Funcionamento cognitivo e motivação para a mudança em doentes com síndrome de dependência alcoólica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5713 |
Resumo: | A presente investigação pretende verificar se um consumo de álcool de forma abusiva influencia a performance cognitiva e a motivação ao longo do tratamento. A amostra foi constituída por 60 participantes, sendo 41 do sexo masculino (68%) e 19 do sexo feminino (32%) com idades compreendidas entre 27 e 64 anos, todos em regime de ambulatório. As variáveis em estudo foram avaliadas pela administração da escala de avaliação dos estágios motivacionais Readiness to Change Questionnaire- (RCQ), Heather e Rollnick (1992,1993) e pela prova de avaliação intelectual Montreal Cognitive Assessment – (MoCA), Simões et al. (2008).Os resultados apontam para uma amostra constituída, na sua maioria, por elementos com défice cognitivo, porém o baixo desempenho ao nível cognitivo parece não influenciar os pacientes no reconhecimento do seu problema em relação ao álcool e numa subsequente identificação do estágio motivacional em que cada um se encontra. No entanto, observou-se uma correlação positiva com o desempenho ao nível da linguagem e o estágio da ação, neste sentido parece haver uma associação entre uma maior performance na linguagem e uma maior motivação para a mudança. Percebeu-se ainda uma associação da situação conjugal e de problemas ligados ao álcool na família com o estágio motivacional da ação. Em conclusão, o consumo de álcool está relacionado a um detrimento das competências cognitivas e, em consequência, a uma dificuldade do indivíduo em reconhecer o estágio motivacional em que se encontra. |
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Funcionamento cognitivo e motivação para a mudança em doentes com síndrome de dependência alcoólicaDéfice cognitivoMotivaçãoSíndrome de dependência alcoólicaA presente investigação pretende verificar se um consumo de álcool de forma abusiva influencia a performance cognitiva e a motivação ao longo do tratamento. A amostra foi constituída por 60 participantes, sendo 41 do sexo masculino (68%) e 19 do sexo feminino (32%) com idades compreendidas entre 27 e 64 anos, todos em regime de ambulatório. As variáveis em estudo foram avaliadas pela administração da escala de avaliação dos estágios motivacionais Readiness to Change Questionnaire- (RCQ), Heather e Rollnick (1992,1993) e pela prova de avaliação intelectual Montreal Cognitive Assessment – (MoCA), Simões et al. (2008).Os resultados apontam para uma amostra constituída, na sua maioria, por elementos com défice cognitivo, porém o baixo desempenho ao nível cognitivo parece não influenciar os pacientes no reconhecimento do seu problema em relação ao álcool e numa subsequente identificação do estágio motivacional em que cada um se encontra. No entanto, observou-se uma correlação positiva com o desempenho ao nível da linguagem e o estágio da ação, neste sentido parece haver uma associação entre uma maior performance na linguagem e uma maior motivação para a mudança. Percebeu-se ainda uma associação da situação conjugal e de problemas ligados ao álcool na família com o estágio motivacional da ação. Em conclusão, o consumo de álcool está relacionado a um detrimento das competências cognitivas e, em consequência, a uma dificuldade do indivíduo em reconhecer o estágio motivacional em que se encontra.This research aims to verify whether abusive drinking influence cognitive performance and motivation for treatment. The sample consisted of 60 participants, 41 men (68%) and 19 female (32%) aged between 27 and 64 years, all in-patient treatment. The variables were evaluated by the evaluation range of motivational stages Readiness to Change Questionnaire- (RCQ), Heather and Rollnick (1992.1993) and proof of intellectual assessment Montreal Cognitive Assessment - (MoCA), Simões et al. (2008). The results point to a sample composed mostly of elements with cognitive deficit, but underperforming the cognitive level don’t seem to influence patients in recognition of their problem with alcohol and a subsequent identification of motivational stage where each is . However, there was a positive correlation with performance in terms of language and action of the stage, in this sense seems to be an association between increased performance in language and greater motivation for change. It was noticed even an association of marital status and alcohol-related problems in the family with the motivational stage of the action. In conclusion, the alcohol is a detriment associated with cognitive abilities, and consequently, a difficulty in the individual recognize the motivational stage in which it settled.2016-04-07T14:07:19Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5713porTeles, Tânia Manuela Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:39:57Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:28.728529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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