Ser Camaleão e o desenvolvimento profissional docente na era digital: uma história de vida e suas percepções singulares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sara Carolina Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/73782
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)
id RCAP_becc8b1d7f3eeb11d31b8827b2621acc
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73782
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ser Camaleão e o desenvolvimento profissional docente na era digital: uma história de vida e suas percepções singularesBeing a chameleon and professional teacher development in the digital age: a life story and its unique perceptionsDesenvolvimento profissional docenteEra digitalHistória de vidaIdentidade profissional docenteDigital ageLife historyTeacher professional developmentTeacher professional identityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)O presente estudo enquadra-se no processo de dissertação desenvolvido no âmbito do Mestrado de Ciências da Educação, especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A dissertação procura percorrer a experiência de um professor, através da sua história de vida, tentando compreender os seus referenciais de sentido e de desenvolvimento profissional docente, inseridos em diferentes contextos marcados pela era digital. Acreditando que o desenvolvimento profissional docente é fortemente influenciado pelas especificidades dos contextos em que atuamos, o direcionamento desta dissertação relaciona-se com a visão do professor sobre o seu processo de adaptação ao contexto globalizado, ou seja, como o professor percebe que seu desenvolvimento profissional docente é impactado pelos desafios lançados pela era digital. No que concerne à metodologia utilizada, opta-se por uma abordagem que se enquadra no paradigma qualitativo de investigação, utilizando a modalidade de história de vida com entrevistas abertas com um professor que frequentou as aulas da Unidade Curricular de “Formação e Desenvolvimento Profissional”, ofertada pela Universidade do Minho, no âmbito da frequência do um Mestrado Académico, mediante um registro exploratório de índole descritivo. A análise das entrevistas foi sujeita a um processo de categorização emergente, tendo como base um conjunto de dimensões definidas à priori. Nesta pesquisa intencionou-se investigar e compreender, através da história de vida, como o desenvolvimento profissional docente é influenciado pelos tempos da globalização e, em particular, na Era Digital. Com esse método foi possível: refletir sobre o papel do docente no seu desenvolvimento profissional ao longo da carreira; do seu percursos profissional e pessoal, identificar e observar práticas promotoras do desenvolvimento profissional docente de um “imigrante digital”; analisar os possíveis efeitos do contexto de diversidade deste processo idiossincrático do tornar-se, e ser-se e sentir-se profissional na educação; e compreender, a partir da Era Digital, a complexidade educacional.This study is part of the dissertation process developed within the scope of the Master of Science in Education, specialization in Curriculum Development and Evaluation, from the Institute of Education of the University of Minho. The dissertation seeks to go through the experience of a teacher, through his life history, trying to understand his referentials of teaching and professional development, inserted in different contexts marked by the digital age. Believing that the professional development of teachers is strongly influenced by the specificities of the contexts in which we operate, the direction of this dissertation is related to the teacher's view of his process of adaptation to the global context, that is, how the teacher perceives his professional development teacher is impacted by the challenges posed by the digital age. With regard to the methodology used, we opted for an approach that fits the qualitative research paradigm, using the life history modality with open interviews with a teacher who attended the classes of the “Professional Training and Development” course, offered by the University of Minho, within the scope of the attendance of an Academic Master's Degree, through an exploratory record of a descriptive nature. The analysis of the interviews was subjected to an emergent categorization process, based on a set of dimensions defined a priori. This research aimed to investigate and understand, through life history, how the professional development of teachers is influenced by the times of globalization and, in particular, in the Digital Age. With this method it was possible to: reflect on the role of the teacher in his professional development throughout his career; from their professional and personal paths, identify and observe practices that promote the professional development of teachers of a “digital immigrant”; analyze the possible effects of the diversity context of this idiosyncratic process of becoming, being and feeling professional in education; and understand from the Digital Age the educational complexity.Silva, Carlos Manuel Ribeiro daUniversidade do MinhoCosta, Sara Carolina Marques20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/73782por202748111info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:57.212403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ser Camaleão e o desenvolvimento profissional docente na era digital: uma história de vida e suas percepções singulares
Being a chameleon and professional teacher development in the digital age: a life story and its unique perceptions
title Ser Camaleão e o desenvolvimento profissional docente na era digital: uma história de vida e suas percepções singulares
spellingShingle Ser Camaleão e o desenvolvimento profissional docente na era digital: uma história de vida e suas percepções singulares
Costa, Sara Carolina Marques
Desenvolvimento profissional docente
Era digital
História de vida
Identidade profissional docente
Digital age
Life history
Teacher professional development
Teacher professional identity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ser Camaleão e o desenvolvimento profissional docente na era digital: uma história de vida e suas percepções singulares
title_full Ser Camaleão e o desenvolvimento profissional docente na era digital: uma história de vida e suas percepções singulares
title_fullStr Ser Camaleão e o desenvolvimento profissional docente na era digital: uma história de vida e suas percepções singulares
title_full_unstemmed Ser Camaleão e o desenvolvimento profissional docente na era digital: uma história de vida e suas percepções singulares
title_sort Ser Camaleão e o desenvolvimento profissional docente na era digital: uma história de vida e suas percepções singulares
author Costa, Sara Carolina Marques
author_facet Costa, Sara Carolina Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sara Carolina Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional docente
Era digital
História de vida
Identidade profissional docente
Digital age
Life history
Teacher professional development
Teacher professional identity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenvolvimento profissional docente
Era digital
História de vida
Identidade profissional docente
Digital age
Life history
Teacher professional development
Teacher professional identity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/73782
url http://hdl.handle.net/1822/73782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202748111
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132280162091008