Análise da Qualidade da Ventilação em Salas de Aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/30803 |
Resumo: | Numa sociedade em que a generalidade da população desempenha, durante longos períodos de tempo, atividades confinadas a espaços fechados, a qualidade do ar interior assume-se como uma preocupação crescente no conforto e qualidade de vida da mesma. Uma das abordagens a esta temática passa pelo estudo da ventilação que, apesar de se definir como um dos fatores principais na influência da qualidade do ar interior, desempenha também um papel importante no conforto térmico e no desempenho energético dos edifícios. Face a esta preocupação e, simultaneamente, à escassez de estudos sobre ventilação em salas de aula, esta dissertação pretende analisar a qualidade da ventilação em salas de aula da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. Para a elaboração deste estudo, procedeu-se à seleção e análise de dois edifícios e de oito salas desta universidade, tendo como objetivo estimar as suas taxas de ventilação natural e avaliar os resultados, comparando-os com a legislação atualmente em vigor. Esta análise teve por base uma campanha experimental onde foi utilizado o Método do Gás Traçador e a Técnica do Decaimento, com recurso ao dióxido de carbono produzido pelo metabolismo dos ocupantes, durante o período de aulas. A campanha experimental decorreu no período de 7 de novembro a 16 de dezembro de 2016, sendo que cada ensaio se realizou com uma monitorização contínua da concentração de dióxido de carbono e com as portas e janelas fechadas. Com base nos resultados obtidos das taxas de renovação horária e da concentração de dióxido de carbono, realizou-se uma análise crítica da qualidade do ar dentro dos compartimentos estudados. |
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