs por empresas
spellingShingle A utilização de OKRs por empresas
Soares, Patrícia Alexandra Damião
Gestão
Estratégia
Objetivos e resultados chave
Mercado
Management strategy
Objectives and key results
Market
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A utilização de OKRs por empresas
title_full A utilização de OKRs por empresas
title_fullStr A utilização de OKRs por empresas
title_full_unstemmed A utilização de OKRs por empresas
title_sort A utilização de OKRs por empresas
author Soares, Patrícia Alexandra Damião
author_facet Soares, Patrícia Alexandra Damião
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Luís Manuel Dionísio
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Patrícia Alexandra Damião
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Estratégia
Objetivos e resultados chave
Mercado
Management strategy
Objectives and key results
Market
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Gestão
Estratégia
Objetivos e resultados chave
Mercado
Management strategy
Objectives and key results
Market
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description As organizações deparam-se constantemente com as suas mais diversas complexidades, num contexto cada vez mais globalizado e com uma concorrência acentuada. É fundamental para as empresas, definirem a sua estratégia, para aumentar a sua capacidade competitiva, através do apoio de metodologias de gestão. Tem havido uma crescente procura e aplicação dos OKRs (Objectives and Key Results), por empresas. Com este Estudo de Caso, pretende-se analisar o uso da metodologia OKRs, inserido no seu plano estratégico, alcançando alinhamento e solidez diária. O método utilizado neste trabalho é exclusivamente qualitativo. Foram realizadas duas entrevistas a colaboradores com responsabilidades de gestão na Retail Mind e na Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Beira Centro. De forma a testar a aplicabilidade dos OKRs, em ambas as empresas. Também foi realizado um Workshop na Retail Mind, onde foram apresentadas as vantagens dos OKRs. E onde tive a oportunidade de apresentar a minha Proposta de OKRs para a organização. As conclusões obtidas neste estudo, indicam-nos que as organizações irão adotar cada vez mais esta nova metodologia. É um aliado positivo para alcançar os objetivos desejados, através da sua simplicidade e pelo seu lado motivador.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-24
2023-01
2023-03-24T00:00:00Z
2024-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/42689
TID:203350847
url http://hdl.handle.net/10400.14/42689
identifier_str_mv TID:203350847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133588285816832