Redução das emissões de CO2 em redes ópticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Eduardo da Costa António
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/1197
Resumo: Num mundo em que as redes de telecomunicações estão em constante evolução e crescimento, o consumo energético destas também aumenta. Com a evolução tanto por parte das redes como dos seus equipamentos, o custo de implementação de uma rede tem-se reduzido até ao ponto em que o maior obstáculo para o crescimento das redes é já o seu custo de manutenção e funcionamento. Nas últimas décadas têm sido criados esforços para tornar as redes cada fez mais eficientes ao nível energético, reduzindo-se assim os seus custos operacionais, como também a redução dos problemas relacionados com as fontes de energia que alimentam estas redes. Neste sentido, este trabalho tem como objectivo principal o estudo do consumo energético de redes IP sobre WDM, designadamente o estudo de métodos de encaminhamento que sejam eficientes do ponto de vista energético. Neste trabalho formalizámos um modelo de optimização que foi avaliado usando diferentes topologias de rede. O resultado da análise mostrou que na maioria dos casos é possível obter uma redução do consumo na ordem dos 25%.
id RCAP_bec4ae99412f56fe295da1d438e5ca0a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1197
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Redução das emissões de CO2 em redes ópticasRedes ópticasRedes IPNum mundo em que as redes de telecomunicações estão em constante evolução e crescimento, o consumo energético destas também aumenta. Com a evolução tanto por parte das redes como dos seus equipamentos, o custo de implementação de uma rede tem-se reduzido até ao ponto em que o maior obstáculo para o crescimento das redes é já o seu custo de manutenção e funcionamento. Nas últimas décadas têm sido criados esforços para tornar as redes cada fez mais eficientes ao nível energético, reduzindo-se assim os seus custos operacionais, como também a redução dos problemas relacionados com as fontes de energia que alimentam estas redes. Neste sentido, este trabalho tem como objectivo principal o estudo do consumo energético de redes IP sobre WDM, designadamente o estudo de métodos de encaminhamento que sejam eficientes do ponto de vista energético. Neste trabalho formalizámos um modelo de optimização que foi avaliado usando diferentes topologias de rede. O resultado da análise mostrou que na maioria dos casos é possível obter uma redução do consumo na ordem dos 25%.In a world where telecommunication networks are in constant growth and evolution, the energy consumption of these networks also increases. With its development, the cost of implementing a telecommunication network is reduced to a point where the major setback to its growth is the cost of maintenance and operation. In the last decades efforts have been made in order to make networks more energy-efficient, thus reducing its operating costs, but also reducing the problems related to the sources of energy that supply these networks. The main objective of this work is the study of energy-efficient IP over WDM networks, we formulate an optimization model and evaluate it, using different network topologies. The energyconsumption analysis of the different topologies shows that in most cases it is possible to obtain a reduction of energy consumption of around 25%, in average.Pinho, Pedro Renato TavaresRamos, Fernando M. V.RCIPLSilva, Carlos Eduardo da Costa António2012-02-29T19:22:05Z2011-122011-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/1197porSilva, Carlos Eduardo da Costa António - Redução das emissões de CO2 em redes ópticas. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2011. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:39:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:11:18.228847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Redução das emissões de CO2 em redes ópticas
title Redução das emissões de CO2 em redes ópticas
spellingShingle Redução das emissões de CO2 em redes ópticas
Silva, Carlos Eduardo da Costa António
Redes ópticas
Redes IP
title_short Redução das emissões de CO2 em redes ópticas
title_full Redução das emissões de CO2 em redes ópticas
title_fullStr Redução das emissões de CO2 em redes ópticas
title_full_unstemmed Redução das emissões de CO2 em redes ópticas
title_sort Redução das emissões de CO2 em redes ópticas
author Silva, Carlos Eduardo da Costa António
author_facet Silva, Carlos Eduardo da Costa António
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinho, Pedro Renato Tavares
Ramos, Fernando M. V.
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Eduardo da Costa António
dc.subject.por.fl_str_mv Redes ópticas
Redes IP
topic Redes ópticas
Redes IP
description Num mundo em que as redes de telecomunicações estão em constante evolução e crescimento, o consumo energético destas também aumenta. Com a evolução tanto por parte das redes como dos seus equipamentos, o custo de implementação de uma rede tem-se reduzido até ao ponto em que o maior obstáculo para o crescimento das redes é já o seu custo de manutenção e funcionamento. Nas últimas décadas têm sido criados esforços para tornar as redes cada fez mais eficientes ao nível energético, reduzindo-se assim os seus custos operacionais, como também a redução dos problemas relacionados com as fontes de energia que alimentam estas redes. Neste sentido, este trabalho tem como objectivo principal o estudo do consumo energético de redes IP sobre WDM, designadamente o estudo de métodos de encaminhamento que sejam eficientes do ponto de vista energético. Neste trabalho formalizámos um modelo de optimização que foi avaliado usando diferentes topologias de rede. O resultado da análise mostrou que na maioria dos casos é possível obter uma redução do consumo na ordem dos 25%.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12
2011-12-01T00:00:00Z
2012-02-29T19:22:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/1197
url http://hdl.handle.net/10400.21/1197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Carlos Eduardo da Costa António - Redução das emissões de CO2 em redes ópticas. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2011. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133365483339776